Buscar

Questionário - Órgãos de Registro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício: 
1) Conforme Art. 45 do Código Civil, A pessoa jurídica passa a ter existência legal a partir do registro dos seus atos constitutivos, que podem ser o Estatuto ou Contrato Social. Qual o órgão destinado ao registro do Contrato Social de uma Sociedade Simples Ltda? 
Secretaria da Receita Federal e Junta Comercial do Estado.
 
2) No processo de legalização de uma empresa temos a etapa de obtenção do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Assim, qual o órgão deve ser registrado o ato constitutivo para sua devida obtenção? 
A obtenção do NIRE, registro de legalidade da empresa na Junta Comercial do Estado. É um número único que comprova que a empresa existe oficialmente, considerando a emissão do CNPJ, inclusive. 
3) O processo de Inscrição Estadual tem início após a empresa ter se constituído juridicamente, nos órgãos competentes: Junta Comercial (NIRE) ou Cartório-RCPJ e Delegacia da Receita Federal (CNPJ). Quais empresas estão obrigadas a Inscrição Estadual antes do início de suas atividades? 
Estão obrigadas à Inscrição Estadual, antes do início de suas atividades, todas as empresas com atividades de comércio, indústria e transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais. Também estão incluídos os serviços de comunicação e energia.
4) Toda empresa antes de iniciar suas atividades deve providenciar junto a secretaria de fazenda do município onde irá funcionar, o Alvará de Funcionamento, com a liberação do alvará será gerado um número de identificação denominado Inscrição Municipal. As pessoas jurídicas, autônomos e profissionais liberais, que tenham atividades que incidam tributação municipal, também irão utilizar a Inscrição Municipal para: 
 
a) Emissão da nota fiscal de serviços e tributação de ISSQN.

Continue navegando