Buscar

1° Trabalho P1 Direito Administrativo II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1° Trabalho P1 – Direito Administrativo II
Nome: Gabryella Soares Campos França 
Matrícula: 201851444041
Após ciência de possível falta disciplinar praticada por JOÃO DAS DORES, a chefia imediata determina a instauração, de ofício, do processo administrativo disciplinar. Após ser intimado para ciência da acusação, constituição de advogado e apresentação de defesa, o servidor prefere não constituir advogado e apresenta as suas razões de defesa. Ao final do processo, a autoridade competente, com fundamento nas provas produzidas, que apontavam a gravidade do ilícito, decide pela aplicação da demissão. Inconformado, JOÃO DAS DORES propõe ação judicial para anular a demissão, tendo em vista que a ausência de advogado ao longo do processo administrativo supostamente violou o princípio da ampla defesa. A partir dos fatos narrados no enunciado da questão, responda de forma fundamentada se a ação judicial deve ser julgada improcedente ou procedente a partir do entendimento dos tribunais superiores sobre o tema.
R: A ação judicial proposta por Joao Das Dores deve ser julgada improcedente. A questão da defesa técnica em processo administrativo disciplinar já gerou muitas controversas nas tribunas, porem o STF firmou o entendimento na Sumula Vinculante 5 no que diz “A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.” 
Não havendo a necessidade ou exigência de impor a presença de um advogado formalmente constituído no processo administrativo para garantir a ampla defesa, Pode Publico deve oportunizar a constituição de advogado, ficando a critério do acusado se quer ou não.
Obs: diferente do processo judicial que exige a consituicao de advogado.

Outros materiais