Buscar

Primavera Árabe. Esse material fala sobre a Primavera Árabe, assunto muito cobrado no enem. Fala sobre todos os país participantes com mapa e presidentes.

Prévia do material em texto

LÍBIA: 
· O movimento no país também foi intenso. Em março de 2011, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou uma resolução que autorizava intervenção militar no país. Essa intervenção foi feita pela OTAN. 
· O ex-presidente foi morto no mesmo ano. (kadaphi)
· Desde 2014, o país se encontrava numa guerra civil disputado entre Governo de Acordo Nacional (GAN), liderado por Sarraj com o apoio da Organização das Nações Unidas, e a administração Tobruk, liderada por Haftar e pelo Exército Nacional Líbio (ENL)
· Porém as eleições gerais estão previstas para dezembro de 2021, sendo um importante passo para uma Líbia.
 IÊMEM: 
· Em 2011 o ditador do Iêmen abdullah saleh sofreu uma tentativa de assassinato e ficou gravemente ferido. Em síntese, ele acabou renunciando o poder e quem assumiu foi o vice Abd Rabbuh Mansur Hadi. 
· Esperava-se que o governo de HADI traria estabilidade política, mas desde que assumiu a presidência sofreu ataques da al-Qaeda e dos Houthis. 
· Em 2015 uma coligação de oito países incluindo EUA, Reino Unido e França lançaram ataques aéreos contra os Houthis. A situação está tão grave que está sendo considerada pelas nações unidas como um desastre humanitário.
SÍRIA 
· A família al-Assad governa o país em um regime ditatorial desde 1970. Em 2011 os protestos civis começaram e as forças armadas mataram durante os dias de manifestações pelo menos 100 protestantes.
· A Guerra Civil Síria, conflito que acontece desde 2011, foi iniciada pelos protestos da Primavera Árabe. A reação violenta do governo de Bashar al-Assad levou ao surgimento de uma oposição armada.
· A guerra também conta com atores geopolíticos como Rússia, União Europeia e EUA, Financiam com dinheiro e armas com rebeldes contra o governo. 
· Estima-se que pelo menos 585.000 pessoas morreram desde o início da guerra. O conflito também deixou mais de 11 milhões de pessoas refugiadas. 
· A primavera Árabe foi um movimento que teve início em 2011 no norte da África e se estendeu pelo oriente médio e a principais causas foram: descontentamento da população em relação às altas taxas de desemprego e a falta de qualidade de vida, bem como a corrupção, a existência de governos autoritários e as más condições de vida.
TUNÍSIA: 
· A Tunísia foi considerada o “estopim” do movimento. Um jovem alteou fogo em seu próprio corpo após ter sofrido repressão policial e de membros do governo. O país passava pelo governo autoritário do ex-presidente Zine El Abidine Ben Ali. 
· Com isso, o movimento ganhou proporções maiores e se estendendo pelos países: Egito, Líbia, Iêmen, Síria, Marrocos, Jordânia, Argélia e Arábia Saudita.
· Desfecho: Hoje a Tunísia é a única democracia que surgiu a partir das manifestações, entretanto o país ainda passa por problemas socioeconômicos. 
· Os movimentos que aconteceram na Tunísia foram chamados também de “Revolução de Jasmin”
EGITO: 
· Em 2011 começaram os protestos contra o presidente Hosni Mubarak, é valido ressaltar que os protestantes tiveram apoio das Forças Armadas. Com isso, o presidente deixa o cargo (pegou prisão perpétua) quando os militares se recusaram a usar a força contra os protestantes. 
· O atual governo é uma república presidencial liderada pelo presidente Abdel Fattah el-Sisi, que tem sido descrito como autoritário. 
· Recentemente, O Parlamento do Egito aprovou uma emenda constitucional que permite que o atual presidente do país, Abdel Fatah al Sisi, siga no cargo até 2030.

Continue navegando