Buscar

Relatório Estágio Engenharia Civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Aluno: Fidel Francisco Conceição de Oliveira
Manaus
Outubro – 2018
FIDEL FRANCISCO CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
	
 (
Relatório 
final 
apresentado como
 requisito
 
para 
conclusão do Estágio Supervisi
onado do Curso de Engenharia Civil, 9º período, 
d
o Centro Universitário FAMETRO.
S
upervisor
: Alessandra de Oliveira Pereira Roberto
P
rofessor
 Orientador: Patrick Hozanna
)
	
Manaus
2018
IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO
Identificação da Empresa: 
Nome: Instituto Municipal de Planejamento Urbano - Implurb
Bairro: Compensa	
CEP: 69036-110
Endereço: Av. Brasil, Nº 2.971
Cidade: Manaus		
Telefone: 3625-6572
Área na empresa onde foi realizado o estágio: Gerência de engenharia - GEN
Data de início: 10/09/2018
Data de término: 09/10/2018
Duração em horas: 88hrs
Nome do profissional responsável pelo estágio: Alessandra de Oliveira Pereira Roberto
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) destaca-se com as atividades de definição das diretrizes do desenvolvimento urbano da cidade; planejamento e ordenação da ocupação do solo; disciplina sobre a utilização dos espaços urbanos e defini políticas de controle do desenvolvimento urbano com base no Plano Diretor Urbano Ambiental de Manaus, tornando-se o órgão executivo na cidade. 
O setor da gerência de engenharia (GEN) acompanha a vistoria de pequenas e médias obras, sendo elas nas praças públicas do centro da cidade e no centro cultural de esporte e lazer ponta negra; elabora orçamentos e realiza atividade de perícia técnica, onde ocorre uma vistoria no local da denúncia, avalia-se os riscos e por fim é desenvolvido um parecer técnico.
SUMÁRIO 
1. INTRODUÇÃO4
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 5
2.1 FISCALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS OBRAS 5
2.2 ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS 6
 2.3 ELABORAÇÃO DE COMPOSIÇÕES DE CUSTOS UNITÁRIOS7
3. PROBLEMA E SOLUÇÕES ENCONTRADOS8
4. CONCLUSÕES9
5. ANEXOS-----------------------------------------------------------------------------------------10-12
	
