Buscar

Psicologia humanística

Prévia do material em texto

💭
Psicologia humanística 
O que é Psicologia Humanista:
É a perspectiva da psicologia que apoia a crença de que os seres humanos, como indivíduos, são seres únicos e devem ser reconhecidos e tratados como tal por psicólogos e psiquiatras. A psicologia humanista enfatiza os conceitos como livre-arbítrio e a auto-realização. O movimento cresceu em oposição às duas principais tendências do século XX em psicologia: behaviorismo e psicanálise. 
Os princípios humanistas alcançaram a aplicação durante o movimento "potencial humano", que se tornou popular nos Estados Unidos durante os anos 60.
A mudança radical de ponto de vista é o que mais caracteriza a psicologia humanística; o sentido de Humanismo ( no nosso caso enquanto aplicada a psicologia ) e essa mudança de perspectiva. Não se trata, como efeito, nem de mudança de objeto, nem de uma mudança de método, e nem mesmo, quem sabe, de uma mudança teórica. Trata-se na realidade de uma mudança de relação com o objeto ( indivíduo).
As 5 principais características da psicologia humanista
Sem julgamento 
A psicologia humanista é uma abordagem de aconselhamentos em que o profissional que ajuda não julga o que está sendo compartilhado por um cliente - independentemente do conteúdo que está sendo divulgado. 
Empatia 
Uma característica fundamental da terapia centrada na pessoa é a empatia. Os psicólogos e psiquiatras que adotam uma abordagem humanista, exploram juntamente aos pacientes questões emocionalmente dolorosas. 
Não Patológico 
A maioria dos profissionais da psicologia humanista deixa de lado o diagnóstico clínico e discute a essência do cliente. 
Muitos profissionais que ajudam a usar uma abordagem centrada na pessoa encorajam o cliente a se concentrar em seus pontos fortes (também conhecido como abordagem baseada na força). 
Concentre-se no "eu" 
O objetivo da terapia humanista é promover a expressão de sentimentos, pensamentos e emoções do cliente por meio do diálogo. Em alguns casos, incentivos expressivos são encorajados, como escrever, pintar, desenhar e até mesmo atuar (também conhecido como psicodrama). 
É existencial 
Uma das mais importantes características da psicologia humanista é seu componente existencial. Os terapeutas existenciais ajudam os clientes a trabalhar através de padrões e abordagens restritivas, encorajando-os a se expressarem através da criatividade e da auto-expressão. 
Quatro dimensões existenciais são comumente exploradas como parte da infusão existencial: física, social, psicológica e espiritual. 
Psicologia humanística	1
Psicologia humanística	1
Psicologia humanística	1

Continue navegando