Buscar

Questionário 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
(Adaptado – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC PR, 2017. Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Técnico de Nível Superior – Assistente Social)
A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social prevê a realização de diagnóstico socioterritorial a cada quadriênio. O diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura de territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e suas potencialidades. Sobre o assunto, analise as afirmativas e as classifique:
 
I- A realização de diagnóstico socioterritorial requer processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e da análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas.
II- A realização de diagnóstico socioterritorial requer apenas a identificação da rede socioassistencial disponível no território, por isso não há necessidade de identificação de outras políticas públicas; a finalidade do diagnóstico é planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e à implantação de serviços e equipamentos necessários.
III- A realização de diagnóstico socioterritorial requer reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.
IV- A estrutura do Plano de Assistência Social é composta pelo diagnóstico socioterritorial, dentre outros.
V- A realização de diagnóstico socioterritorial requer utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações. Consideram-se sistemas oficiais de informações apenas os oriundos de órgãos da administração pública.
 A sequência está correta em:
e. V, F, V, V, F.
PERGUNTA 2
(Consulplan – 2015 – Hospital Municipal Odilon Behrens – Belo Horizonte. Técnico Superior de Saúde – Assistente Social)
De acordo com a Resolução n. 33, de 12 de dezembro de 2012, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar os respectivos planos de assistência social a cada quatro anos, de acordo com os períodos de elaboração do Plano Plurianual (PPA). A realização de diagnóstico socioterritorial, a cada quadriênio, compõe a elaboração dos planos de assistência social em cada esfera de governo. O diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura de territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e suas potencialidades.
 Em relação aos requisitos para realização do diagnóstico socioterritorial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I- Processo descontinuado e aleatório de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e da análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas.
II- Identificação da rede socioassistencial disponível no território, bem como de outras políticas públicas, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e equipamentos necessários.
III- Reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.
IV- Utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas informais de informações.
 A sequência está correta em:
a. V, V, F, F.
PERGUNTA 3
(Adaptado – Instituto Mineiro de Administração Municipal – IMAM, 2012. Prefeitura Municipal de Lavras – Assistente Social)
Na regulamentação do Suas, o princípio da territorialização significa o reconhecimento da presença de múltiplos fatores sociais e econômicos que levam o individuo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social. A partir desse conceito, a lógica de território possibilita:
b. Orientar a Proteção Social da Assistência Social.
PERGUNTA 4
No texto Por uma Geografia do Poder, de Claude Rafesttin (1993), introduz que “[…] o poder não é nem uma categoria espacial nem uma categoria temporal, mas está presente em toda ‘produção’ que se apoia no espaço e no tempo. O poder não é fácil de ser representado, mas é, contudo, decifrável. Falta-nos somente saber fazê-lo, ou então poderíamos sempre reconhecê-lo”. Com a narrativa do autor, é correto afirmar que:
a. O território se forma a partir do espaço e do tempo de uma cidade.
PERGUNTA 5
A teoria do desenvolvimento desigual e combinado é interessante não apenas por sua contribuição à reflexão sobre o imperialismo, mas também como uma das tentativas mais significativas de romper com a ideologia do progresso linear. A partir dessa afirmativa, podemos considerar todas as afirmativas a seguir, exceto:
b. É uma concepção evolucionista que concebe o desenvolvimento histórico como uma sucessão de etapas rigidamente predeterminadas.
	
PERGUNTA 6
A elaboração de diagnósticos sociais é imprescindível nos diversos campos das políticas sociais para qualificar a intervenção/gestão social em situação. O diagnóstico local é imprescindível devido:
 I- À diversidade dos problemas sociais.
II- Aos diferentes arranjos institucionais.
III- À complexidade das ações.
IV- Aos diferentes tipos de demandas.
V- À incerteza dos recursos.
 São corretas:
e. I, II, III, IV, V.
PERGUNTA 7
Realizar diagnósticos sociais fundamenta o planejamento do “fazer profissional” em relação à situação e às referências teórico-metodológicas e técnico-operativas. A partir dessa afirmativa, podemos considerar todas as afirmativas a seguir, exceto:
d. Cumprir as rotinas da instituição e justificá-las.
PERGUNTA 8
O diagnóstico social visa à compreensão e à caracterização global de uma determinada situação-problema e na determinação da natureza e da magnitude de suas limitações e possibilidades. Para tanto realiza complexa coleta de dados composta de vários elementos. Todos os elementos a seguir afirmados são corretos, exceto:
b. Determinar as rotinas da prática previamente normatizadas pela instituição para definir as intervenções profissionais.
PERGUNTA 9
Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse para formulação de políticas sociais.
 I - É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando nela.
II - Presta-se a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo.
III - Possibilita o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e da sociedade civil.
V - O indicador social é um instrumento operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas. São corretas:
a. I, II, III e V.
	
PERGUNTA 10
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias e formular políticas específicas que, implantadas, contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas. Os dados e as informações coletados serão processados na base nacional do CadÚnico, sendo atribuído um:
c. Número de Identificação Social – NIS a cada indivíduo cadastrado.

Continue navegando