Buscar

Avaliação da Capacidade e Função Respiratória

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
A ventilometria é uma técnica segura, não invasiva e de fácil interpretação utilizada para avaliar a capacidade pulmonar. Para a realização desse procedimento, o paciente deve selar o bucal do ventilômetro com os lábios e fazer uma respiração tranquila por um minuto para registro do volume minuto e da frequência respiratória. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação da capacidade pulmonar, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os valores do volume minuto e da frequência respiratória obtidos na ventilometria são suficientes para o cálculo do volume corrente.
Porque:
II. O volume corrente é obtido a partir da a soma do volume minuto com a frequência respiratória. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
2. Pergunta 2
Leia o trecho a seguir: 
“São vários os fatores que interferem na mecânica respiratória do obeso, resultando em reduções dos volumes e capacidades pulmonares, principalmente volume de reserva expiratória e capacidade residual funcional. O excesso de tecido adiposo promove uma compressão mecânica sobre o diafragma, pulmões e caixa torácica, levando a uma insuficiência pulmonar restritiva. A obesidade promove também diminuição da complacência total do sistema respiratório e aumento da resistência pulmonar.”
Fonte: PAISANI, D. M.; CHIAVEGATO, L. D.; FARESIN, S. M. Volumes, capacidades pulmonares e força muscular respiratória no pós-operatório de gastroplastia. Jornal Brasileiro de Pneumologia., [s. l.], v. 31, n. 2, p. 126, 2005. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação da capacidade e função muscular respiratória, pode-se afirmar que o volume de reserva expiratória é: 
1. 
a quantidade de ar que sai dos pulmões após uma expiração forçada.
Resposta correta
2. 
a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante um ciclo respiratório comum.
3. 
a quantidade de ar que permanece dentro dos pulmões depois de uma expiração forçada. 
4. 
o volume de ar que permanece nos pulmões ao final de uma respiração normal.
5. 
o maior volume de ar mobilizado nos pulmões tanto na inspiração quanto na expiração. 
3. Pergunta 3
Considere o caso clínico a seguir:
Paciente do sexo masculino, 45 anos, comerciante, apresenta febre há uma semana, associada a calafrios e tosse produtiva. Refere ainda dispneia, que piora ao carregar peso ou fazer esforço. É tabagista há mais de 30 anos. Apresenta expansibilidade diminuída em hemitórax direito. Em sua ausculta pulmonar, foi observado murmúrio vesicular normal em hemitórax esquerdo, e diminuído em hemitórax direito com presença de estertores finos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, pode-se afirmar que a interpretação da ausculta pulmonar indica que: 
1. 
no pulmão esquerdo, a entrada e a saída de ar estão normais; e no pulmão direito, a passagem de ar está diminuída e há a presença de líquido no alvéolo pulmonar. 
Resposta correta
2. 
no pulmão esquerdo, a entrada e a saída de ar estão aumentadas; e no pulmão direito, a passagem de ar está normal e existe uma inflamação pleural.
3. 
no pulmão esquerdo, a passagem de ar está normal; e no pulmão direito a passagem de ar está diminuída e há a presença de secreção grossa e viscosa.
4. 
a passagem de ar está diminuída bilateralmente; e no pulmão direito, está ocorrendo o fechamento dos brônquios, chamado de broncoespasmo.
5. 
no pulmão esquerdo, a passagem do ar está normal; e no pulmão direito a passagem do ar está aumentada.
4. Pergunta 4
Leia o trecho a seguir:
“Atualmente, as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão preconizam para a medida da pressão arterial a técnica em dois tempos. A importância da realização desta técnica consiste em proporcionar, através do método palpatório, uma aproximação preliminar necessária da pressão arterial sistólica e assegurar um nível adequado de inflação antes que a medição auscultatória seja feita. Ela é particularmente útil porque evita o enchimento insuficiente do manguito em pacientes com hiato auscultatório e a hiperinsuflação naqueles com pressão arterial muito baixa.”
Fonte: RIBEIRO, C. C. M.; LAMAS, J. L. T. Comparação entre as técnicas de mensuração da pressão arterial em um e em dois tempos. Rev. Bras. Enferm., Brasília/DF, v. 65, n. 4, p. 631, 2012. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aferição da pressão arterial, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem no método palpatório:
( ) Desinsuflar o manguito completamente até o aparecimento do pulso. 
