Buscar

prova disc direito penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O controle social pode ser realizado por meio de um sistema de normas que contemple modelos de conduta (dirigidos a seus membros), castigando-se penalmente fatos que coloquem em perigo o próprio grupo. De que forma pode-se considerar o Direito Penal como um ator do controle social?
Resposta esperada
É o Direito Penal um sistema de controle social formalizado, constituído por um conjunto de regras e princípios que formam um campo específico do ordenamento jurídico destinado a proteger bens jurídicos relevantes, e é a forma mais dura de intervenção do Estado na vida coletiva e individual, e por esta razão, apenas se justifica em situações para as quais os demais ramos do Direito são ineficientes. E assim sendo, significa que o Direito Penal deve intervir na vida coletiva e/ou individual tão somente quando outras intervenções jurídicas não penais falharem ou forem ineficazes, devendo funcionar apenas subsidiariamente (princípio da subsidiariedade), intervindo minimamente na criminalização de condutas (princípio da intervenção mínima), atuando ultima ratio na solução de um conflito ou problema social. A razão para que o Direito Penal seja assim considerado é porque a intromissão do Estado na esfera penal é de privação ou restrição de liberdade, bem jurídico fundamental no Estado Democrático de Direito.
2Apesar de o Código Penal se referir ao excesso nas formas dolosa e culposa, admite-se tal figura sem que se possa atribuir o exagero a título de dolo ou culpa, desde que desnecessária a intensificação da conduta legítima a partir de suas causas. Dito isso, em quais situações se caracteriza o excesso desnecessário à intensificação da conduta legítima a partir de suas causas?
Resposta esperada
Excesso consciente ou voluntário, ocorre quando o agente tem noção e/ou consciência de que a conduta está extrapolando o necessário para repelir uma agressão inicialmente injusta. Excesso inconsciente ou involuntário, acontece quando há uma avaliação ou compreensão inadequada da realidade (erro de tipo) e o sujeito ultrapassa os limites do que seria uma excludente de ilicitude sem ter ciência disso. No excesso por medo, trata-se em caso de legítima defesa subjetiva.

Outros materiais