Buscar

APX2 2021.1 educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: Laís Gomes de Carvalho Lessa
	Matrícula: 20116080220
	Polo: Itaocara
APX2 DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO INFANTIL 2
Coordenação: Professor Leandro Henrique de Jesus Tavares
Professoras Tutoras a Distância: Flávia Friedl e Mariângela Almeida
Professoras Tutoras Presenciais: Alessandra Sátiro, Ana Paula Santos, Andréa Veloso, Bianca Oliveira, Eneida Casqueiro, Leomar Baptista, Liliane Alves, Luciana Felix, Mariane de Sena, Nícia Ferreira, Polyana Sidore e Priscilla Rocha.
Caro (a) estudante:
Esta é a segunda APX. Você vai encontrar 4 (quatro) questões. Leia todas com atenção, organize de maneira clara, objetiva e autoral as suas respostas e escreva de acordo com a norma culta da língua. Não deixe de revisar as respostas dadas. A avaliação é individual. Não se esqueça de assinar o termo de compromisso de confidencialidade na prova.
De preferência salve o arquivo em PDF.
 
 Boa prova!!!
Prezado estudante, ateste sua ciência na prova a ser entregue. 
Assumo o compromisso de confidencialidade e de  sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoais que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar  conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros.
Reitero minha ciência de que  não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética podendo acarretar punição nas esferas penal, civil e administrativa de acordo com a legislação vigente.
Nome completo: Laís Gomes De Carvalho Lessa
Questão 1 (2,5 pontos)
No texto 9, Território da iniciação: o brincar escapulindo das trancas e trincas, Marcos Ferreira Santos ao tratar da brincadeira fala que elas ainda resistem, porém, como uma subversão dessas trancas e trincar. A partir das leituras dos textos da disciplina e deste especificamente, indique de que maneiras podemos possibilitar, como docentes, momentos de experiências significativas para as crianças e como eles afetarão positivamente o trabalho pedagógico na educação infantil. 
Na educação infantil é importante trabalhar a autonomia e a criação da identidade da criança, onde ela é a autora de sua história. Como lido no texto da aula 9, um trecho menciona que quem ve a criança apenas como imitação da vida adulta associa a ela metodos de cópias e reprodução, e não leva em consideração sua capacidade de se reinventar. 
A criança é um ser criativo tem suas escolhas, tem imaginação e é bem capaz de desenvolver tarefas de forma independente, a escola e a docencia deve proporcionar atividades e momentos que fazem essa construção de autonomia , visto que algumas ações são inibidas por métodos e regras de ensinos que ficam centradas em quatro paredes, presas em técnicas de ensino pedagógico que são aplicadas dentro de uma sala de aula. 
Dedicar a educação infantil um ensino voltado a exploração, a experiência e as observações dessas particularidades dentro de um mesmo ambiente escolar ajudam a construir um conhecimento na criança que fará com que ela seja capaz de interpretar e solucionar problemas, como também tornará criativa para determinadas atividades, criando um aprendizado mais efetivo. 
Questão 2 (2,5 pontos)
Tavares (2015), no texto Educação Infantil e direito: o que dizem as crianças apresenta parte de uma investigação que abordou a temática do direito à Educação Infantil sob a ótica das crianças que teve como objetivo compreender e refletir a respeito da perspectiva delas sobre o que constitui esse direito e suas visões sobre a escola. A partir da leitura do texto, explique de que maneira a metodologia utilizada pelo pesquisador possibilitou a participação infantil e, inspirados/as nas ideias da Sociologia da Infância, que outras estratégias ele poderia ter usado para ampliar essa participação?
O pesquisador considera a importância da criança sentir-se a vontade para ser entrevistada, considerando sua autorização e consquistando nelas a confiança de ser entrevisrada por um adulto, porém o autor não direciona a entrevista com as crianças , como texto fala ‘’ não sendo um adulto típico’’. O autor teve o cuidado de tornar as crianças entrevistadas as participadoras de sua entrevista, possibilitando a elas segurança para expressar suas percepções dos direitos que tem e como se sentem no ambiente escolar.
Como sujeitos do tema da ação da entrevistas participavam de atividades onde eram entrevistadas e após eram possibilitadas de se assistirem.
As oficinas e os pequiniques foram as os projetos idealizados para as crianças interagir com a entrevista, sendo também que estratégias como hora da brincadeira, roda de música e peças teatrais em conjunto com outras crianças, seria também uma boa estratégia para desenvolver a entrevista com as crianças, fazendo com estivessem a vontade para expressar opiniões sobre suas consepções da vida na escola.
Questão 3 (2,5 pontos)
Isabel de Oliveira Silva, no texto Professoras da Educação Infantil, formação, identidade e profissionalização aborda a importância da formação dos/as professores/as para esta etapa da educação. Discorra brevemente sobre a discussão apresentada pela autora acerca do debate sobre a formação de docentes para a Educação Infantil.
A educação infantil nas instituições escolares deve contar com um trabalho docente voltado para assistencia a criança porém deve considerar que nas creches o trabalho docente não é somente associado ao tratamento assistencialista, ve se necessário na educação infantil preparar o professor para as práticas pedagógicas no ato de cuidar e também de proporcionar ensino para as crianças. As crianças nos períodos iniciais serão direcionadas a construir suas relações com o mundo, adquirindo conhecimentos e construindo saber para quando estiver que entrar em outros níveis de ensino estarão preparadas para novos conhecimentos que a educação vai propporcionar. Inicialmente na história da educação infantil o projeto para as crianças era somente assistencialista, nos dias atuais o docente e as instituições voltaram suas práticas para a importância de auxiliar a construção do conhecimento desde os anos iniciais.
Questão 4 (2,5 pontos)
Flávia Miller Naethe Motta (2011), no texto De crianças a alunos: transformações sociais na passagem da educação infantil para o ensino fundamental discute alguns achados de uma pesquisa de doutorado em Educação, cujo objeto foi a passagem das crianças da educação infantil para o ensino fundamental e a ação da cultura escolar sobre as culturas infantis transformando os agentes sociais de crianças em alunos. De acordo Motta (2011, p. 164), “um dispositivo da cultura escolar que merece uma análise específica, por suas consequências estruturais, é o currículo”. Qual discussão a autora apresenta sobre o currículo?
A autora apresenta que o curriculo segundo Sacristan, ele é a expressão de interesses educativos e realiza os fins da educação no ensino da escolarização.
O currículo é definido em ação das práticas e medidas tomadas para os alunos serem entendidos e formados como estudantes, e faz parte não somente das práticas pedagógicas, atende as necessidades educacionais e políticas da escola. 
O curriculo é uma forma de reger a escola em direção aos seus interesses.

Continue navegando