Buscar

AV2 fundamentos do cuidar

Prévia do material em texto

Nome do (a) Aluno (a):Ana Lídia Sampaio Mendes Sa 
	Matrícula:202002123486
	Disciplina: Fundamentos do Cuidar
	Data: 17/06/2021
	Período: 2021.1 / AVII
	Turma: 1001
	· 
OBSERVAÇÕES:
A prova deverá ser respondida individualmente , postada via TEAMS.
O aluno terá 24 horas a partir da postagem do professor, para responder e postar.
Prezado aluno. Responda a prova com SUAS PALAVRAS.
Qualquer cópia de sites, artigos, livros ou afins será considerada plágio.
1. “O uso da teoria de enfermagem apoia os enfermeiros na definição de seus papéis, no melhor conhecimento da realidade e na consequente adequação e qualidade do desempenho profissional, proporcionando aos clientes submeter-se a procedimentos e cuidados com menos danos possíveis, desafiando as práticas existentes, criando novas abordagens e remodelando a estrutura de normas.” Sabe-se que as Teóricas de Enfermagem contribuíram bastante para o saber e “fazer” da nossa profissão, especialmente direcionando melhor assistência aos pacientes sob nossos cuidados. Diante disto, descreva a Teoria de Wanda Horta e explique como esta teoria ainda atua nos dias de hoje e porque ela é considerada tão atual.
2. “De todos os sinais vitais, a dor é o mais difícil de mensurar”. Julgue esta afirmativa como certa ou errada e justifique sua resposta, com embasamento científico. 
3. Dentro da avaliação antropométrica, o IMC e a Relação Cintura Quadril são bastante utilizados para verificação da saúde, bem como avaliar riscos. Em uma mulher com 42 anos, mede 1,64 e pesa 78 KG, tem no momento 87 cm de circunferência abdominal e 103 cm de quadril, calcule o IMC da mesma (e a classifique) e calcule a relação cintura quadril, classificando-a também quando ao risco de doenças cardiovasculares.
4. Cite todos os tipos de banho que podem ser oferecidos no hospital e descreva possíveis riscos do banho de leito.
5. Ainda sobre banho no leito, liste todos os materiais necessários para o mesmo( no hospital). 
1 - A teoria de Wanda Horta descreve a enfermagem como uma ciência e arte de assistir o ser humano no atendimento das suas necessidades básicas, e tornar o paciente independente através da educação.
Wanda horta tem como metodologia para o processo de de sistematização da enfermagem, o histórico de enfermagem,  diagnóstico de enfermagem, plano assistencial, plano de cuidados ou prescrição de enfermagem, evolução de enfermagem, prognóstico de enfermagem.
A teoria ainda praticada nos dias de hoje e é considerada atual por ter conceitos básicos de como tratar de certa forma o paciente e as suas necessidades básicas, pois antes dessa técnica os pacientes eram vistos apenas como indivíduos e depois começaram a ser vistos como seres humanos c sentimentos e emoções, e por isso não podemos deixar de praticar essa técnica.
2- Errado. Não tem como mensurar a dor por ela ser uma experiência e sensação pessoal na qual não pode ser determinada por instrumentos físicos que medem o peso corporal, temperatura, a altura , a pressão sanguínea e o pulso , nao existe nenhum aparelho padrão que permita um observador externo, mensurar uma experiência interna, pois só quem sente pode saber se é uma dor tensa, leve, constante.
3- IMC-> 29,00
A paciente está acima do peso, o peso ideal seria de 50kg a 67kg, ela está 11kg acima do peso ideal.
A relação da cintura e do quadril é de 0,84, tendo um risco alto para doenças cardiovasculares. 
4- Banho de Aspersão: Banho de chuveiro 
Banho de imersão: Banho na banheira 
Banho de ablução: jogando pequenas quantidades de água pelo corpo 
Banho de leito
Os possíveis riscos do banho de leito são, a falta de privacidade, possível queda no leito, desconforto causado por água muito fria ou água muito quente, deslocamento de dispositivos como a sonda, cateter, soro, irritação e ressecamento da pele.
5- Os materiais para o banho de leito são:
Biombo, roupa de cama, mesa auxiliar ou carro de banho, luvas de banho ou esponja, toalha de banho, jarra com água morna, bacia de banho, sabão líquido neutro, gases e compressas não estéreis, EPIs (luvas de procedimento não estéreis, máscara cirúrgica, avental descartável), material para higiene oral, material para higiene íntima, aparadeira, papagaio, camisola ou pijama, desodorante, pente ou escova de cabelo, hidratante para pele, Hamper, e se necessário fraldas descartáveis, barbeador e espuma de barbear.

Continue navegando