Buscar

fórum gestão pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Era pós – New Public Management
O ser humano é socialmente político, dotado de vontades e necessidades. Para as pessoas viverem em conjunto, tiveram que ser criadas leis e contratos, pois antigamente as pessoas viviam da sua própria subsistência, sem nenhum tipo de ajuda. Viviam do plantio, caça e outros meios. Por conseguinte vieram as trocas de alimentos e com isso, se tornando produtores e vendedores, tendo a chegada da moeda de troca. Com isso a importância das leis e normas de condutas. Para evitar conflitos entre pessoas e ter justiça quando necessário. E fez-se necessário a criação de Estados para ter um controle social e econômico, começando no modelo patrimonialista. Na idade moderna, que era regida por reis na monarquia absolutista, após o liberalismo e o Estado de bem-estar social. Saindo de um poder centralizado e intervencionista, sendo tudo posse do rei. No liberalismo não deu certo o Estado mínimo chegando a crise. No Estado do bem-estar social, começaram a ter um olhar voltado para a população, propondo direitos públicos e sociais como acesso à alimentação, transporte, saúde, trabalho, educação. Em meio a todas essas mudanças, os direitos humanos veio crescendo com a dignidade do ser humano, com direitos naturais, direitos básicos, leis trabalhistas, direito à propriedade privada, tudo isso em lei, assegurado ao cidadão. 
Na administração pública burocrática eram extremamente burocráticos, de forma hierárquica, nada flexíveis e controladores. Chegando na democracia moderna com o poder do Estado e suas leis. Na Administração Gerencial propuseram regulações, privatizações e terceirizações, foco no cidadão, na inovação, resultados. Então, chegando na NPM de forma hierárquica e racional. Após, o movimento Gerencialista e a crise fiscal, fazendo com que a ideia de menos intervenção do Estado seria mais eficaz. Objetivando mudanças, entrou a Nova Gestão Pública focando em iniciativas privadas e competitividade almejando um modelo de gestão baseado na eficiência e eficácia para melhor laboração do governo nos serviços prestados.
A era pós - New Public Management entra como melhorias para a gestão pública, para um melhor atendimento às demandas dos direitos da população, focando na melhoria da administração pública com um melhor relacionamento entre cidadão e Estado. Voltado menos para a burocracia e mais para a democracia e inclusão, participação do cidadão na sociedade. Onde as pessoas são vistas como parte da gestão, criadores de valores. Não mais como um número. Deixou de ser hierárquico passando a fazer redes e gerar confiabilidade. Sendo assim um Estado mais eficaz. Houve uma mudança significativa nos princípios, deixando de ser uma gestão conservadora para algo contemporâneo, realista, democrático, pensando na responsabilidade com o cidadão, preocupação com a economia e trazendo um equilíbrio. Houve uma reflexão de todos esses modelos até os dias atuais, visando ajustar para um modelo ideal baseando-se também na governança, do que é uma boa gestão, com transparência, credibilidade, equidade, responsabilidade e respeito. Também o Estado Neoweberiano visando fortalecimento do Estado e se reerguer, se tornando um Estado mais competente, com menos burocracia e sendo responsável com as demandas da população, que é o seu enfoque. Desta forma, sendo promissor de inovações nos aspectos ambientais e tecnológicos. Outro modelo a ser aproveitado foi o Digital – Era Governance, com enfoque na tecnologia para melhoria do relacionamento e atendimento aos cidadãos de forma mais rápida e eficaz, fugindo da burocracia tradicional. A gestão do Valor Público também foi aproveitada, voltada para os meios para se alcançar resultados. Sendo o cidadão incluso nas políticas, decisões e fiscalização do Estado.
Nota-se que cada modelo foi importante para se chegar na conclusão de modelo atual integrando partes de cada modelo apresentado visando um equilíbrio na gestão com a população. Juntando a transparência, a ideia de governo eletrônico, redes, inovações e inclusão social. Trazendo melhorias nos serviços prestados à população nos programas de combate à fome, acesso a benefícios sociais, implementações de programas sociais, participação da sociedade em questões políticas, desenvolvimento sustentável, economia, cumprindo os direitos humanos. Trazendo desenvolvimento, adequando a gestão de acordo com as demandas e as regras necessárias para melhorias. Mas há uma controvérsia entre as leis e o que é seguido. De acordo com Nogueira:
 o atual cenário da administração pública ainda é marcado por constantes ações ilegais e antiéticas praticada por servidores de diferentes níveis hierárquicos, que colocam seus interesses pessoais ou de terceiros à frente do público. Tudo isso converge em casos de escândalos e corrupção em diferentes esferas do poder. Há, por isso, uma dificuldade para manter os serviços à população. Afinal, quando se tem desvios, o atendimento das necessidades básicas muitas vezes não consegue ser feito de maneira eficaz ( NOGUEIRA, 2021).
Em pauta, seria um bom modelo de Estado, porém não cumprem com o seu papel de proteger o cidadão. Há uma escassez muito grande no acesso à saúde, educação, emprego. Passamos um momento de caos. Ainda lidamos com uma imensa desigualdade social, cobrança de impostos de forma desregulada, corrupções, falta de informação e transparência por parte do governo e leis ineficazes. Demos sim grandes passos a favor da sociedade, vivemos em uma democracia mas ainda o Estado tem muito a melhorar, se organizar e prover o acesso diminuindo burocracias, que ainda é um grande desafio e fiscalização para pôr as leis em ação de forma correta.
CAVALCANTE, Pedro Luiz; CAMÕES, Marizaura Reis de Souza: GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AS INOVAÇÕES CONFIGURAM UM NOVO MODELO?
Artigo preparado para o VIII Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília de 26 a 28 de maio de 2015.
Disponível em: http://www.gestaopublica.unb.br/images/AlunoRegular/Cavalcante-et-al.-2015.pdf Acesso em: 13/04/2021.
NOGUEIRA, Paulo: Os desafios da gestão pública no Brasil. 2021, Sobre Reflexões, Artigos diários.
Disponível em: https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/15487/os-desafios-da-gestao-publica-no-brasil Acesso em: 19/04/2021

Outros materiais