Buscar

UNIPLAN - BIOMECÂNICA APLICADA AO ESPORTE - 10,0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Eletromiografia é uma área de investigação da Biomecânica de grande importância para análise do movimento. Sobre ela é correto afirmar que:
I. O instrumento usado é o eletrodo, que capta o estímulo elétrico que chega ao músculo.
II. A participação do músculo no movimento e seu tempo de ativação são os registros analisados nesse procedimento experimental.
III. O sinal coletado no instante do registro do movimento é passível de ser analisado por não sofrer interferências (ruídos) do ambiente.
Escolha uma:
e. I e II estão corretas.
A participação dos sistemas visual, vestibular e somatossensorial para o controle do equilíbrio no movimento é de fundamental importância. Sobre esses sistemas é possível afirmar que:
I. O sistema auditivo, localizado no sistema vestibular, fornece informações importantes sobre o posicionamento e a movimentação da cabeça adotando como referência a direção vertical. Assim, os objetos posicionados na vertical em relação ao nosso corpo, como portas e janelas, servem como inputs de informação vestibular para o equilíbrio.
II. O sistema visual fornece informações sobre as forças de inércia e gravitacional que interagem com nosso corpo parado e em movimento.
III. O sistema somatossensorial é formado por células receptoras proprioceptivas, cutâneas e articulares que informam sobre a variação de forças que ocorrem dentro do nosso corpo.
Escolha uma:
b. III está correta.
O treinamento proprioceptivo tem por objetivo desestabilizar o corpo em exercícios. Com a instabilidade gerada pelo movimento, os sistemas que controlam o equilíbrio são acionados. Esses sistemas são:
Escolha uma:
b. Visual, vestibular e somatossensorial.
O calçado esportivo é um importante elemento para não comprometer o rendimento esportivo de um atleta. Para tanto, existem calcados mais pesados e calçados mais leves. Sobre esta característica de construção do calçado é possível afirmar que:
Escolha uma:
e. O uso de um calçado esportivo mais leve pode garantir menor tempo em uma prova de corrida caso o corredor tenha uma técnica de corrida muito boa.
“O calçado esportivo transforma o impacto em impulso”. Antigamente, essa era uma das frases que as indústrias calçadistas usavam para a venda dos calçados esportivos. Após o registro e análise biomecânica do movimento da corrida, essa informação não se sustenta mais. Sobre este conceito, é correto afirmar que:
I. A deformação do solado do calçado no contato do calcanhar com o solo pode acumular pouca energia elástica, mas esta não é restituída pelo calçado na propulsão do movimento.
II. O tempo e local de restituição de energia elástica pelo músculo na corrida são exatamente iguais ao tempo e local de restituição de energia elástica pelo calçado na corrida.
III. Quanto maior e mais elástico for o solado do calçado esportivo, melhor será sua capacidade de acumular e restituir energia elástica na corrida, sendo um artigo esportivo comum e de fácil fabricação para essa função.
IV. O calçado esportivo mais eficiente no acúmulo e restituição de energia elástica para a propulsão tem eficiência muito inferior ao complexo do tríceps sural na corrida e não é passível de comercialização.
Escolha uma:
c. As afirmativas I e IV estão corretas.
A relação entre magnitude e quantidade de forças aplicadas ao corpo no movimento não só determinam a probabilidade de ocorrência de lesões no corpo como definem tipos de lesões distintas que podem ocorrer no aparelho locomotor. Sobre os tipos de lesões às quais o corpo está sujeito no esporte, é possível afirmar que:
I. As lesões agudas, também conhecidas como lesões traumáticas, são aquelas nas quais a magnitude da força aplicada é tão alta que com apenas uma aplicação dessa força pode ocorrer a lesão.
II. As lesões crônicas, também conhecidas como lesões por esforço repetitivo (LER), apresentam magnitude de força de baixa a moderada, insuficiente para causar lesão pela intensidade da força; no entanto, a lesão ocorre pela quantidade de vezes que a força é aplicada.
III. Um exemplo de lesão aguda pode ocorrer quando um sujeito cai de uma altura muito grande, aplicando uma força sobre o corpo alta o suficiente para promover uma fratura.
IV. Um exemplo de lesão crônica ocorre quando há tendinite no corpo, causada pela inflamação do tendão muscular, que teve parte de suas fibras rompidas por excesso de treino, ou seja, pela somatória das forças aplicadas no tendão.
