Buscar

Avaliação Final Objetiva Climatologia Geográfica (GED104)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) Climatologia Geográfica (GED104)
1Para além das associações entre clima e saúde, a inter-relação Clima x Agricultura é outro aspecto fundamental para os seres humanos desde há muito tempo. De modo geral, desde que o homem deixou de ser nômade, os conhecimentos agrícolas passaram a se desenvolver. Dentro desse desenvolvimento, incluem-se as observações empíricas pelas diferentes populações e também os conhecimentos científicos, compreendendo o papel dos tipos de tempo e dos climas nos mais diversos cultivos existentes no mundo. Sobre as relações entre clima e agricultura, assinale a alternativa CORRETA:
A
A geada negra que atingiu o norte do Paraná é avaliada como um evento sem muita expressão no decurso do século XX para o Brasil, uma vez que não produziu impactos relevantes.
B
Os eventos climáticos extremos e/ou prolongados tendem a ser muito impactantes para a agricultura, seja uma seca, um período muito chuvoso, uma granizada, um tornado, uma geada, uma onda de calor ou de frio, entre outros
C
As condições climáticas não influenciam todas as fases do ciclo vegetativo de uma planta.
D
Segundo Ayoade (1996), existem quatro tipos de secas, sendo elas: permanente, sazonal, contingente e invisível. A seca contingente pode ser a mais prejudicial, uma vez que a mesma ocorre em climas áridos e semiáridos.
2A paleoclimatologia, de forma geral, refere-se ao estudo dos climas do passado, em condições pretéritas à existência de equipamentos e técnicas para medir/registrar os elementos climáticos. O estudo da paleoclimatologia pode ser feito a partir de diversas técnicas, incluindo, como vimos, a dendroclimatologia e os testemunhos de gelo. Sobre a paleoclimatologia, analise as sentenças a seguir:
I- Bolhas de gás confinadas em núcleos de gelo nos dizem que os níveis atmosféricos de dióxido de carbono (CO2) atuais são significativamente mais elevados do que nos últimos 800.000 anos. De acordo com os dados do Observatório Mauna Loa, localizado no Havaí, em fevereiro de 2020, a quantidade de CO2 na atmosfera terrestre foi de 200,11 ppm.
II- A Pequena Idade do Gelo ocorreu entre os anos de 1450 a 1850 d.C. (século XV-XIX), isto é, anterior ao Período Quente Medieval. A temperatura média do planeta chegou a ~1 °C neste período.
III- Durante uma era glacial, o gelo retrocede consideravelmente e, por consequência, a temperatura do ar passa por rebaixamento. Já um período interglacial é o momento mais quente entre as eras glaciais, ao longo dos interglaciais as geleiras avançam.
IV- O paralelo entre as reconstruções de temperatura pelos testemunhos de gelo e os registros de concentração de CO2, indicam que o período glacial concorda com a baixa concentração de CO2, enquanto o interglacial está ligado com a elevada concentração CO2 .
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
3As massas de água são um dos grandes fatores que regulam o clima de uma região, tornando-o mais ameno. Outro elemento igualmente importante é a cobertura vegetal. Atualmente, muito se debate sobre o papel cobertura vegetal nos ambientes urbanos. Sobre a importância da cobertura vegetal nos ambientes urbanos, analise as sentenças a seguir:
I- A cobertura vegetal melhora a qualidade do ar, reduz o impacto das gotas da chuva e reduz o efeito das "ilhas de calor".
II- A cobertura vegetal promove o aumento da temperatura, aumenta a amplitude térmica, aumenta a absorção do calor e diminui a umidade relativa do ar.
III- A vegetação ameniza a temperatura nos ambientes urbanos e garante um ambiente propício ao bem-estar da população urbana. Portanto, é importante favorecer a execução de cobertura vegetal nestes ambientes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
4Na classificação de Strahler, os climas do Brasil são governados por massas de ar equatoriais e tropicais. Entre os diferentes tipos climáticos da classificação de Strahler, é coreto afirmar que aquele que exibe duas estações bem definidas ao longo do ano: um quente e chuvosa e outra fria e seca é o clima:
A
Litorâneo úmido.
B
Tropical seco.
C
Tropical seco-úmido.
D
Equatorial úmido.
5Segundo um estudo publicado pelo Centro Hadley, do Departamento Meteorológico da Grã-Bretanha, a temperatura global deve subir 4 °C até meados de 2050, caso sejam mantidas as atuais tendências de emissões de gases do efeito estufa. Sobre as previsões futuras e acontecimentos em curso, analise as sentenças a seguir:
I- Se parte da Amazônia morresse por conta de uma seca, isso exporia o solo e poderia contribuir com o aquecimento da atmosfera na região.
