Buscar

Lâmina 28

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lâmina 28
Estrutura: Osso longo de cão jovem – HE
Classificação: Ossificação Intramembranosa
Observar: Osteoclastos, osteoblastos, osteócitos e matriz óssea.
Características: A ossificação intramembranosa inicia-se quando células mesenquimais diferenciamse em osteoblastos (ponto de ossificação) que se transformarão em osteócitos quando a matriz for sintetizada. Osteoclastos são células gigantes, multinucleadas, e estão junto à superfície óssea, normalmente no interior de lacunas (de Howship), mas podem ocorrer soltos na preparação. Osteoblastos são ricas em ergastoplasma e secretam substância fundamental amorfa contendo proteinoglicanas e glicoproteínas e os precurssores das fibrilas de colágenas.
Função: alto grau de rigidez e resistência à pressão – proteção e sustentação
Procedimento: Observe os osteoclastos. Na parte mais periférica de diáfise note o periósteo. Este originou-se de um pericôndrio que envolvia a peça cartilaginosa e serviu de modelo para a formação do osso. Na sua camada mais interna (osteogênica) notam-se osteoblastos.
Lâmina 28
Estrutura: Osso longo de cão jovem – HE
Classificação: Ossificação Endocondral
Observar: osteoblastos, osteócitos, trabéculas, matriz óssea, disco epifisário (zonas de ossificação).
Características: É conhecida como formação óssea indireta, ou seja a porção da cartilagem hialina é decomposta e substituída por tecido ósseo (osteogênese indireta). Verifique que na epífise formou-se um centro de ossificação. Notam-se aí áreas de tecido ósseo primário envoltas por cartilagem. Esta permanecerá nas superfícies articulares e no disco epifisário.
Função: alto grau de rigidez e resistência à pressão – proteção e sustentação.
Procedimento: Observe a parte central da diáfise. Houve progressiva calcificação da cartilagem preexistente, com posterior destruição e invasão por tecido conjuntivo. Este trouxe células que determinam o aparecimento de osteoblastos. Estas células iniciaram a formação de tecido ósseo que progressivamente vai substituindo a cartilagem. Note que as trabéculas de osso primário estão colocadas sobre regiões mais basófilas – exatamente os restos de cartilagem, a matriz óssea é mais acidófila, estando avermelhada ou em rosa.Observe a ocorrência de tecido mielóide nos espaços medulares determinados pelas trabéculas ósseas.
Zona de cartilagem em repouso - nota-se a cartilagem hialina, com pequenos condrócitos.
Zona de cartilagem seriada - os condrócitos estão dispostos em fileiras longitudinais (mitoses dos condrócitos).
Zona de cartilagem hipertrófica - os condrócitos são volumosos (hipertrofia).
Zona de cartilagem calcificada - notam-se lacunas vazias em decorrência da morte de condrócitos e a matriz intercelular se mostra calcificada, isto é indicado pela acentuada basofilia.
Zona de formação óssea - com geralmente uma camada de tecido ósseo (acidófilo, em rosa) sobre os restos de cartilagem (basófilos).

Outros materiais