Buscar

Trabalho Filosofia I

Prévia do material em texto

Trabalho de Fundamentos Filo e Antro
Nome: Vitor Rian De Jesus Oliveira
Data: 16/04/2020
Turma: 3° Período / Pedagogia.
Referente a aula do dia 23/03
1- Em três argumentos positivos apresente a importância da cidade de Atenas para o exercício da filosofia e da democracia na Grécia dos séculos V a II a.C. 
R: Grécia arcaica ou dos sete sábios, do século VII ao século V a.C, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Megara Somos, etc, e predomina a economia Urbana, baseada no artesanato e no comércio.
Grécia clássica, no século V e Ivi antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entra no apogeu, e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
Finalmente a época helenística, a partir do final do Século IV a.C, quando a Grécia passa para o período do império de Alexandre da Macedônia e, depois para as mãos do Império Romano, terminando a história de sua existência independente.
O apogeu da filosofia acontece durante o apogeu da cultura e da sociedade grega, portanto durante a Grécia Clássica.
I- Período pré socrático ou cosmológico, do final do século V ao final do século V a.C, quando a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.
II- Período socrático ou antropológico do final do século V e todo o Século IV a.C, quando a filosofia investiga às questões humanas, e isto é a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos quer dizer homem, por isso o período recebeu o nome de antropológico).
III- Período sistemático, do final do Século IV ao final do século e III, a.C, quando a filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a Cosmologia e a antropologia interessando-se sobretudo e mostrar que tudo pode ser objetivo do conhecimento filosófico desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da Verdade e da ciência.
IV- Período helenístico ou grego-romano, do final do século III, a.C, até o século V depois de Cristo. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento dos primeiros padres da igreja a filosofia se ocupa Sobretudo com as questões da ética do conhecimento humano e das relações entre o homem e a natureza e de ambos com Deus.
Pode-se perceber que os dois primeiros períodos da filosofia grega tem como referência o filósofo Sócrates de Atenas, donde divisão em filosofia pré socrático e socrática.
Com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares, Atenas tornou-se o centro da vida social, política e cultural da Grécia, vivendo seu período de esplendor, conhecido como o Século de Péricles.
É a época de maior florescimento da democracia. A democracia grega possuía, entre outras, duas características de grande importância para o futuro da Filosofia.
Primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.
Em segundo lugar, e como consequência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes, garantia a todos a participação no governo, e os que dele participavam tinham o direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar. Surgia, assim, a figura política do cidadão. (Nota: Devemos observar que estavam excluídos da cidadania o que os gregos chamavam de dependentes: mulheres, escravos, crianças e velhos. Também estavam excluídos os estrangeiros.)
2-	 Apresente o significado da palavra filosofia, o filosofo que usou pela primeira vez, o método, e sua importância na formação do pedagogo hoje.
R: Foi o filosofo Pitágoras, pré-socrático, matemático, que no século VI a.C. quem teria usado pela primeira vez a palavra philos=filos=amigo e sophia=sofia=saber, assim filosofia significa amigo do saber, da ciência, do pensamento, da tecnologia, da verdade e da justiça. Em outras palavras, a procura amorosa da verdade.
O conhecimento humano, imitações e naturezas. Aproximações entre filosofia e pedagogia. O sentido do pensamento filosófico para a formação do pedagogo. A humanidade atual, questões de Filosofia e direitos humanos. Pensando uma educação transversal em Direitos Humanos. Concepções filosóficas de gênero e questões-racionais.
Método: É o da justificação lógica, racional para oferecer um explicação conclusiva.
Objeto: São todas as coisas conhecidas e as ainda não conhecidas pelo homem.
 3- OBS “ O homem é um ser racional, pois é esse princípio que o diferencia dos outros animais, ou como afirmava Aristóteles, ’’um animal político. ’’ Logo a razão é o que move o ser humano, todas as atitudes, vida cotidiana, problemas e etc. Tudo está em volta da razão humana, à vida do homem em sociedade é medida na razão. A razão é a idéia de distinção de certo e errado, consciência humana”. Com base na frase...
A- Responda em dois argumentos a dificuldade do ser humano na obediência das normas e leis.
R: a razão nos auxilia no Descobrimento das coisas, no conhecimento (e saber) pois nos conduz a várias façanhas em sociedade, criar, destruir, a razão nos leva a ambas as coisas.
O homem como ser racional é dotado de defeitos, qualidades vírgulas onde são gerados através da consciência (razão). Logo a razão é quem conduz o homem em sociedade, a razão não determina nem condiciona a sociedade (como julga Hagel), mas é determinada e condiciona pela sociedade e suas mudanças.
Desde seus primórdios, a filosofia considera que a razão opera seguindo certos princípios que ela própria estabelece e que estão em concordância com a própria realidade, mesmo quando entregamos sem conhecê-los explicitamente.
O conhecimento racional obedecem a certas regras ou leis fundamentais que respeitamos até mesmo quando não conhecemos diretamente quais são e o que são. Nós respeitamos porque somos seres Racionais e por que são princípios que garantem que a realidade é racional.
B- Exemplifique com dois casos atuais a sua resposta.
R: Todos nós somos seres Racionais. E na sociedade em que vivemos é necessário seguir normas e leis. Nos dias atuais precisamos encarar a realidade mas não temos conhecimento de muitos dos nossos direitos e deveres que temos como cidadão, mas se continua no papel até hoje, e pelo que vivenciamos o nosso direito como cidadão Continuará somente no papel, se jogarmos o nosso Voto no lixo. Nossa cidadania está no papel eu preciso entrar para nossa realidade. O nosso voto é de extrema importância pois somente usando o bem a democracia poderá fazer com que tenhamos os nossos direitos assegurados e a nossa cidadania ativa, não só no papel. Não usufruiremos de todos os nossos bens se não conhecermos.
Hoje enfrentamos uma grande dificuldade por todos, temos que ficar em casa para nossa prevenção de nossa saúde, mas ainda existe uma grande parte de pessoas que desobedecem a essas regras que foram impostas pelo Ministério da Saúde, para que esta seja poupada e que não sejamos contaminados com vidro que se alastrou por todo o mundo.

Continue navegando