II- O degelo da calota polar proporciona à luz do sol uma maior superfície de água escura, que absorverá mais radiação e provocará efeitos ainda mais descontrolados sobre o clima global.
III- A neve do Kilimanjaro (maciço vulcânico localizado na Tanzânia no continente africano) está se reduzindo a cada ano. Uma hipótese para esta ocorrência é aquecimento global, com efeitos similares em outras regiões do planeta.
IV- A queima de combustíveis fósseis já não é mais uma preocupação para os teóricos do aquecimento global, pois estes gases podem ser removidos pelos Mecanismos de Tecnologia Limpa, que inibe do aquecimento global.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
6As associações entre saúde humana e o clima já eram realizadas na antiguidade clássica, com Hipócrates (~480 a. C.). Portanto, considera-se que estudos sobre climatologia são muito antigos. Contudo, do ponto de vista de uma sistematização, é CORRETO afirmar que a concepção, desenvolvimento e publicação dos conceitos e princípios importantes da climatologia, entre os séculos XVIII e XIX, foi realizada pelo geógrafo e naturalista:
A
Paul Vidal de La Blache.
B
Alexander von Humboldt.
C
Immanuel Kant.
D
Gerardus Mercator.
7Uma porção unitária de ar atmosférico, de grandes proporções, que permanece em repouso sobre uma determinada região continental ou marítima, adquirindo características termodinâmicas próprias de temperatura, umidade e pressão atmosférica é um conceito atribuído a;
A
Ventos de leste.
B
Massas de ar.
C
El Niño.
D
Oscilação Decadal do Pacífico.
8Os sistemas frontais são processos importantíssimos na dinâmica dos tipos de tempo, na caracterização dos climas do Brasil e nas atividades humanas em diversos setores. Suas repercussões vão desde fortes chuvas até dias ensolarados prolongados. Com base nas características dos sistemas frontais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A frente polar atlântica (FPA) é considerada uma zona de contato semiperene entre massas de ar provenientes do polo e massas tropicais. Ademais, também é reconhecida como uma frente fria que avança na direção polo-equador.
(    ) Um sistema frontal pode ser considerado a colisão de massas de ar com particularidades termodinâmicas idênticas.
(    ) Uma frente fria se configura quando o ar frio, mais denso, de gênese polar, desloca o ar quente que já estava presente em um determinado local para cima (verticalmente) e para frente. Repercussões causadas por esse movimento podem ser chuvas e até granizadas, isto porque ao se elevar, o ar quente se arrefece, satura, condensa e as nuvens geradoras de chuva começam a se formar.
(    ) Nas cartas sinóticas, a ilustração que representa uma frente oclusa é uma linha azul com triângulos de mesma cor.
(    ) Uma frente estacionária ocorre quando uma frente fria se conserva quase permanente em uma área por um curto período, movendo-se de modo devagar e com poucas nuvens se formando.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V - V.
B
V - V - V- F - F.
C
V - F - V - F - F.
D
V - F - V - F - V.
9A atmosfera é o invólucro gasoso da Terra, constituído por centenas de quilômetros de extensão, responsável por inúmeros fenômenos, mantida pela gravidade e possui diversas camadas com peculiaridades distintas. Com base na parcela fora da atmosfera, que some aos poucos na heliosfera, em que temos a presença, por exemplo, de satélites e de astronautas, assinale a alternativa CORRETA:
A
Mesosfera.
B
Estratosfera.
C
Exosfera.
D
Troposfera.
10Existem profissionais com atribuições para a realização de previsões do tempo e/ou previsões climáticas no país. Sobre a atuação dos profissionais da área de climatologia para tais previsões, analise as sentenças a seguir:
I- A ciência geográfica pode e deve se apropriar de informações sobre o tempo para antecipar e resolver problemas, como aqueles associados ao planejamento regional e urbano, aos desastres, ao setor de produção de energia, entre outros.
II- Para o setor de produção de energia às atribuições dos geógrafos e as contribuições da climatologia são ínfimas, sendo assim, somente a meteorologia pode contribuir auxiliando na tomada de decisões e em políticas públicas.
III- Geógrafos e os professores de geografia podem extrair e usar informações essenciais destes prognósticos para aplicá-las ao objeto de estudo da geografia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.

Outros materiais