INTRODUÇÃO
Neste relatório de estágio, estão descritas as atividades que foram realizadas durante o estágio obrigatório no período de 22 dias, com carga horária de 88 horas, totalizando 20 horas semanais, realizado no período de 10 de setembro de 2018 a 09 de outubro de 2018, no horário de 13:00 às 17:00 horas, com atuação na área da engenharia, visando adquirir conhecimento e agregar valores em cada experiência realizada.
A princípio, a primeira atividade realizada foi a fiscalização de pequenas e médias obras, a oportunidade surgiu por meio de uma denúncia feita ao setor da ouvidoria. Após o encaminhamento da mesma ao setor da engenharia, verificou-se a necessidade de visitar, acompanhado pelo engenheiro Milon, a casa do denunciante e uma obra que estava sendo realizada no terreno atrás da residência, cuja a responsável era a empresa MRV ENGENHARIA. 
Posteriormente, foi realizado um trabalho envolvendo planilhas orçamentárias, onde a empresa SIMOIS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, responsável técnica por três quiosques localizados no parque cultural de esporte e lazer ponta negra, teve a necessidade de atualizar o orçamento dos quiosques por conta de mudanças nos quantitativos utilizados e nos serviços da base SINAPI e SEMINF.
Por fim, a última atividade realizada no período de estágio foi a elaboração de composição de custos unitários, visto que um serviço não existia na base SINAPI e SEMINF por conta de sua especificidade.
4
4
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1 – FISCALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS OBRAS
A vistoria realizada na casa do denunciante revelou que os efluentes direcionados para o esgoto estavam refluindo. Na parte de trás da casa estava sendo realizada uma obra da empresa MRV ENGENHARIA, portanto o retorno de esgoto estava ocorrendo porque foram realizados cortes e movimentação de terra (para nivelar o terreno no plano da rua foi realizado um talude de corte que é aquele que se forma como resultado de um processo de corte e de retirada de material) para nivelar com cota inferior em relação a casa vistoriada. 
Entretanto ao vistoriarmos a obra da MRV, o condomínio residencial vista das castanheiras, detectamos que não só a casa do denunciante foi afetada mas, outras oito casas foram também afetadas totalizando a quantidade de nove residências. O corte realizado pelas máquinas para terraplanar o local teve como resultado o desnivelamento da casa do denunciante e outras oito moradias que ficaram na parte de cima do talude formado, com isso houve a obstrução da tubulação do esgoto do denunciante bem como das demais casas.
Para solucionar o problema, foi proposto a interligação dos esgotos das nove casas para a estação de tratamentos de efluentes do residencial ora construídos, ideia prontamente aceita pelo Drº Eduardo Camilo, engenheiro responsável pelas instalações hidráulicas do condomínio, o mesmo se comprometeu inclusive de apresentar um projeto para a captação desses refluxos bem como também das demais casas ora em construção. 
A vistoria, de modo geral, foi uma grande experiência adquirida, visto que o problema encontrado era crítico e foi verbalmente resolvido naquele momento, depois de toda uma análise feita tanto na residência do morador que fez a denúncia, quanto no local da obra. 
5
5
2.2 – ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS
A empresa SIMOIS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, por meio de medidas compensatórias, é a responsável técnica de três quiosques localizados no parque cultural de esporte e lazer ponta negra. A mesma possuía o orçamento dos três quiosques que estava defasado e que necessitava de uma atualização de serviços e valores. Logo, deu-se início a atualização da planilha orçamentária, o primeiro passo foi a alteração da base de preço utilizado, pois a planilha antiga estava com a base do SINAPI de outubro de 2017. Desse modo, a planilha foi modificada para base SINAPI de agosto de 2018. Em seguida, foi modificado os serviços e os respectivos quantitativos de todas as etapas que compunham o orçamento, como, por exemplo, serviços preliminares, trabalhos em terra, infraestrutura, supraestrutura, paredes e painéis, cobertura, revestimentos, pisos, esquadrias, instalações elétricas, instalações hidraúlicas, instalações sanitárias, instalação pluvial, aparelhos e metais, pintura, serviços especiais e serviços finais. Por fim, o orçamento teve uma mudança considerável no custo total, aumentando cerca de 12% do valor anterior.
A prática vivenciada a partir da atualização da planilha orçamentária foi bastante benéfica, pois, além do fato de colocar em prática os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula, possibilitou entender um pouco mais da real importância e influência de um orçamento em uma obra.
