Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Serviço Social
Semestre: 5º 
Disciplina: Serviço Social e Família
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 3 e 4
Professor: MSc. Naara S. de Aragão
1 - A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS prevê a existência de uma Rede Socioassistencial para a prestação de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade. Essas ações socioassistenciais são explicitadas na NOB/SUAS, como; (1,0)
 
a) serviços, programas, projetos e benefícios.
b) serviços, programas, projetos e planos.
c) programas, projetos, benefícios e ações.
d) benefícios, ações, serviços e planos.
e) benefícios, serviços, ações.
2 - Um trabalho social com famílias deve também considerar que estas se encontram situadas em determinado tempo e espaço. Esse espaço é simultaneamente objetivo, base geográfica, e subjetivo, significado que lhe é atribuído. Nesse sentido são frequentes afirmações como as apresentadas a seguir. (1,0)
 
I. O território é o "chão da política pública", pois é onde se expressam as manifestações da questão social.
II. O território em si não é um conceito. Ele se torna um conceito utilizável para análise e intervenção social quando pensado juntamente com aqueles atores e sujeitos que dele se utilizam.
III. O território é um "espaço de vida" onde se desen volvem as práticas cotidianas dos sujeitos.
 
Está correto o que se afirma em:
 
a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) III, apenas
3 - Oferecer proteção integral às famílias e seus membros, prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações são alguns dos objetivos específicos (1,0):
 
a) da proteção social especial, realizada nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
b) do Programa Bolsa Família, acompanhado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social.
c) do Programa Atenção Integral à Família, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social.
d) da proteção social básica, realizada especialmente na rede socioassistencial.
e) do Programa ProJovem Urbano, integrado à proteção social especial.
4 - O Assistente Social ao atuar com enfoque que privilegie a matricialidade familiar deve adotar metodologias de intervenção que (1,5):
 
a) priorizem a manutenção do status quo da família patriarcal, pois seria uma forma de retirar da mulher as responsabilidades da dupla jornada de trabalho.
b) aglutinem preferencialmente mulheres, na medida em que elas acumulam mais informações sobre a dinâmica familiar e, portanto, tornam-se capazes de oferecer dados sobre a realidade social e cotidiana.
c) construam espaços garantidores do isolamento psicológico e social para não ferir a esfera privada e íntima própria da instituição familiar.
d) permitam que as famílias alcem espaços que gerem solidariedade, capazes de facilitar formas de enfrentamento das condições econômicas, sociais e políticas.
e) reforcem o protagonismo das famílias na obrigação da proteção social, pois o Estado não pode ser considerado um agente importante neste processo protetivo.
5 - O Assistente Social, ao desenvolver o trabalho com famílias numa perspectiva crítica, deve orientar sua atuação profissional a partir da análise de que (1,5):
a) Há um modelo de família cujo padrão desenha responsabilidades e papéis familiares quanto ao desempenho de um bom pai e de uma boa mãe, atribuindo-lhes um lugar bem definido.
b) A atuação deve ser indireta, acompanhando à distância as formas e meios disponíveis que a família utiliza para se desenvolver, objetivando não criar dependência.
c) As ações devem ser focalizadas nas situações-limite das famílias e não nas cotidianas, promovendo a assistência e respostas residuais.
d) Os serviços devem partir da conveniência das instituições, fixando critérios e formas de atendimento para que as famílias possam se reorganizar e se adaptar a essa sistemática.
e) O apoio e seu fortalecimento devem ocorrer dentro do contexto social inclusivo, adotando como categoria organizadora do trabalho as necessidades familiares e a estrutura de cuidados de que a família é dotada no momento.
6 - Assinale a alternativa Correta. Violência moral diz respeito (1,0):
a) caracterizada por difamação, calúnia ou injúria
b) refere-se a ações que levem a mulher a manter, participar ou ainda somente presenciar relação sexual não desejada
c) que abarca a subtração, retenção, destruição parcial ou total de instrumentos de trabalho, objetos, documentos pessoais, bens ou recursos econômicos
d) que trata de ações que atinjam a integridade ou a saúde corporal
7 - Existem vários tipos de violência contra a mulher, a violência_____________________, que diz respeito às ações que causem danos ou agravos para a saúde emocional, como redução da autoestima, dano emocional e prejuízo ao desenvolvimento. (1,0)
a) psicológica
b) física
c) moral
d) patrimonial
8 - Qual o conceito de Família para a Política da Assistência Social? (2,0)
Define-se como família um conjunto de pessoas que se relacionam entre si, podendo apresentar uma gama de modelos familiares, que, na maioria das vezes, residem em um mesmo lar, na qual todos tem o direito a pertencer a algum modelo familiar sem distinção. Ou seja, uma associação de pessoas que escolhem conviver por razões afetivas e assumem um compromisso de cuidado mutuo, ou um grupo de indivíduos unidos entre si por laços consanguíneos, consensuais, jurídicos ou afetivos, que se compõem de complexas redes de parentesco e de base por meio de interações, influenciados por aspectos biopsicossociais, históricos, culturais e econômicos.

Continue navegando