( ) Observar o valor registrado no manômetro e adicionar 30 mmHg.
( ) Insuflar o manguito com a válvula fechada até o desaparecimento do pulso radial.
( ) Posicionar o paciente sentado e colocar o manguito no braço levemente fletido.
( ) Desinsuflar o manguito para descomprimir o braço do paciente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
4, 3, 2, 1, 5.
Resposta correta
2. 
1, 5, 4, 2, 3.
3. 
5, 2, 1, 4, 3.
4. 
3, 5, 1, 4, 2.
5. 
2, 4, 3, 5, 1.
5. Pergunta 5
Os sintomas das doenças respiratórias podem surgir isolados ou em conjunto, trazendo dados importantes a respeito da doença de origem e sobre a gravidade dela. A tosse é um mecanismo de defesa respiratória que auxilia na eliminação de secreções quando estão presentes, e é um dos sintomas mais comuns nesse grupo de doenças. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação pneumofuncional, analise os sintomas a seguir e associe-os com suas respectivas definições.
1) Dispneia.
2) Hemoptise.
3) Sibilância.
4) Expectoração.
5) Dor torácica.
( ) Sensação anormal de aperto no peito acompanhada de ardência.
( ) Ruído anormal no tórax semelhante a um chiado.
( ) Eliminação de muco excessivo acumulado no sistema respiratório.
( ) Sensação de falta de ar acompanhada de aumento da frequência respiratória.
( ) Eliminação de sangue pela boca originado de hemorragia das vias aéreas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
5, 3, 4, 1, 2.
Resposta correta
2. 
1, 4, 2, 3, 5.
3. 
3, 1, 5, 2, 4. 
4. 
4, 1, 2, 5, 3.
5. 
3, 4, 1, 5, 2. 
6. Pergunta 6
Leia o trecho a seguir:
“O tabagismo é considerado uma doença crônica. Mais de 7 milhões de mortes por ano são atribuídas ao consumo de tabaco, além de o tabagismo ser responsável por promover o desenvolvimento de diversas doenças, como doenças ateroscleróticas que, ao gerar inflamação leve, é capaz de provocar dislipidemias e surgimento de sarcopenia por meio de respostas catabólicas do músculo esquelético. Além disso, pode predispor o desenvolvimento da DPOC, gerando uma resposta inflamatória anormal nos pulmões, perda de massa muscular esquelética e disfunção muscular.”
Fonte: GOUVEIA, T. S.; TREVISAN, I. B.; SANTOS, C. P.; SILVA, B. S. A.; RAMOS, E. M. C.; PROENÇA, M.; RAMOS, D. Relação da carga tabágica com marcadores inflamatórios, marcadores metabólicos, composição corporal, força muscular e capacidade cardiorrespiratória em tabagistas. J. Bras. Pneumol., [s. l.], v. 46, n. 5, p. 1, 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir.
I. Durante a anamnese, o fisioterapeuta deve perguntar ao paciente fumante a quantidade de cigarros fumados por dia e há quanto tempo fuma. 
II. A presença de sintomas leves, como tosse sem muco, está associada ao status tabágico do fumante passivo.
III. O status tabágico do paciente deve considerar se o paciente é fumante atualmente, ex-fumante ou fumante passivo.
IV. A dispneia e a tosse produtiva são sintomas indicativos de doença respiratóriadecorrente do tabagismo. 
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I e III.
Resposta correta
2. 
II e IV.
3. 
I e II.
4. 
III e IV.
5. 
II e III. 
7. Pergunta 7
Considere o caso clínico a seguir:
Paciente do sexo feminino, 50 anos, tabagista há 30 anos, foi encaminhada pelo cardiologista para o programa de reabilitação cardiopulmonar. A proposta do programa é treinar o condicionamento físico da paciente por meio de exercícios físicos. Para isso, seus sinais vitais foram aferidos antes da sessão para controle e decisão terapêutica. Os valores encontrados foram:
FC = 135
FR =19
PA = 150 x 100 mmHg
SatPO2 = 98%
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação do sistema cardiorrespiratório, analise as afirmativas a seguir.
