Buscar

Tarefa 3.2 engenharia ambiental e sanitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Hidráulica e Hidrologia Aplicada
Identificação da tarefa: Tarefa 3.2. Unidade 3. Envio de arquivo
Pontuação: 5 pontos
Tarefa 3.2
Caro estudante, é de extrema importância que haja uma maior fixação sobre os assuntos abordados na Unidade 3 do Caderno de Estudos, por isso responda as questões abaixo.
1. Discorra sobre as aplicações da Hidrologia.
Escolha de fontes onde se tem abastecimento de água para o emprego doméstico ou industrial; Projeto de construção de obras hidráulicas: ancoragem das medições hidráulicas de obras de arte; Projeto de barragens, local e seleção do tipo de barragem, de fundação e de extravasor; dimensionamento; Estabelecimento de metodologia de construção. Drenagem: investigação das propriedades do lençol freático; Análise das propriedades de alimentação e de escoamento de maneira natural do lençol (precipitação, bacia de contribuição e nível d’água nos cursos d’água). Irrigação: Problema de seleção do manancial; Investigação de evaporação e infiltração. Regularização de cursos d’água e controle de inundações: investigação das alterações de vazão; antevisão de máximas vazões; Análise das variações de nível, bem como, das áreas de inundação. Controle de Poluição: averiguação da capacidade de aceitação de corpos receptores dos efluentes de sistemas de esgotos (mínima vazão dos cursos d’água, reaeração e sua capacidade, escoamento e sua velocidade). Controle da Erosão: sua intensidade e com que frequência das precipitações máximas, definição do coeficiente de escoamento superficial; investigação da atuação erosiva das águas e da proteção mediante vegetação e outros recursos. Navegação: Observação de informações e investigação sobre edificações e manutenção de canais navegáveis. Aproveitamento Hidrelétrico: Antevisão das máximas, mínimas e médias vazões, dos cursos d’água para a investigação econômica e o dimensionamento das instalações; Investigação do uso de reservatório de acumulação; definição dos dados fundamentais para o projeto, bem como sua construção: bacias hidrográficas, volumes armazenáveis, perdas por evaporação e infiltração. Sistemas hidráulicos complexos; Recreação e preservação ambiental; Conservação e desenvolvimento da vida aquática.
2. Defina bacias hidrográficas e a sua importância no ciclo hidrológico.
Bacia hidrológica de um curso d’água é um ambiente para captar de forma natural a água da precipitação que converge os escoamentos para um ponto único de saída, intitulado exutório. Uma área que é conceituada de maneira topográfica, drenada por um sistema conectado de cursos d’água, de maneira que a vazão do efluente seja descarregada por uma saída simples. É importante para os hidrologistas, devido a maneira simples que oferecem no emprego do balanço de água.
3. Diferencie frente fria de frente quente. 
Na frente fria o ar frio invade o espaço do ar quente. O ar frio prossegue causando uma elevação do ar quente. A declividade superficial frontal junto ao solo é da ordem de 1:10, e a declividade média de 1:50 a 1:150. A espessura da superfície central é de centenas de metros, já na frente quente o ar quente invade o espaço do ar frio. O ar quente eleva-se sobre o ar frio levando consigo a superfície de descontinuidade. A declividade média da superfície frontal é da ordem de 1:100 a 1:300. A espessura da superfície frontal é de determinados quilômetros.
4. Quais são as variáveis meteorológicas utilizadas na caracterização climatológica de uma bacia hidrográfica?
Radiação solar, insolação, temperatura, umidade, vento (velocidade e direção), precipitação, evaporação/evapotranspiração.
5. Cite três exemplos de informações fisiográficas relacionadas a caracterização fisiográfica de bacias hidrográficas.
Área da bacia, importância para definição do potencial de escoamento da bacia hidrográfica, por que o seu valor multiplicado pela lâmina da chuva precipitada resulta no volume de água que a bacia ganhou.
Comprimento do rio principal (L) que é estabelecido a partir do perfil longitudinal do curso d’água mensurando-se o comprimento do segmento entre a nascente mais distante e o ponto do exutório.
Perfil longitudinal que são adquiridos em mapas planialtimétricos e são representativos da variação de cotas no decorrer do comprimento do rio principal.
Bom trabalho!

Continue navegando