Buscar

questões de Direito Crminal Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CRIMINAL ESPECIAL
QUESTÕES DE REFLEXÃO
Conforme o ordenamento jurídico Moçambicano (Lei 24/2019 de 24 de Dezembro) responda as questões que seguem:
· Faça a comparação entre os crimes de homicídio voluntário simples, infanticídio e aborto.
 
· O homicídio preterintencional é indirectamente doloso, porque falta na sua composição, o animus mecandi, é que, embora exista intenção de lesionar, o resultado morte não é desejado nem esperado.
a) Qual é e em que consiste o tratamento jurídico-penal aplicável ao homicídio preterintencional? [
· Chorona, uma jovem de 18 anos de idade, que vivia com a sua mãe, engravidou de Betinho, um jovem de 22 anos de idade que ganhara emprego na República Sul Africana nas minas de Ouro, que lhe prometeu uma vida em comum logo que que voltasse da africa do sul.
No dia 25 de Dezembro do presente ano, deu a luz um bebé de sexo feminino. Estava tão feliz e orgulhosa que lhe chamou Ndade, nome do seu tio. Vinte quatro horas depois teve alta e foi a 
casa da mãe (viúva e enfermeira há mais de vinte anos).
Quatro dias depois, em conversa com uma amiga soube que o seu querido Betinho, tinha outra namorada, a kossazana. Revoltada e inconformada com a situação de ter que aturar um bebé chorão, enquanto o pai passeava com outra, decidiu misturar no leite da criança uma substância que encontrou na pasta de 1ºs socorros da mãe. A latente tomou o leite e começou a passar mal, a avó apercebeu-se de tal situação, e rapidamente fez com que a criança lançasse pela boca, o conteúdo gástrico que havia ingerido e deu-lhe ainda soro. Depois levou o pequeno ao hospital de Chamankulo.
· Rungo e Mbate, amigos de longa data, foram as compras e envolveram-se numa disputa com os vendedores de um dos mercados da Cidade. Durante o confronto, Mbate desfere violento golpe no ventre de uma mulher grávida (vendedeira) matando-a. Do evento resulta a interrupção da gravidez e a morte do feto. Por outro lado, Rungo desferiu duas facadas na mão de Alberto que contraiu debilidade permanente do membro. Mais tarde Rungo, Mbate e Mbara foram vistos a circular pelo bairro onde residia a vendedeira. A população daquele bairro os reconheceu e indignada com a morte da vizinha se ajuntaram para um acerto de contas com os dois, em decorrência desferiram, aos dois, vários golpes nomeadamente pontapés, socos e outros com recurso a várias armas brancas. Estes foram socorridos pela polícia que se encontrava a realizar a sua patrulha habitual no bairro. Rungo e Mbate foram transportados ao Hospital pelo Mbara (amigo de longa dos mesmos). A caminho do hospital, o Mbara despistou e foi embater contra uma viatura de transporte de passageiros que se encontrava estacionada. Do acidente de viação resultou a morte instantânea do acompanhante Mbara. Mesmo após a intervenção médica, Rungo veio a perdeu a vida em decorrência das agressões de que fora vitima. O Mbate sobreviveu. Analise jurídico-criminalmente a hipótese.

Continue navegando