Buscar

Resenha Hebert Simon

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Herbert Simon
O modelo comportamental de racionalidade limitada foi proposto por Herbert Simon para analisar o processo de tomada de decisão dos agentes em sistemas complexos, marcados pela não ergodicidade e pelo desenvolvimento de trajetórias em aberto. A limitação da racionalidade procura compreender aspectos que influenciam a tomada de decisão do indivíduo baseada em sua limitação de informação. Essa teoria, desenvolvida primeiramente por Herbert Simon, propõe a complementação da racionalidade como “otimização", que vê a tomada de decisão como um processo totalmente racional de encontrar uma opção ideal dada a informação disponível. Para Herbert Simon, a racionalidade pessoal está limitada por três dimensões: A informação disponível, a limitação cognitiva da mente individual e o tempo disponível para tomada de decisão. 
Herbert Simon assinala que a maioria das pessoas são só parcialmente racionais e que estas atuam através de impulsos emocionais não totalmente racionais em muitas de suas ações. Ao deparar-se com algum tipo de problema que seja mais complexo do que outros problemas do dia a dia, a reação natural de todo indivíduo é reduzir o problema a um modelo que seja de mais fácil compreensão. O motivo pelo qual, é a limitação de absorção de todas as informações e o tempo para sintetizá-las e processá-las. Por conseguinte, contenta-se com as decisões que sejam o bastante satisfatórias e que atendam as devidas expectativas, porém não necessariamente a decisão ideal.
Uma das particularidades mais pertinentes da limitação da racionalidade é que o tamanho (imenso) da lista de alternativas possíveis para a solução de um determinado problema, faz com que o indivíduo a simplifique, reduzindo-a a um número muito menor de alternativas. Essa particularidade faz com que o modelo racional e o modelo simplificado se distingam completamente. 
No modelo racional todas as possíveis alternativas para a solução de um determinado problema são pautadas em ordem hierárquica de preferência. Em contra partida, no modelo simplificado a limitação da racionalidade faz com que no universo de alternativas o indivíduo selecione uma parcela restrita de alternativas, formando uma lista menor delas onde as alternativas são colocadas em ordem de preferência.

Outros materiais