Buscar

PROVA SOCIOLOGIA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Quais as principais características das desigualdades sociais na saúde apontadas por Rita Barata?
Segundo Rita barata as desigualdades sociais na saúde não partem de uma premissa natural, biológica. As diferenças (injustiças) no estado de saúde entre grupos são definidos por características sociais, tais como riqueza, educação, ocupação, etnia, gênero e condições do local de moradia ou trabalho.
2- Quais as teorias de interpretação das desigualdades sociais em saúde relacionada por barata (2010)? Explique-as.
São 4 teorias:
Teoria estruturalista ou materialista: confere maior importância à estrutura econômica da sociedade. Segundo este modelo, o acumulo de renda e riqueza dos países, grupos ou indivíduos determina o estado de saúde, a falta ou insuficiência de recursos materiais geram a doença.
Nem todo pais rico oferece melhor nível de saúde. (paradoxo)
Teoria psicossocial: analisa a questão psicológica em relação com o meio, sendo assim a percepção da desvantagem social causa doenças na sociedade. Um exemplo é o estresse. Mesmo em países, em que as necessidades básicas são atendidas, as diferenças nas posses de bens e posições de prestígio e poder passam a ser determinantes de doenças e não simplesmente o nível de riqueza material.
Teoria da determinação social do processo saúde-doença: analisa a constituição do próprio sistema capitalista e suas expressões em sociedades diferentes. O perfil da saúde-doença é determinado pela posição de classe social e a reprodução social. Nesta teoria o problema deixa de ser tratado como uma questão de pobreza absoluta ou relativa e passa a ser tratado como inclusão ou exclusão social.
Teoria ecossocial: modelo que considera impossível a separação entre o biológico, social e psíquico. Logo refuta a ideia de pensamento linear dos aspectos sociais defendendo uma ideia mais complexa que envolve variantes.
3- O que a questão étnicas e gênero tem haver com a saúde?
As desigualdades étnicas em saúde se dão por 3 aspectos: *é um efeito de acumulação de desvantagens do grupo ao longo de sua trajetória histórica. *o outro é a concentração de grupos minoritários em áreas pobres deterioradas em âmbitos urbanos e o *ultimo é o efeito resultante do racismo na sociedade.
A questão de saúde esta intimamente ligada a sociedade patriarcalista que no decorrer da historia foi constituída, assim as mulheres foram destinadas a ter mais cuidado com a saúde estando menos exposta que os homens. Mas todos os dois sexos estão expostos. Só que ainda há desigualdade no tratamento e acesso de serviço a saúde. 
4-Quais as políticas publicas para o enfretamento das desigualdades sociais em saúde?Ex Apartir da constituição federal de 1988,políticas publicas de enfrentamento das desigualdades sócias em saúde foram adotadas,uma delas foi a implantação do sistema único de saúde(SUS),que baseia nos princípios de universalidade,integralidade e equidade,que possibilitou o acesso aos serviços de saúde a grande parte da população brasileira,que por sua diferenças são assoladas pela injustiça.
5-Quais as implicações para a saúde de uma interpretação mecanicista e linear do social? Na corrente positivista-funcionalista,prevalece o pensamento linear,mecanicista,que considera o processo saúde-doença como algo natural(biológico),essa corrente não sofre influencia de presente no contexto social.
*Na concepção Marxista o processo saúde e doença sofre influencia de variantes,tendo um raciocínio complexo nas concepções da sociedade,ou seja , visando o individuo no contexto social biológico,psíquico e social.

Outros materiais