Buscar

AVALIAÇÃO 2- Ciências Morfológicas Articuladas II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2ªAvaliação CIENCIAS MORFOLÓGICAS ARTICULADAS II 
(bactérias, vírus e fungos)
1-A doença do coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto. A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresentará sintomas leves a moderados e se recuperará sem tratamento especial. O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies. Você pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. Após infecção pelo vírus, a carga viral no organismo aumenta rapidamente em poucos dias. Mas o paciente permanece assintomático, pois ainda está no período de incubação. O vírus pode permanecer incubado durante dias. Após alguns dias de incubação, surgem os primeiros sintomas, como febre alta e tosse seca. Esses sintomas duram em torno de 1 semana e o maior risco de complicações respiratórias, como pneumonia, ocorre entre 8 a 9 dias. Neste momento, o organismo inicia a produção de anticorpos, a fim de combater e, na maioria dos casos, vencer a infecção. O primeiro anticorpo a ter seus níveis aumentados é o IgM e, posteriormente, o IgG. a) Na realização de teste rápido para detecção do covid-19, o que representa a presença de Imunoglobulina M (IgM) e da Imunoglobulina G (IgG)? b) Sabendo que as imunoglobulinas são responsáveis pela imunização de pessoas que entraram em contato com agentes patogênicos, ou partes desses agentes, diferencie imunização ativa de imunização passiva. 
RESPOSTA:
a) A presença de IgM no teste, representa que o organismo da pessoa está infectado pelo COVID-19, pois são anticorpos da imunidade inata, presentes na ação de patógeno. A presença da IgG indica que o individuo ja teve contato com o COVID-19 e já criou imunidade, pois são anticorpos de imunidade adquirida.
No exemplo abaixo, o individuo já tem imunidade ou seja, não está com COVID-19, pois a presença de IgG é alta.
b) Imunização ativa é aquela que acontece quando o organismo é estimulado a produzir anticorpos e acontece através do contato direto com o microrganismo ou pela vacina e, gera resposta imune do organismo num possível retorno do microrganismo. Imunidade passiva é aquela que não estimula o organismo a produzir anticorpos, como o soro que já fornece os anticorpos prontos e portanto não gera resposta de imunidade adquirida caso ocorra novamente, um possível contato com o patógeno. 
2- O vírus, apesar de não ser considerado um organismo vivo, pode se replicar no interior de células vivas, dando origens a novos vírus. A replicação dos vírus pode ocorrer de duas formas, classificadas como ciclo Lítico ou lisogênico. Diferencie o ciclo Lítico e Lisogênico.
RESPOSTA:
 No síclo lítico, o vírus é replicado dentro de uma célula viva que ele infectou, assume o controle dela, disseminando RNA, e a célula multiplica o virus que leva a lize da mesma e irão infectar outras células. No ciclo lisogênico, o vírus não assume o controle da célula, ele se replica pela reprodução da bactéria infectada por ele.
3- Assinale a opção em que há correspondência entre o ser e aquilo que se afirma sobre ele.
O protozoário é unicelular, pode ser parasito ou de vida livre e causar dengue.
O vírus é parasito intracelular e causa, em animais e vegetais, doenças invariavelmente prevenidas por meio de vacinas.
O fungo é uni ou pluricelular, pode causar candidíase e ser usado nas indústrias alimentícia e farmacêutica. (correto)
A bactéria é unicelular, pode causar poliomielite e ser usada na indústria alimentícia.
4-O “sapinho” e a “frieira” são processos patológicos que afetam o corpo humano em função da atividade de microrganismos catalogados como: 
Bactérias
Vírus
Fungos (correto)
Protozoários
5-Cientistas da Universidade Estadual de Nova York, EUA, sintetizaram o vírus da poliomielite. Foi o mais perto que se chegou de criar-se vida em laboratório, já que os vírus, embora tenham material genético e capacidade de se multiplicar como bactérias, plantas e seres humanos, não são considerados organismos vivos. Os seguintes esquemas simplificados sugerem alguns dos possíveis mecanismos que poderiam explicar a multiplicação viral em uma célula: Identifique o esquema que representa o mecanismo de multiplicação do vírus da AIDS: 
Esquema I Esquema II Esquema III Esquema IV (correto) Esquema V
6-Com relação às doenças causadas por microrganismos, associe a doença com o agente etiológico: 1 - Catapora 2 - Poliomielite 3 - Mononucleose ou doença do beijo 4 – Condiloma Acuminado 5 - Raiva 6 – Febre Amarela ( ) Papilloma vírus humano ( ) Herpes zoster ( ) Lyssavirus ( ) Flavivirus ( ) Epstein barr ( ) Enterovirus. 
4, 3, 6, 5, 1, 2 3, 1, 6, 5, 2, 4 1, 4, 6, 2, 3, 5 4, 1, 5, 6, 3, 2 (correto)
7-O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem ao reino Fungi. Com relação a esse grupo assinale a(s) proposição (ões) VERDADEIRA(s). 1. São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e autotróficos. 2. Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo. 3. Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos. 4. Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo. 5. Na alimentação humana são utilizados, por exemplo, na fabricação de queijos, como o roquefort e o gorgonzola. 6. Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios. Marque a alternativa abaixo, que contem o número das proposições verdadeiras acima. 
1, 3, 5, 6 2, 3, 6
2, 3, 4, 5 (correto) Todas as alternativas são corretas
8-Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi. 
São autotróficos e realizam fotossíntese. (Incorreta)
Produzem antibióticos.
São capazes de realizar fermentação.
Realizam decomposição de matéria orgânica.
Suas células não possuem cloroplastos.
9-Atualmente, muitas doenças têm preocupado a população mundial, tais como a AIDS, a febre amarela, o possível retorno da varíola e, mais recentemente, a SARS. Todas elas são causadas por vírus, e sobre esses organismos é INCORRETO afirmar que. 
São estruturalmente semelhantes às bactérias, podendo apresentar DNA ou RNA como material genético. (Incorreta)
Apresentam ciclos de vida lítico ou lisogênico. No ciclo lítico, determinam a destruição da célula infectada.
Comandam o metabolismo celular do hospedeiro para a produção de proteínas de seu capsídeo e duplicação do seu material genético.
Apresentam a enzima transcriptase reversa, quando têm RNA como material genético, que produz um DNA viral para ser integrado ao DNA do hospedeiro.
São parasitas obrigatórios, mas alguns podem sobreviver cristalizados por muitos anos.
10-Amostras de liquens viajarão ao espaço para participar de uma experiência com a qual a Agência Espacial Européia pretende verificar se organismos vivos podem viajar de um planeta a outro “a bordo” de meteoritos. Os liquens, selecionados por terem grande resistência, ficarão dentro de um dispositivo que simulará as condições de um meteorito em movimento. a) Quais os organismos envolvidos na formação dos liquens? b) Algumas experiências têm mostrado que, quando os organismos que compõem os liquens são separados, um tem melhor desempenho que o outro. Esses resultados têm levado ao questionamento da ideia de que os liquens são exemplos de mutualismo. Por quê?
RESPOSTA:
a)	Os organismos que formam os líquens são fungos e algas
b)	As algas favorecem matéria orgânica ( alimento) para os fungosenquanto os fungos, desenvolvem ambiente favorável para sobrevivência das algas, protegendo de se ressecarem, mas as algas podem se adapar melhor na ausencia dos fungos por produzir seu próprio alimento, porém os fungos terão mais dificuldades para sobreviverem por serem imóveis e dependerem das algas para ter sua alimentação, que é feita pela absorção. 
11-Entre as doenças a seguir citadas, assinale aquela que não é causada por vírus. 
Gripe AIDSCaxumba Varíola Tétano (Incorreta: é bactéria) 
12-As doenças abaixo podem ser prevenidas pelo uso de vacinas, exceto: 
Rubéola Sarampo Hepatite C Poliomielite Febre amarela

Outros materiais