Buscar

ÉTICA_Responsabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Responsabilidade Social
“Tudo é lícito, mas nem tudo me convém” (São Paulo)
Leonardo Carvalho, Liana Moura e Miguel Calmon.
	Vivemos num mundo globalizado, competitivo, altamente tecnológico, cheio de novidades e possibilidades. Vivemos na era da internet, das redes sociais e da exposição exacerbada. Vivemos num tempo onde tudo é muito rápido, ansioso, com muita informação e, com raríssimas exceções, pouco conteúdo. 
 	O mundo é diversificado: muitas culturas, muitas crenças, diferentes graus de desenvolvimento, diferentes formas de ver e encarar a vida, alguns construindo, outros destruindo. Ficou tudo macro: a violência, a liberdade de expressão, a liberdade sexual, a quantidade de informação, o brilhantismo das invenções, as doenças emocionais, a corrupção, a cobiça, a distorção da verdade, o buraco na camada de ozônio, as mudanças e os fenômenos climáticos.
Neste cenário está o ser humano que durante muito tempo passou a vida a passos lentos, ditando seu próprio ritmo e num estalar de dedos o certo e o errado ficaram relativos. O ser humano teve (e está tendo) que se reinventar para compreender e se adaptar a tantas novidades. 
Uma coisa, no entanto, não mudou: a essência desse ser humano onde reside o bem e o mau, onde está o centro das suas decisões e das suas escolhas. Permaneceu imutável a necessidade do homem de ter um norte, algo que o ajude a não vagar perdido neste planeta cada vez mais “plano” e desafiador. É aí que entra a ÉTICA, a luz no fim do túnel, que “está relacionada com algo maior, é imutável e está da pele para dentro”.
Sem ÉTICA não há vida digna nem para esta nem para as futuras gerações; sem ÉTICA não há Responsabilidade Social nem Desenvolvimento Sustentável. Até a força da credibilidade e da boa imagem, que é o que move o poderoso mundo empresarial a pregar e praticar a Responsabilidade Social, está submissa à ÉTICA.
Ousamos dizer que só através da decisão pela prática da ÉTICA e da Responsabilidade Social é que será possível, um dia, “Acabar com a fome e a miséria”; ter “Educação básica e de qualidade para todos”; “Igualdade entre sexos e valorização da mulher”; “Reduzir a mortalidade infantil”; “Melhorar a saúde das gestantes”; “Combater a AIDS, a malária e outras doenças”; ter “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente” e “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”. Quem sabe até o Brasil deixa de ser ”cronicamente inviável”... NÃO PODEMOS PERDER A ESPERANÇA!

Outros materiais