Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE: AV3
	Nomes completos dos componentes do grupo: 
Alessia Maria Dias Monteiro
Ana Carolina Galvão de Menezes
Bruno dos Santos Vasconcelos 
Dayane Stefanie Bispo Conceição
	Curso: Psicologia
	Componente curricular: 
Teorias da Aprendizagem
	SEMESTRE : 4°
	Professor: Diogo Esmeraldo Cavalcante
	Data: 15/10/2021
	TURNO : Noturno
O primeiro texto que escolhemos para trazer a esta resenha comparativa é sobre a dimensão construtivista em Jean Piaget, capítulo quatro do livro “Teorias da Aprendizagem, um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico” de Makeliny Nogueira , doutora em Educação pela PUC - SP e graduada em filosofia Pela Universidade de Ouro preto, e a Daniela Leal, graduada em Pedagogia pela Uni Sant´ Anna e doutora em Educação pela PUC – SP também. 
O texto supracitado tem como objetivo principal mostrar a teoria de Piaget, do desenvolvimento humano, como se dá a gênese da inteligência nas crianças e mais a frente, da adolescência em diante, dessa forma, foi denominado de epistemologia genética. Primeiramente, ele mostra a biografia do teórico, citando as obras, estudos científicos e formação do Jean Piaget. Durante o desenvolver desse primeiro texto, é colocado em nota os conceitos criados por ele, por exemplo, o de equilibração, adaptação, assimilação, acomodação e, sobretudo, como se dá a formação deles. 
Num contexto mais histórico, o livro em que esse texto está inserido, a sua 2° edição foi publicada em 2015, pela editora Intersaberes, que marca uma grande contribuição científica para mais estudos sobre a teoria construtivista e da aprendizagem, postulada por Piaget.
Outrossim, avalia-se que é de suma importância estudar e entender sobre o conceito do processo de equilibração majorante, que foi dado por Piaget como: todo organismo vivo procura manter um estado de equilíbrio ou de adaptação com o seu meio, nesse âmbito, existem também esquemas mentais que estão presentes no indivíduo, que o auxiliará no processo de assimilação do meio, acomodação, que, por conseguinte, irá gerar a equilibração no indivíduo. 
Além disso, é importante salientar que Piaget trouxe quatro estágios que são fundamentais para a construção da inteligência humana. Em primeiro lugar, tem-se o estágio sensório – motor (0 a 2 anos aproximadamente), nesta fase marca-se o processo do bebê trazer tudo para si, manipulação de tudo que vê, pela exploração de objetos, utilização de sentidos e de ações motoras. O segundo é o Pré – operatório (dos 2 anos aos 7 anos aproximadamente), nesta fase é introduzida a linguagem, e é também mais voltada para o pensamento egocêntrico. Logo após vem o estágio operacional concreto (dos 7 anos aos 12 anos aproximadamente), fase em que as operações concretas são de extrema importância, ou seja, é necessária a presença concreta do objeto. Por fim, o estágio operacional formal (12 anos em diante), um grande marco é a capacidade do pensamento abstrato, operações com pensamentos hipotéticos – dedutivo. 
Durante a leitura e estudo desse texto, entende-se que a visão do teórico é construtivista, visto que a inteligência é construída por estágios e estruturada pelas experiências e o próprio desenvolvimento biológico. Após a análise crítica do texto de Nogueira e Leal, é possível trazer o segundo texto para a comparação dos mesmos. O segundo texto é de Denise da Cruz Gouveia, psicopedagoga e psicanalista, possui mestrado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano, pela universidade de São Paulo. Dessa forma, o texto está presente no livro “Psicopedagogia – Teorias da aprendizagem”, capítulo quatro, que foi publicado pela AllBooks, casa do psicólogo. 
Desse modo, percebe-se que os dois textos são bastante parecidos, seguindo a linha de demonstrar explicitamente e de forma clara a teoria epistemológica de Jean Piaget, relatando conceitos e os estágios. Em contrapartida, há algumas diferenças como: no texto da Denise Gouveia, ela utiliza diversas imagens para exemplificar conceitos do teórico, e faz também acréscimos além do que se objetiva, como por exemplo, citar Kant, de modo que tenta mostrar uma semelhança com a epistemologia Kantiana e a Piagetiana, entre a razão e a experiência.
A autora do segundo texto argumenta que a teoria construtivista de Piaget tem extrema importância e muitos pontos a serem estudados, ela também frisa a importância de correntes filosóficas como o estruturalismo. Nesse sentido, a autora demonstra as consideráveis contribuições de Jean Piaget para a psicopedagogia e pedagogia, que para ela, uma das mais importantes é de que tanto a realidade como o conhecimento não são registrados de modo imediato, mas intermediados pela ação e pelo pensamento do sujeito, num processo de construção. Além disso, no texto dois, estão mais claramente exemplificados e detalhados os conceitos propostos pelo teórico, tento em vista que no segundo texto há um adicional dos conceitos de sujeito e objeto, que no primeiro texto não tinha. No texto da Denise, chegando ao final, são explicadas as etapas de desenvolvimento do desenho, da escrita, do número e do desenvolvimento cognitivo, mostrando também estudos sobre diagnósticos, o que mostra uma diferença significativa do texto um. 
Em suma, de acordo com o estudo comparativo feito, chegamos à conclusão de que ambos os textos são muito bons e cada um tem sua própria linha de pensamento e estruturação de conteúdo, dessa forma, a leitura dos dois é bastante importante e utilizam de didáticas práticas e de fácil entendimento para o leitor, além disso, foi possível identificar as principais diferenças e semelhanças de ambos os textos, de modo que percebemos a singularidade e contribuição de cada um desses trabalhos científicos produzidos por autoras renomadas e competentes, embora haja grandes diferenças, são esses fatores que complementam e nos fazem aprender a utilizar de diversos textos para estudos e aprendizado. Destarte, é bastante notória a importância e contribuição da epistemologia de Piaget para a psicologia, psicopedagogia e pedagogia.
REFERÊNCIAS
· NOGUEIRA, M; LEAL, D. Teorias da Aprendizagem: Um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 2ª Edição. Curitiba: Editora Intersaberes, 2015. 
· BARONE, L ; MARTINS, L; CASTANHO, M. Psicopedagogia: Teorias da Aprendizagem. 1ª Edição. Belo Horizonte: Casa Do psicólogo, 2011.

Mais conteúdos dessa disciplina