6
6
2.3 – ELABORAÇÃO DE COMPOSIÇÕES DE CUSTOS UNITÁRIOS
No dia 19 de setembro de 2018, o engenheiro Rhary Sih deu inicio ao orçamento de demolição de uma casa, localizada no bairro são josé, cujo o motivo era o risco de desabamento que a residência apresentava. Em um dado momento, foi necessário a elaboração de composição de custos unitários, visto que um serviço fundamental na constituição do orçamento não existia nas bases utilizadas (SINAPI e SEMINF) por conta de sua especificidade. O serviço era: “fossa séptica em concreto armado com dimensões internas 1,50m x 3,00m x 1,50 m”. Primeiramente, definiu-se a unidade de referência do serviço, o qual era “unidade”. Em seguida, os insumos necessários para a realização do mesmo foram coletados usando a base SINAPI. O serviço ficou composto por: carga manual de entulho em caminhão basculante 6 m3; reaterro manual apiloado com soquete; fabricação, montagem e desmontagem de fôrma para bloco de coroamento, em chapa de madeira compensada resinada, e=17 mm, 2 utilizações; armação de bloco, viga baldrame ou sapata utilizando aço ca-50 de 10 mm – montagem; tubo pvc, serie normal, esgoto predial,
dn 150 mm, fornecido e instalado; escavação manual para bloco de coroamento ou sapata, sem previsão de fôrma; concreto usinado bombeado fck = 30 mpa, incluindo bombeamento e adensamento (as funções dos profissionais já estavam inclusas dentro de cada insumo). Posteriormente, foram adicionados os respectivos quantitativos dos insumos, de acordo com os dados obtidos em projeto e, desse modo, a composição de custos unitários foi concluída e o serviço foi adicionado ao orçamento.
A atividade desenvolvida foi de muita importância, porque mais uma vez os aprendizados da matéria de orçamento foram colocados em prática, levando em conta ainda a relevância dessa atividade, apesar de ser simples, é imprescindível para o orçamento de qualquer obra. 
7
7
3. PROBLEMA E SOLUÇÕES ENCONTRADOS
A princípio, o problema encontrado na primeira atividade foi a falta de planejamento por conta do responsáveis técnicos da empresa MRV, visto que os cortes e movimentações de terra foram feitos sem levar em conta as residências próximas ao terreno da obra. Esse procedimento poderia ter sido executado depois de uma avaliação técnica completa, onde levaria em conta todos os fatores possíveis e principalmente a situação do esgoto das casas próximas a obra.
Na segunda tarefa, no momento de atualização da planilha orçamentária, verificou-se que existem alguns serviços comumente usados que não estão listados na base SEMINF. Desse modo, poderia ser feito um trabalho de inclusão de serviços que comumente são usados em orçamentos no geral, com o objetivo de ganhar tempo na conclusão da planilha orçamentária.
Por fim, no momento final da conclusão da composição de custos unitários, verificou-se a necessidade de enviar por e-mail tal composição para o corpo técnico de engenheiros da SEMINF, afim de obter uma avaliação e autorização de uso. Apesar de ser um procedimento necessário, poderia ser executado de forma mais rápida, visando ganhar tempo na conclusão do orçamento.
12
12
4. CONCLUSÕES
De modo geral, o estágio supervisionado foi de fundamental importância, pois as experiências vividas no ambiente de trabalho agregam valores na nossa formação. Cada dia surgiu uma nova oportunidade para aprender e para ganhar mais confiança de toda a equipe de trabalho e principalmente colocar em prática todos esses anos estudados até então, de modo que muitos conhecimentos teóricos foram vistos em sala de aula e no estágio ficaram explícitos em cada a atividade realizada, onde foram dadas a oportunidade de aprender. Resumidamente, o estágio supervisionado é imprescindível para o desenvolvimento profissional de todos os estudantes, pois ganha-se experiência, conhecimento e auxilia na introdução no mercado de trabalho.
 
5. ANEXOS
 (
Anexo 01: 
Vistoria realizada na casa do denunciante
,
 Snrº 
Jorge Alberto,
 mostrando
 o lugar onde se situa o bueiro (
exatamente no enc
ontro dos muros onde se bifurca).
)
 (
Anexo 02
: 
O caminho do refluxo para a água se dirigia inundando todo o ambiente que ficava com um 
 mau 
odor.
)
10
10
 (
Anexo 03:
A área da piscina que fica nas proximidades da lavanderia e que ficava também inundada pelo refluxo dos efluentes. 
)
	
 (
Anexo 0
4
:
Agora o lado de fora da casa do denunciante com uma panorâmica para se ter uma ideia do corte que foi realizado no terreno em toda extensão do conjunto de casas que está sendo construído criando um talude vertical. 
)
11
11
 (
Anexo 05:
Outra panorâmica da obra, vendo-se o corte do talude com diminuta largura da berma que foi deixada como cabeça do talude, para suportar o peso dessas alvenarias vista pela foto.
)
	
12
12

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando