Buscar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É fato que a Base Nacional Comum Curricular muda muita coisa em relação à educação em nosso país, portanto é necessário que estejamos atentos no sentido de entender seus principais objetivos e as mudanças na prática das instituições de ensino. 
Percebe-se como inconteste o fato de que a BNCC é uma ferramenta que irá definir os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil. Porém há muitas dúvidas sobre a importância desta política pública e também sobre as mudanças que de fato ela traz para a educação. 
Em primeiro lugar se faz necessário compreender que ela é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. Assim, os currículos de todas as redes públicas e também das particulares precisam ter a BNCC como seu referencial.
A BNCC reforça as políticas educacionais importantes às quais pretendem ajudar a reduzir desigualdades e garantir os direitos de aprendizagem. 
Pelo fato de a BNCC pretender alcançar mais equidade em relação à educação, ela se apresenta mais completa do que as diretrizes adotadas atualmente, mas muitas frentes precisam ser repensadas e adaptadas conforme as orientações do documento. 
Uma das questões mais importante e que nós educadores precisamos nos atentar é que as principais mudanças que acontecem ao implementar a BNCC aparecem nas seguintes políticas educacionais: elaboração dos currículos locais, formação inicial e continuada dos professores, material didático, avaliação e apoio pedagógico aos alunos.
Diante disso, as redes municipais, estaduais e privadas precisarão revisar seus currículos e usar a BNCC como um núcleo comum para essa reelaboração. Esse fato não tira a autonomia dos estados, municípios e escolas que poderão garantir suas diversidades durante a construção. 
O que muda é o fato de que a participação dos educadores é essencial para complementar os currículos com suas propostas pedagógicas e particularidades regionais.

Mais conteúdos dessa disciplina