Buscar

AD2 2021.2 (1) SEGUNDO SEMESTRE 2021 FERNANDA POSTAR

Prévia do material em texto

SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 02 (AD 02) – 2021.2
Disciplina: Filosofia e educação
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea
Mediadoras Pedagógicas à Distância: Profas. Fátima Moura 
e Fernanda Cupertino
Caro (a) aluno (a):
Essa é a sua segunda avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. O objetivo das AD’s de Filosofia e Educação é que você possa aprofundar aspectos essenciais dos conteúdos apresentados nos materiais, fazendo com que este seja um momento de reflexão e pesquisa. 
Com base nos fóruns que você participou e as aulas estudadas apresentamos CINCO questões para serem respondidas individualmente.
	
Critério de Avaliação das AD’s:
Você será avaliado:
· Pela coerência textual (começo, meio e fim) - (30%)
· Pela capacidade individual de produção de síntese e apreensão da leitura feita. (40%)
· Pela correta interpretação da questão. (20%)
· Pelo uso correto da norma culta da língua. (10%)
Questão 01 – De acordo com o que foi estudado na Aula 09 – O que é Ética conceitue o que é Ética na Filosofia indicando seu objeto, seus principais problemas. Após isso, escolha uma das concepções filosóficas sobre Ética trabalhadas no texto e faça um breve resumo passando pelos seus pontos principais. Adicionalmente responda se essa concepção Ética escolhida ainda tem validade e aplicabilidade nos dias atuais. Justifique a resposta. (2 pontos)
Questão 02 – Partindo do material da Aula 10 - Ação moral e prática educativa explique a diferença entre Ética e Moral no campo da Filosofia. Adicionalmente reflita: você acredita que aquilo entendido como bom e mau em uma sociedade são valores eternos e imutáveis ou se relacionam com um determinado momento histórico? Desenvolva com suas próprias palavras as razões de seu posicionamento nos apresentando também um exemplo. (2 pontos)
Questão 03 – De acordo com a Aula 11 – A ética na escola, uma das funções da escola é ser o lugar que prepara os alunos para a vida em sociedade. Dessa forma, disserte de que forma o ambiente plural e democrático do ambiente escolar pode enriquecer a experiência dos alunos. Adicionalmente, nos apresente uma situação, real ou de sua imaginação, onde a diversidade do ambiente escolar traz benefícios para a formação de uma sociedade mais igualitária. (2 pontos)
Questão 04 – Na Aula 12 - A Ética no convívio social, estudamos que em uma sociedade democrática é inevitável nos depararmos com pontos de vista divergentes e conflitos de interesses. Explique como o filósofo Rousseau indica o caminho da liberdade para a harmonização entre interesses individuais e coletivos. Reflita se esse caminho ainda faz algum sentido nos dias atuais. Justifique sua resposta. (2 pontos)
Questão 05 – Continuando as reflexões suscitadas pelas Aula 11 e Aula 12, leia o seguinte caso: Em 2015, prefeitos de cidades francesas decidiram não mais oferecer proteínas alternativas às refeições com carne de porco na merenda escolar. A medida logo causou polêmica pois impediria que alunos judeus e muçulmanos tivessem acesso à refeição. Aqueles que defendiam a supressão do cardápio alternativo se justificaram no fato de que as escolas públicas não deveriam levar em conta as obrigações religiosas dos seus alunos. Os que se indignaram com a medida das prefeituras alegam desrespeito à liberdade religiosa das crianças. Apresente uma breve reflexão a respeito do caso tendo em vista a importância da Ética relacionada com as ideias de liberdade e responsabilidade e com o desenvolvimento da cidadania e solidariedade. 
(2 pontos)

Continue navegando