Buscar

AVALIAÇÃO 1-CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS ARTICULADAS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRIMEIRA AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS ARTICULADAS II ,
1-O crescimento celular é definido como o aumento coordenado de todos os constituintes celulares. Este aumento pode estar associado ao aumento do tamanho de uma célula ou do número de células, em consequência da multiplicação celular, ou a ambos. O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população. Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação. Durante um ciclo de divisão celular correspondente ao tempo de geração ou duplicação, todos os componentes celulares mensuráveis (por exemplo, ácidos nucleicos, proteínas, lípidos) duplicam, acompanhando a duplicação do número de células e da quantidade de biomassa presente. Em condições nutricionais e ambientais adequadas, às quais o microrganismo está adaptado, a população celular encontra-se numa fase de crescimento equilibrado, a fase de crescimento exponencial. O crescimento microbiano é frequentemente acompanhado com base na curva que representa o crescimento de uma população de um determinado microrganismo, conforme podemos observar na figura: Sabendo que existem vários fatores que influenciam no crescimento bacteriano, responda:
a) Quais os fatores que favorecem o crescimento bacteriano?
Fatores ambientais como, temperatura, alimento, oxigênio, ph e humidade.
b) Em qual das fases o crescimento bacteriano e mais acelerado? 
Na fase exponencial: Log
c) Como o uso de desinfetantes influencia no crescimento bacteriano?
 O uso de desinfetante em superfícies inanimadas ou objeto, influencia de forma a matar ou controlar o crescimento bacteriano
2, 
2-A cavidade oral pode abrigar de 400 a 1000 espécies bacterianas. Pode-se estimar, portanto, que o cirurgião dentista trabalha com microbiota complexa, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Caso não sejam adotadas medidas corretas de biossegurança, o profissional ficará cada vez mais exposto a doenças infecciosas. Esse tipo de doença ocorrerá quando o microrganismo patogênico conseguir invadir o hospedeiro, sobreviver e multiplicar. Com relação à cárie, responda: 
a) É formada por uma flora residente ou transitória?
Flora residente
b) Como evitar que bactérias presentes na cavidade bucal causem a cárie?
Evita-se a carie, mantendo a flora residente em equilíbrio, com bons hábitos alimentares e higiênicos.
 c) Qual o efeito do uso de antissépticos, como clorexidina, na flora bucal?
Requer resposta. Texto Multilinha.
O antisséptico bucal auxilia no controle do biofilme, combatendo a placa bacteriana, mas o uso indiscriminado pode matar flora residente, ferir a mucosa bucal e favorecer desenvolvimento de patógenos, elevando risco para saúde bucal e consequentemente do organismo em geral.(2 Pontos)
3, 
3-Toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo. No entanto, por injeção, em quantidades muito pequenas, em um músculo facial específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas. Com relação ao Clostridium botulinum e sua neurotoxina, responda:
a) Qual a classificação desta bactéria em relação à coloração Gram? 
Gram-positiva
b) Diferencie as toxinas produzidas por bactérias Gram positivas e Gram negativas.
Requer resposta. Texto de linha única.(2 Pontos)
Endotoxina é uma toxina liberada pela membrana externa da bactéria quando morre. É produzida exclusivamente por bactérias Gram-negativas.
Exotoxina é altamente toxica, liberada pelas bactérias ainda vivas, tanto Gram-positivas, quanto Gram-negativas.
4-As bactérias são organismos unicelulares procariontes e fazem parte do reino monera, recebem diferentes nomes relacionadas ao seu formato, como bacilos, cocos ou espirilos. Podem ser encontradas em todos os tipos de habitats até os mais extremos. Sobre as bactérias, assinale a alternativa CORRETA:Requer resposta. Opção única (2 Pontos)
Reproduzem-se sexuadamente, através apenas do processo de conjugação.
São imóveis, os flagelos servem somente para fixação.
Não apresentam membrana celular.
No citoplasma da célula bacteriana, é possível perceber a presença de apenas um tipo de organela: os ribossomos.
As bactérias são organismos unicelulares, que crescem apenas na presença de gás carbônico (CO2) sendo classificadas como aeróbicos.
55,
5-A flora vaginal é um sistema equilibrado, com cerca de 50 espécies de bactérias, existindo um equilíbrio entre os agentes patogênicos e não patogênicos. Este sistema é influenciado pelos hormônios, pela higiene, contraceptivos orais, espermicidas, por doenças e pela genética. Muitos dos microrganismos que existem na secreção vaginal são bacilos, como os Lactobacilus acidophilus, que representam cerca de 95% do total da flora vaginal. A sobrevivência destes bacilos depende da riqueza do epitélio vaginal em glicogênio, que por sua vez depende dos níveis de estrogênios.
a) Explique porque a presença de lactobacilos protege o epitélio vaginal contra agentes patogênicos, como a Candidíase?
Os Lactobacilos em equilíbrio, através da competição por alimento, nichos e controle do ph da mucosa vaginal, dificultam patógenos se desenvolverem, evitando assim, infecções vaginais.
 b) Qual a relação dos lactobacilos com os níveis do hormônio Estrogênio? 
Se a produção de Estrogênio estiver normal, os Lactobacilos encontram condições favoráveis para se manterem em equilíbrio na flora vaginal, mas se a produção de Estrogênio cai, diminue a presença dos mesmos, causando desequilíbrio e favorecendo crescimentos de patógenos que causam infecção vaginal.

Continue navegando