Buscar

N2 - PROVA PRATICAS EM SERVIÇO SOCIAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRÁTICAS EM SERVIÇO SOCIAL III - PROVA N2
1-Abreu (2009), afirma que “o fundamento básico dessa discussão sobre a função pedagógica desempenhada pelos assistentes sociais encontra-se na premissa gramsciana de que ´toda relação de hegemonia é eminentemente pedagógica´”.
ABREU, M. M.; CARDOSO, F. G. Mobilização Social e Práticas Educativas. In: CFESS E ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS, 2009. Cap. 57. p. 593-608. Disponível em: <http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/morena.marques/disciplina-servico-social-e-processos-de-trabalho/bibliografia/livro-completo-servico-social-direitos-sociais-e-competencias-profissionais-2009/view>. Acesso em: 05 fev. 2020.
As práticas educativas desempenhadas pelo assistente social historicamente, são compreendidas como a função pedagógica do assistente social.
Essas práticas inscrevem essa profissão, portanto, no campo das atividades educativas formadoras pertencentes:
2-Conforme podemos depreender do exposto pelo CFESS (2011, p. 25), as abordagens das profissões podem somar-se com o intuito de assegurar uma intervenção interdisciplinar capaz de responder às demandas individuais e coletivas, com vistas a defender a construção de uma sociedade livre de todas as formas de violência e de exploração de classe, gênero, etnia e orientação sexual.
CFESS - Conselho Federal de Serviço Social (Org.). Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Brasília, DF, 2011. 38 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais). Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf. Acesso em: 08 fev. 2020.
Diante do exposto, e tendo por destaque a política de assistência social, analise as afirmativas, marcando (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
(   ) O Serviço Social é a profissão representada em maior número entre os profissionais de nível superior do SUAS.
(   ) O trabalho no SUAS é fundamentalmente pautado na interdisciplinaridade visto que os problemas a serem enfrentados são complexos.
(  ) A interdisciplinaridade compreendida como a possibilidade contínua de construção de saberes que parte da justaposição das profissões.
(  ) Sendo a atuação no SUAS interdisciplinar, o código de ética que muitas profissões proferem para o exercício profissional irá pautar os princípios ético para os trabalhadores do SUAS, exclusivamente.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a ordem correta.
3-Ao reconhecer a necessidade da elaboração do estudo social, a partir das demandas apresentadas pelos usuários, em um determinado campo de atuação, a identificação da rede de relações primárias é o principal objeto para a realização desse processo. Nesse sentido, a definição de família é fundamental, uma vez que a família é o primeiro núcleo de referência dos indivíduos na vida em sociedade.
Considerando as diferentes definições para família, analise as afirmativas seguintes.
 
I. Considera-se por família o grupo de pessoas que habitam em uma mesma estrutura física de residência.
II. Considera-se por família o grupo que possui laços consanguíneos ou biológicos que não necessariamente coincidem com a relação afetiva ou de unidade de moradia.
III. Considera-se por família apenas as pessoas que possuem laços sanguíneos e residem na mesma casa.
IV. Considera-se por família o grupo de pessoas que possuem laços, sanguíneos ou não, mas que residem em uma moradia.
V. Considera-se por família o grupo de pessoas que apresente aspectos e vivências subjetivas, podendo ser considerado membro desse grupo pessoas que não têm laços nem de parentesco e nem compartilham da mesma moradia, como, amigos e vizinhos.
É correto o que se afirma em:
4-“A intervenção profissional na política de Assistência Social não pode ter como horizonte somente a execução das atividades arroladas nos documentos institucionais, sob o risco de limitar suas atividades à ´gestão da pobreza´ sob a ótica da individualização das situações sociais e de abordar a questão social a partir de um viés moralizante”. (CFESS, 2011, pg. 18).
CFESS - Conselho Federal de Serviço Social (Org.). Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Brasília, DF, 2011. 38 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais). Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf. Acesso em: 08 fev. 2020.
Diante do exposto, analise as afirmativas descritas a seguir e utilize (V) para as afirmações Verdadeiras e (F) para as Falsas.
(  ) As situações expostas pelos usuários nos atendimentos podem ser compartilhadas indiscriminadamente com a equipe de trabalho.
(   ) Referente à condição para o atendimento dos usuários, deve-se observar um local que preserve a privacidade e que o usuário não fique exposto.
(  ) Nos anos em que ocorrem as conferências, é fundamental que a participação dos usuários seja estimulada.
(  ) Resguardando a defesa dos direitos humanos e socioassistenciais, sendo incompatível qualquer forma de discriminação ou preconceito no âmbito do SUAS.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a ordem correta.
5-O ECA define os conceitos de família natural e família extensiva, mas, não apenas. Dada a importância dessa instituição social, que vem sofrendo profundas mutações em seus valores e forma de se organizar, principalmente nas últimas décadas, tornou-se importante medidas e legislação que orientasse e ajudasse as famílias a enfrentar as transformações sociais.
Nesse sentido, do ponto de vista do aspecto jurídico-conceitual, o Estatuto da Criança e do Adolescente foi importante instrumento que:
6-Segundo a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com os seguintes objetivos:
I. Consolidar a gestão compartilhada, o co-financiamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva.
II. Integrar a rede privada de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, estabelecendo padrões de filantropia.
III. Estabelecer as responsabilidades da participação religiosa na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social.
IV. Definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais.
V. Implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social.
É correto o que se afirma em:
7-De acordo com o Parâmetros para atuação do Assistente Social na Política de Assistência Social (CFESS 2011), se a articulação entre a Assistência Social e o Serviço Social não for estabelecida, corre-se dois riscos: o primeiro, de superdimensionar a Assistência Social e atribuir a ela funções e tarefas que competem ao conjunto das políticas públicas; e o segundo, de restringir o conceito de proteção social aos serviços sócioassistenciais. Nesse caso, o conceito de proteção social passa a ser confundido com a Assistência Social e perde sua potencialidade de se constituir em amplo conjunto de direitos sociais.
CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (Brasil). (Org.). Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Brasília, DF, 2011. 38 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais). Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2020.
O que o teto apresentado enfatiza com relação à assistência social?
8-Após o acolhimento institucional de uma criança ou adolescente, inúmeras demandas são atribuídas à equipe técnica do serviço. Tais demandas requerem uma analise minuciosa por parte dessa equipe, tendo em vista a situação da realidade em que a criança ou adolescente se encontra.
Considerando isso, analise as seguintes informações.
I. Implementação de uma sistemática para o acompanhamento da situação familiar da criança ou adolescente acolhido.II. Após o início do acompanhamento familiar, fazer análise crítica e reflexiva da real necessidade do acolhimento institucional.
III. Não alimentar a possibilidade da reintegração familiar, tendo em vista a negação de direitos da criança ou do adolescente, como também as violências existentes no âmbito familiar.
IV. Na etapa inicial do acompanhamento, as intervenções devem proporcionar conscientização por parte da família de origem, os motivos que levaram o afastamento da criança ou adolescente e das consequências que podem decorrer do fato.
V. Após o acolhimento da criança ou adolescente, passa ser desnecessário o acompanhamento da família de origem do acolhido, bem como o contato entre os mesmos, tendo em vista que isso iria dificultar o afastamento dos laços afetivos e, consequentemente, o desligamento da família de origem.
É correto o que se afirma em:

Continue navegando