Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Auditoria de Sistemas de Gestão
O processo evolutivo das auditorias acelerou rapidamente nessas últimas décadas baseadas em necessidades de clientes nos aspectos de segurança, sociedade, confiabilidade, saúde, meio ambiente entre outros. Em um passo antes das auditorias, os sistemas de gestão conhecidos nos dias de hoje são baseados em práticas, leis e normas que foram desenvolvidas ao longo dos anos diante da evolução de estudos e tecnologias nos mais diversos setores dos negócios, contudo, este crescimento também caminhou em forma reativa. Com o passar dos anos, as normas foram desenvolvidas e criando os sistemas normalizadores e também normativos. Com base nos contextos de normalização e normatização estudados na Rota 3, é correto afirmar que:
I) Normalização é o "processo de estabelecer e aplicar regras a fim de abordar ordenadamente uma atividade específica, para o benefício e com a participação de todos os interessados e, em particular, de promover a otimização da economia, levando em consideração as condições funcionais e as exigências de segurança.
II) Alguns do objetivos característicos da normalização são: comunicação, simplificação, segurança, proteção ao consumidor e eliminação de barreiras técnicas.
III) Normatização é conhecida como referência que para muitos produtos e serviços que para estarem dentro dos escopos das organizações, são definidas como requisitos normativos, portanto obrigatórios, de caráter compulsório, como capacete de motociclistas por exemplo.
IV) Benefícios quando da aplicação das normas, tanto as obrigatórias, quanto as de referência normalizadoras, podem ser qualitativos como a disciplina, uniformidade e segurança, e também quantitativos, como redução de consumo de energia, matéria prima, aumento de produtividade, etc.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Todas as assertivas estão corretas.
Questão 2/5 - Auditoria de Sistemas de Gestão
A adoção gradativa de instrumentos de avaliação de conformidade dos sistemas de gestão, por meio de um processo sistemático, independente e documentado para trazer os resultados para as partes interessadas buscando produtos como certificados, autorizações, nichos de mercado, demonstra em geral que neste sistema podem-se ter inúmeras vantagens na adoção das auditorias. Há, contudo, registros que representam possíveis desvantagens para as organizações e seus respectivos sistemas. Assinale a afirmativa verdadeira referente às desvantagens à adoção de auditorias nas organizações:
Nota: 20.0
	
	A
	Conhecimento das necessidades e expectativas dos clientes, refletindo em um dos fatores que são descritos como resultante da importância das auditorias.
	
	B
	Em casos de auditorias compulsórias por exemplo, os resultados podem inclusive, tornar público às partes interessadas os problemas da empresa, resultando não somente em custos decorrentes de multas e ações compensatórias, mas também em comprometimento na imagem da empresa.
	
	C
	Cumprimentos de normas globais padronizadas, aproximando companhias multinacionais e fornecedores em linguagem padrão.
	
	D
	Avaliação do conhecimento organizacional dos funcionários reconhecendo a importância do processo no qual o profissional participa para o sistema de gestão da empresa.
Questão 3/5 - Auditoria de Sistemas de Gestão
A realização das atividades de auditoria de sistemas de gestão estão compreendidas dentro de um chamado ciclo de auditorias no qual detalha as etapas do ciclo baseadas no PDCA, com estas etapas bem definidas, a sistemática para a realização de uma auditoria específica traz consigo um processo robusto e que pode assegurar os resultados de acordo com os objetivos da auditoria. Considerando o ciclo de auditoria estudado na Rota 4, é correto afirmar que:
I) Quanto aos objetivos de uma auditoria específica, os objetivos devem levar em consideração as partes interessadas, requisitos do sistema de gestão, riscos e oportunidades para o auditado, entre outros.
II) O escopo de uma auditoria específica define quem serão os auditores e quanto tempo será a duração da auditoria, baseado nas demandas dos objetivos da auditoria.
III) Quanto aos critérios de uma auditoria, são as referências contra as quais a avaliação de conformidade será realizada, podem incluir políticas, procedimentos, normas, acordos, legislações, regulamentações, etc.
IV) Para os atores nomeados como auditores, O gestor do programa de auditorias deve definir quem será o auditor líder da equipe para a auditoria específica e que, além das atribuições para a realização da auditoria, tem responsabilidades que podem incluir o planejamento e gerenciamento das fases da auditoria.
V) Uma visita prévia pode ser solicitada quando o auditor for externo ou não há visitas anteriores, ou uma primeira auditoria com objetivo de certificação, etc.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, II, III e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I, III, IV e V estão corretas.
	
	D
	Todas as assertivas estão corretas.
Questão 4/5 - Auditoria de Sistemas de Gestão
A Norma ISO 19011: Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão (ABNT, 2018), foi elaborada internacionalmente pelo Comitê de Diretrizes para Auditorias, chamado de ISO/PC 302 e nacionalmente, em uma adoção idêntica, em conteúdo técnico, estrutura e redação, foi elaborada no Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-025). Com base no requisito 3. Termos e definições da ISO 19011, descritos em nossos estudos e material on-line da Rota 1, enumere, na ordem sequencial, as definições que se relacionam a cada um dos termos a seguir:
Termos:
1. Escopo de auditoria.
2. Plano de auditoria.
3. Programa de auditoria.
4. Constatações de auditoria
5. Critérios de auditoria.
Definições
( ) Definição para um conjunto de uma ou mais auditorias, planejado para um período de tempo específico e para um propósito específico
( ) O que define a abrangência e os limites de uma auditoria
( ) Descrição de quem audita o que e quando, os chamados arranjos e atividades para uma auditoria
( ) Requisitos que serão utilizados como referência na auditoria com os quais serão comparados com as evidências objetivas constatadas
( ) Resultados da avaliação de evidência de auditoria coletada, comparada com os requisitos utilizados.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4 – 5
	
	B
	1 – 3 – 2 – 5 – 4
	
	C
	3 – 1 – 2 – 5 – 4
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2 – 5
Questão 5/5 - Auditoria de Sistemas de Gestão
O desenvolvimento da humanidade trouxe um acelerado crescimento nos últimos séculos devido às inúmeras movimentações mercadológicas entre estados, regiões e países. Ao passar dos anos, a iniciativa dada ao processo formalmente conhecido como auditoria deu-se início, principalmente:
Nota: 0.0
	
	A
	As exigências de redução de custos de transportes dos navios controlados pelos capitães.
	
	B
	A mudança de mentalidade ambiental dos novos consumidores que levou as organizações a utilizarem a auditoria.
	
	C
	Para reduzir as preocupações dos responsáveis quanto à correta contabilidade e fidedignidade de recibos, desembolsos e coleta de impostos.
	
	D
	A possibilidade da redução de custos com a introdução de materiais transportados na cadeia de suprimentos.