Buscar

Pressões Sindicais nas Relações Trabalhistas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
Aula 9 Pressões Sindicais
Tema da Apresentação
Conteúdo Programático desta aula
Identificar a forma de atuação dos sindicatos como mecanismo de pressão junto aos empresários.
Reconhecer o verdadeiro papel da greve dentro dos aspectos legais.
Relacionar os modelos de greve como forma de pressão a solução de conflitos.
Verificar quais as vantagens e desvantagens das pressões sindicais.
Tema da Apresentação
Nas relações trabalhistas sempre existiram meios de ação sindical legítimos, que atuam como forma de negociação de acordo coletivo ou dissídios para se chegar a um acordo entre as partes, a greve, é uma das formas licitas que de acordo com a Constituição Federal, a Legislação Trabalhista e as Normas Coletivas de Trabalho que atuam como forma de negociação entre trabalhadores e empresários. 
PRESSÕES SINDICAIS
Tema da Apresentação
O prazo previsto em lei de 48 horas, para as atividades em geral, ou de 72 horas, atividades essenciais deve ser o tempo entre a comunicação e a deflagração da greve. Outro ponto importante é que o Ministério do Trabalho e do Emprego deve ter ciência dos fatos que estão ocorrendo, para que este possa convocar as partes a uma mediação do conflito por parte do SRT e que não haja interferência ou intervenção no sindicato.
PRESSÕES SINDICAIS
Tema da Apresentação
Todos esses procedimentos são necessários principalmente para as atividades consideradas essenciais a sociedade, como água e esgoto, hospitais, farmácias, bancos, correios entre outros, assim como os serviços considerados da segurança nacional dos serviços públicos federais, estaduais e municipais.
PRESSÕES SINDICAIS
Tema da Apresentação
No período da greve, nas atividades essenciais, os sindicatos dos empregados e patronal ou os dirigentes da empresa, negociarão a manutenção de equipes de empregados para evitar que a paralisação das atividades resulte em prejuízo para a sociedade e a empresa. Caso não haja acordo entre as partes poderá o empregador contratar terceiros para a manutenção de bens e equipamentos e serviços necessários enquanto não cessar o estado de greve. 
PRESSÕES SINDICAIS
Tema da Apresentação
A Lei 7.783/89 determina que os grevistas tenham direitos e deveres durante o período de reivindicação desde que não venham a ferir a dignidade das partes envolvidas, principalmente na divulgação de panfletos, cartazes de propaganda, e uso ofensivo através de megafone ou veículos com sonorização nas portas e região onde se encontram as partes em litígio
PRESSÕES SINDICAIS
Tema da Apresentação
Todavia, tanto trabalhadores como empresários usam de meios coercitivos ilícitos para pressionar as negociações, como por exemplos "Operações Tartaruga", piquetes, por parte dos trabalhadores e locaute e lista negra pelos empresários.
PRESSÕES SINDICAIS
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
A greve tem por finalidade a reivindicação de melhores condições de trabalho e remuneração dos empregados quando não mais existem condições de diálogo e negociação entre as partes contratantes, e a categoria se sente prejudicada por uma decisão dos empregadores.
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
Um dos meios mais utilizados para a pressão dos empregados sobre os colegas que não querem aderir à greve são os chamados piquetes que são considerados pressões sindicais ilícitas, inclusive proibidos pelo Código Penal Brasileiro por serem considerados atos de coação, que geralmente ocorrem locais estratégicos das empresas, como nos portões de entrada ou a caminho da empresa, os piquetes só não serão considerados atos ilícitos desde que não ofendam as pessoas ou estraguem os bens da empresa, sendo permitido o piquete pacífico.
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
Outro meio de pressão é a sabotagem, sendo está considerada ato ilícito, no qual são empregados meios violentos, de modo a causar danos ou destruição dos bens das empresas. Os atos de sabotagem não são aceitos pela Lei 7.783/89.
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
Existem ainda outras formas ilegais de pressão sindical que são: as greves simbólicas ou paralisação curta, sem abandono do local de trabalho e a greve de advertência ou interrupção súbita do trabalho, quando todos os empregados abandonam o local de trabalho. 
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
Os empresários também se utilizam de meios ilícitos para coagir o retorno dos empregados através de locaute ou greve patronal que é a parada patronal, mediante suspensão do contrato de trabalho e a famosa lista negra em que constam os nomes dos empregados ligados aos sindicatos.
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
No Brasil as associações de categorias profissionais que mais tarde recebeu a denominação de sindicatos, somente começaram a ser organizarem no final do século XIX e início do século XX e uniram-se com o fim de defenderem os interesses trabalhistas, junto aos empregadores e a melhoria da legislação com o fim de protegerem seus interesses perante o Estado de modo especial junto ao Poder Judiciário.
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
A Constituição Federal de 1988, pode ser considerada, como uma das melhores do mundo com relação às questões trabalhistas. No que tange às relações sindicais seus dispositivos refletem exatamente as pretensões dos sindicatos, que na época participaram nas pessoas de seus representantes na elaboração que favoreceram tanto os trabalhadores como os empresários. 
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
Há duas espécies de controle dos atos abusivos: interno (ou voluntário) e externo. Aparece o controle interno, quando realizado pelas próprias partes interessadas, voluntariamente, mediante pactos individuais e coletivos. O controle externo, como o próprio nome indica, é aquele operado por meio da intervenção de atos de terceiros: pelo Poder Público, administrativa ou judicialmente, pelo Poder Legislativo ou mesmo por terceiros legitimados para tal finalidade.
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
O descumprimento dos requisitos contidos na legislação, como deflagrar a greve sem fazer assembleia geral, não cumprir ou comunicar o aviso prévio de greve, são considerados atos ilegais que serão considerados pela lei como abuso da greve, no qual poderão ser tomadas medidas judiciais quanto à responsabilidade tanto trabalhistas como civil e penal de acordo com a gravidade que dela decorrer.
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
A pressão sindical tem por finalidade pressionar os sindicatos patronais ou representantes das empresas para o cumprimento da legislação e normas trabalhistas visando o bem estar dos colaboradores e evitando abusos que venham a prejudicar a classe trabalhadora, principalmente para adotarem os princípios da Norma Internacional de Responsabilidade Social, a ISSO 26000.
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
Os meios de pressão organizados pelos sindicatos são técnicas usadas para que haja redução ou eliminação de resistência por parte dos empregadores às suas propostas reformistas trabalhistas. Alguns doutrinadores entendem serem essas técnicas importantes meios de lutas existentes para alcançarem seus objetivos de negociação. 
Tema da Apresentação
PRESSÕES SINDICAIS
A pressão sindical é um dos métodos auxiliares e principais de solução de conflitos trabalhistas, especialmente como mecanismo de pressão sobre os Poderes Legislativos e Executivos e de pressionar a classe patronal para que atendam aos pedidos de melhoria de condições de trabalho ou aumentos salariais dentro dos padrões econômicos atuais.
Tema da Apresentação
Nesta aula, você:
- Compreendeu sobre o campo das diversas formas de abordagem do conflito entre Capital e Trabalho no 
- Analisou o verdadeiro papel da greve dentro dos aspectos legais
 - Apresentou na prática a forma de atuação dos sindicatos como mecanismo de pressão junto aos empresários.
SINTESE DA AULA
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais