Buscar

Planejamento alimentar nos ciclos da vida Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O carboidrato é um nutriente de suma importância para o organismo humano e possui dentre diversas funções, o fornecimento de energética. Podemos classificar os carboidratos de acordo com o grau de polimerização em carboidratos simples e complexos (DEMONTE, 1998; POMIN; MOURAS, 2006), disserte de maneira objetiva a diferença existente entre carboidratos simples e complexos.
FONTE: DEMONTE, A. Carboidratos. In: DUTRA-de-OLIVEIRA, J. E., MARCHINI, J. S. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier, 1998. p. 71-85.
POMIN, V. M.; MOURAS, P. A. S. Carboidratos. Ciência Hoje, [S. l.], v. 39, n. 233, p. 24-31, dez, 2006. Disponível em: http://www.dbm.ufpb.br/~marques/ Artigos/carboidratos.pdf. Acesso: 11 jul. 2021.
Resposta esperada
*Os carboidratos simples ou açucares são aqueles constituídos por uma ou duas moléculas de sacarídeos ou açúcares, como por exemplo a glicose e a frutose. *Já os carboidratos mais complexos são formados por muitas moléculas de sacarídeos ligadas entre si através das ligações glicídicas. Temos como exemplo de carboidrato complexo o amido, formado por várias unidades de açúcares. *A classificação dos carboidratos em simples e complexos se vale do grau de polimerização, ou seja, quanto ao número de moléculas de sacarídeos existente na cadeia.
Minha resposta
Os carboidratos simples são formados por uma ou duas moléculas de sacarídeos. Já os carboidratos compostos são composto por mais dez monossacarídeos ligados por ligações peptídicas.
2"Dietas da moda" é um termo utilizado a formas de alimentação praticados geralmente com objetivos relacionados à aparência, principalmente voltadas ao emagrecimento e ao crescimento de massa muscular. Na maioria das vezes, essas dietas são realizadas pelo próprio indivíduo sem a orientação de um profissional, o que gera grande preocupação acerca da saúde de quem as pratica (TOLEDO et al., 2013; CUPPARI, 2014). Disserte sobre os riscos envolvidos na prática de "dietas da moda".
FONTE: TOLEDO, Mariana Tâmara Teixeira; ABREU, Mery Natali; LOPES, Aline Cristine Souza. Adesão a modos saudáveis de vida mediante aconselhamento por profissionais de saúde. Rev. Saúde Pública 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v47n3/0034-8910-rsp-47-03-0540.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
CUPPARI, Lilian Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 3. ed. ver e ampl. São Paulo: Manole, 2014.
Resposta esperada
*As dietas da moda, de modo geral, são altamente restritivas em energia, e que por consequência do baixo teor calórico acabam por não suprirem as necessidades nutricionais de seus adeptos. *A prática de dietas restritivas, tendem ao insucesso principalmente no momento da manutenção, pois comumente gera grande ansiedade e perda de motivação. *As consequências fisiológicos e nutricionais destas dietas tendem a gerar grande preocupação acerca de deficiências nutricionais, uma vez que as dietas da moda não consideram as necessidades nutricionais individuais e podem gerar riscos à saúde de populações mais vulneráveis, como gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes, devido ao desencadeamento de patologias como: *desnutrição energético proteica, problemas buco-dentais, anemias, diversas deficiências nutricionais e alterações do metabolismo energético, além de estresse, ansiedade, depressão, problemas psicossociais e transtornos alimentares.
Minha resposta
As dietas da moda faz a restrição de nutrientes, calorias ou volume alimentar, uma dieta não equilibrada gera déficit nutricional, levando ao desenvolvimento de patologias como: problemas buco - dentais, anemias, desnutrição proteica/energética, deficiências nutricionais, alterações metabólicas, desenvolvimento de problemas comportamentais, social e psicológicos.

Continue navegando