Buscar

PREMISSAS BÁSICAS NA APLICAÇÃO DA LEI

Prévia do material em texto

Curso 2 – Modulo 2, para que o código de conduta tenha eficácia é necessário que o responsável pela aplicação da lei vivencie em seu cotidiano o respeito a dignidade humana.
1- Dentro deste contexto, o que o código de conduta nos diz a respeito do uso da força na aplicação da lei?
No cumprimento do dever de prevenir e proteger as pessoas o agente de segurança pública identificando necessário pode fazer uso de meios como o da força, quando a situação exigir, constatando sempre como último recurso na escala de força, prezando pela prudência e idoneidade perante a atuação. Dessa forma, o uso da força constitui exceção e deve ser empregado nos limites que respeitem os princípios da proporcionalidade e da necessidade.
2- No conteúdo do modulo 2 foi muito enfatizado o uso da força pelos responsáveis pela aplicação da lei, transcorra sobre os princípios da proporcionalidade e necessidade.
-Princípio da proporcionalidade: deve ser usada a força adequada ao agressor buscando cessar a agressão. Devendo evitar condutas que ultrapassem o necessário perante o caso concreto.
-Princípio da necessidade: é formado por uma avaliação sobre se é realmente necessário utilizar determinada força para neutralizar a ação do agressor.

Mais conteúdos dessa disciplina