Escolha uma:
e. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
O tecido muscular é o principal componente do corpo para produzir e controlar o movimento humano. Esse possui os componentes contráteis e elásticos para gerarem a força necessária para o movimento, além de sofrer influência de fatores que podem alterar a quantidade de força produzida pelo tecido. Sobre as informações é possível afirmar que:
I. A quantidade de conexões entre actina e miosina é o que determina a quantidade de força gerada pelo componente contrátil do músculo. Ele é o principal elemento que produz força no movimento, quando há pausa entre a ação excêntrica e concêntrica dos músculos atuantes em um movimento dinâmico.
II. O ciclo alongamento-encurtamento garante a produção de força muscular potente. Para esse tipo de força ser produzida, o componente elástico acumula energia elástica na ação excêntrica do músculo e essa energia é restituída na ação concêntrica do músculo principal do movimento. A pausa entre essas ações musculares não interfere no uso do ciclo alongamento-encurtamento.
III. Os músculos, quando produzem movimentos, fazem em torno de um eixo articular e, nesse caso, ganham das forças resistentes que tentam impedir o movimento. Esse conceito é conhecido por torque, havendo sempre dois tipos de torques ao redor de cada articulação que participa do movimento: o potente, produzido pelo músculo, e o resistente, gerado pelas forças externas que tentam impedir o movimento.
IV. O posicionamento entre eixo articular, torque potente e torque resistente define tipos distintos de alavancas encontradas nos movimentos do corpo humano. A alavanca interpotente é a que facilita mais o movimento para o músculo, pois o braço de alavanca potente é maior do que o braço de alavanca resistente.
Escolha uma:
e. I e III estão corretas.
O treinamento de força tem por objetivo capacitar os músculos que atuam no movimento para produzir o tipo e a quantidade de força adequada no gesto motor. Para tanto, esse treino deve contemplar alguns princípios, são eles:
Escolha uma:
e. O princípio da sobrecarga garante que a carga adicional aplicada ao corpo sempre deverá ser um pouco maior e, dependendo do treino, mais volumosa e com movimentos mais rápidos do que os que o corpo está habituado em seu dia a dia.
Determinar a condição de treino com base na intensidade e quantidade de vezes que a carga será aplicada ao corpo é muito importante para o controle de sobrecarga e da ocorrência de lesões. Entretanto, além destes, outros fatores são importantes, como:
I. A característica da carga, se estática ou dinâmica, em acordo com o que se pretende treinar.
II. O tipo de carga, se de compressão, quando o foco for desenvolver tecido ósseo; ou de tração, quando o que se pretende estimular são os ligamentos.
III. O nível de condicionamento físico do sujeito, quanto mais bem condicionado, maior deve ser o estímulo para causar adaptação nas estruturas do corpo.
IV. A resistência da estrutura do aparelho que receberá o estímulo. No caso de uma estrutura que se recupera de um processo lesivo, a quantidade de forças aplicadas sempre deverá ser alta, com intensidade moderada.
Escolha uma:
e. As afirmativas I, II e III estão corretas
O acúmulo de forças sobre o aparelho locomotor, mesmo com movimentos que aplicam cargas mecânicas toleráveis ao corpo, aumenta a probabilidade de desenvolver lesões crônicas nas estruturas do corpo. Sabendo isso, indique qual situação a seguir faz a manipulação correta nos treinos.
I. Um sujeito bem condicionado para caminhar por um período de uma hora podecomeçar a realizar uma corrida de moderada velocidade por um período de 20 minutos.
II. Um sujeito não habilidoso que iniciou a musculação há uma semana em uma academia pode, na semana seguinte, aumentar o peso dos implementos em todos os exercícios executados na sessão de treino com a mesma quantidade de repetições da semana inicial para focar no treinamento de força.
III. Um atleta de basquete profissional pode dobrar seu volume de treino semanal para se preparar para uma competição que ocorrerá em 2 meses, reduzindo o tempo de descanso entre os treinos.
IV. Um atleta de salto em altura deve treinar a parte técnica do salto com a repetição exaustiva desse movimento por sessão de treino para melhorar sua marca pessoal.
Escolha uma:
c. A afirmativa I está correta.

Continue navegando