Buscar

questoes final unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Após estudar os conteúdos desta unidade, como você definiria o conceito de saúde? 
O termo "saúde" não significa somente ausência de doença. Conceitualmente, ele tem sido discutido de forma ampliada, sendo identificado como multiplicidade de vários aspectos humanos voltados ao bem-estar físico, mental e social. Saúde não é algo estático, deve ser construída ao longo da vida, evidenciando o fato de que ela é educável, no contexto educacional e comportamental
2) Qual a diferença entre atividade física e exercício físico? 
A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulta no gasto energético, tendo componentes e determinantes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental. Ela pode ser exemplificada por jogos, lutas, danças, atividades laborais e deslocamento, enquanto a aptidão física é adquirida em razão da prática regular de exercícios físicos. O exercício físico pode ser definido como atividade repetitiva, planejada e estruturada, que tem como objetivo a manutenção e a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física (PITANGA, 2010).
3) Qual a relação entre promoção de saúde e atividade física?
Promoção de saúde (PS) não é somente um "incentivo à saúde"; pode ser definida como processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua saúde, incluindo um conjunto de ações, intervenções, propostas, meios e movimentos que combatem as causas básicas de doença e apontam para novas formas de condições de trabalho, de vida e de relacionamento do homem consigo mesmo e com o meio ambiente. Tem relação direta com o desenvolvimento de hábitos saudáveis e a redução de comportamentos de risco, envolvendo opções, tomada de decisões e mudanças de comportamento. As diversas manifestações de atividade física podem ser utilizadas para prevenção, tratamento e promoção de saúde, contribuindo para a adoção de um estilo de vida saudável, tendo uma relação direta com a promoção de saúde.
4) Qual é o conceito de Epidemiologia e suas aplicações práticas na área da Educação Física? 
A Epidemiologia é a ciência que estuda os fenômenos da saúde-doença e seus determinantes em grupos na população. Proporciona uma visão da frequência, distribuição e dos tipos de doenças da humanidade em diferentes épocas e pontos da superfície da Terra, relacionando-as com o meio ambiente, a genética e o estilo de vida da população. 
Entre as diversas aplicações da Epidemiologia, podemos destacar: a descrição das condições de saúde da população, a investigação dos fatores determinantes da situação de saúde, a avaliação do impacto e a efetividade das ações para alterar a situação de saúde
5) Qual são os três tipos de estudos epidemiológicos? Defina cada um deles. 
Estudos observacionais 
Nos estudos observacionais, a postura do pesquisador é representada pela observação da realidade. Por exemplo: verificar o nível de atividade física de jovens universitários, ou seja, faz-se a escolha de um determinado grupo, aplica-se um método (no caso, um questionário) e tem-se os dados coletados naquele momento e fato.
O estudo transversal, também chamado de seccional ou pontual, investiga a ocorrência de um determinado evento em saúde em um período de tempo específico, tendo como objetivo fazer diagnósticos ou até mesmo monitoramento para que possíveis ações sejam estabelecidas. Para melhor entendermos, podemos exemplificar com um estudo realizado sobre diferenças de gênero na atividade física realizada no lazer. Nesse exemplo, a inatividade física seria o objeto principal de investigação do estudo e o gênero, a exposição. No resultado encontrado, verificou-se que as mulheres apontam maior prevalência de inatividade física no lazer, quando comparadas aos homens. 
Os estudos de coorte ou longitudinais consistem em acompanhar um grupo de indivíduos ao longo do tempo, observando-se, a partir da exposição, o desenvolvimento dos eventos em saúde, verificando o surgimento de novos casos e seus fatores determinantes.
6) Quais capacidades físicas devem ser trabalhadas em um programa de atividade física voltado para a prevenção de doenças? 
As capacidades físicas, ou objetivos propostos, que devem ser trabalhadas em um programa de aptidão física à saúde são: 
1) Aptidão cardiorrespiratória: capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes por longo período de tempo. 
2) Melhora da composição corporal: redistribuição dos tecidos corporais, caracterizada pelo aumento de massa magra e diminuição de tecido gorduroso.
3) Força: capacidade de resistir a um esforço contrário por determinado período de tempo, auxiliando na postura, no equilíbrio muscular e nas tarefas consideradas funcionais. 
4) Flexibilidade: melhoria na amplitude de movimento, caracterizando facilidade na mobilidade articular. 
5) Resistência Muscular Localizada (RML): capacidade de suprir a força submáxima repetidamente em curtos intervalos.

Outros materiais