I. A paciente apresenta valores elevados de frequência cardíaca.
II. A paciente está taquipneica.
III. A paciente apresenta valores normais de pressão arterial.
IV. A saturação de oxigênio da paciente está normal.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I e IV.
Resposta correta
2. 
I e III.
3. 
II e III.
4. 
III e IV.
5. 
I e II.
8. Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
“O medo causado pelo alastramento da Covid-19 provocou um novíssimo fenômeno de vendas: as dos oxímetros portáteis, pequenos dispositivos que medem a oxigenação sanguínea pela ponta dos dedos. Em pouco menos de dois meses, as dezenas de modelos do aparelho sumiram das farmácias, como se fossem frascos de álcool em gel. Em abril, o número de compras via e-commerce aumentou 171% em relação ao mesmo período de 2019. Para ter um deles agora é preciso esperar por semanas e desembolsar 59% a mais do que se pagava no ano anterior.” 
Fonte: VIDALE, G. A Covid-19 gerou uma corrida pelos oxímetros, mas é preciso cautela. Veja, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/a-covid-19-gerou-uma-corrida-pelos-oximetros-mas-e-preciso-cautela>. Acesso em: 30 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oximetria, analise as afirmativas a seguir.
I. A oximetria identifica a quantidade de oxigênio transportado pela hemoglobina.
II. Valores de saturação de oxigênio acima de 80% são considerados ideais.
III. Pacientes com saturação abaixo de 90% têm indicação de oxigenioterapia.
IV. O oxímetro é indicado para o tratamento das sequelas respiratórias do Covid-19. 
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I e III.
Resposta correta
2. 
II e IV.
3. 
II e III.
4. 
III e IV.
5. 
I e II.
9. Pergunta 9
Leia o trecho a seguir:
“A exposição às partículas disseminadas no ambiente laboral contribui para 15% das doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Estima-se que 2% a 8% de todos os cânceres sejam causados por agentes presentes no ambiente laboral, produtos químicos em sua maioria. Entre estes, estão o arsênico, amianto, benzeno berílio, cádmio, cromo, níquel, diesel, entre outros, utilizados largamente em vários setores produtivos.”
Fonte: ASSUNÇÃO, A. A.; ABREU, M. N. S.; NUNES, P. S. N. Fatores associados ao autorrelato de exposição a substâncias químicas no trabalho no Brasil: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 54, n. 92, p. 2, 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a anamnese do paciente com problemas respiratórios, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As informações relacionadas ao tempo de exposição ocupacional a substâncias agressoras ao sistema respiratório são de grande importância na anamnese. 
Porque:
II. O fisioterapeuta deve buscar compreender como se deu a transição do estado saudável para o estado de doença de seus pacientes. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
Resposta correta
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
10. Pergunta 10
Leia o trecho a seguir: 
“A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é multifatorial e se caracteriza por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), cujos principais fatores de risco incluem idade, etnia, excesso de peso, ingestão de sódio, ingestão de álcool, sedentarismo, baixa escolaridade e fatores genéticos. Cerca de 31% da população adulta, aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas no mundo, é portadora de HAS. No Brasil, a doença afeta cerca de 30% da população e constitui-se no maior fator de risco para lesões cardíacas e cerebrovasculares, além de ser importante causa de invalidez permanente.”
Fonte: MENEZES, T. C.; PORTES, L. A.; VARGAS E SILVA, N. C. O. Prevalência, tratamento e controle da hipertensão arterial com método diferenciado de busca ativa. Cadernos de Saúde Coletiva, [s. l.], v. 28, n. 3, p. 326, 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sinais vitais, pode-se afirmar que os valores considerados de normalidade para a pressão arterial são: 
1. 
pressão sistólica ≤ 120 mmHg e pressão diastólica ≤ 80 mmHg.
Resposta correta
2. 
pressão sistólica ≤ 140 mmHg e pressão diastólica ≤ 110 mmHg.
3. 
pressão sistólica ≤ 110 mmHg e pressão diastólica ≤ 70 mmHg.
4. 
pressão sistólica ≤ 150 mmHg e pressão diastólica ≤ 80 mmHg.
5. 
pressão sistólica ≤ 80 mmHg e pressão diastólica ≤ 120 mmHg.

Continue navegando