Buscar

1° Trabalho P1 - Direito do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito das Relações do Trabalho
1° Trabalho de P1
Aluna: Gabryella Soares Campos França 
Matrícula: 201851444041
Professora: Patrícia Garcia dos Santos 
Fulano foi contratado pela empresa Mundo dos Brinquedos S.A. na qualidade de prestador de serviço autônomo. A empresa exigiu que ele se regularizasse como empresário, inclusive com CNPJ próprio, para a contratação. Seu trabalho consistia em vender as mercadorias da empresa no estabelecimento dela, três dias por semana, em horário comercial. Pelo serviço recebia um percentual pelos produtos vendidos, sendo obrigado a participar de treinamento interno mensal em que precisava conhecer e aprender informações sobre todos os produtos do catálogo. A relação de Fulano com a empresa configura vínculo empregatício? (Fundamente e Aponte o Dispositivo Legal Pertinente)
	Essa relação de Fulano com a empresa Mundo dos Brinquedos S.A está sendo pautada por uma fraude, onde o empregador em questão, para mascarar a relação de trabalho e seu vínculo empregatício com o Fulano usou como esteia a pejorização, que consiste no ato de manter empregados através da criação de empresas, para esconder a real condição de empregado, não tendo que arcar com os encargos ou assinar carteira, sendo uma relação entre duais empresas diferente do que uma entre empregado e empregador. 
Como visto no conceito de empregado estabelecido no art. 3° da CLT, tendo como elementos: ser pessoa física, prestar serviço com habitualidade, estar sob dependência do empregador, receber salário e prestar serviço pessoas (esse está estabelecido no art. 2°).
Se entende como pessoa física, aquela que tem capacidades e vulnerabilidades de pessoa física, junto a esse entendimento, vale ressaltar o princípio da primazia da realidade, onde mesmo que esse sujeito tenha um CNPJ, se transformando em pessoa jurídica e em um primeiro olhar pareça não ser um empregado, deve ser observado a realidade dos fatos, se confirma também a habitualidade e a remuneração pelo seu serviço, onde foi estabelecido horários e dias de trabalho, percentual nas vendas, além de obriga-lo a participar de treinamentos, isso já configura o vínculo empregatício.
“Art. 2º - Considera-se empregador a empresa PESSOA, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.”
“Art. 3º - Considera-se empregada toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.”
	Após essa análise com base nos dispositivos legais e princípios basilares da relação de tr
balho, não há dúvidas de que entre Fulano e a empresa Mundo dos Brinquedos S.A. existe um vínculo empregatício, sendo mascarado por uma fraude.

Outros materiais