Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX História da Filosófia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os pensadores medievais buscavam na Filosofia Antiga respostas às questões da fé religiosa. Em São Tomás de Aquino, as obras de Aristóteles são fundamentais para o desenvolvimento da sua filosofia e teologia. Aquino, tenta provar a sua tese da existência de Deus através das cinco vias (Quinque viis) da razão. Diante do exposto, descreva sobre as cinco vias que levam a Deus para Tomás de Aquino.
Resposta esperada
A primeira via racional que leva aà existência de Deus, refere-se ao 1) primeiro motor: se todo movimento tem um primeiro motor, logo é necessário chegar à causa do primeiro movimento. Seguindo esse pressuposto, o primeiro motor é Deus, ou seja, a causa de todo movimento que há no universo, e Ele é puro ato, pois nunca virá a ser outra coisa que não seja Deus. Isso carrega a ideia da necessidade de Deus para que as demais coisas se movam, sem que seja necessária outra coisa que mova Deus. A segunda via, refere-se à 2) primeira causa eficiente. Todas as coisas são efeitos de uma causa. Nada é causa e efeito ao mesmo tempo e o efeito sempre nos remeterá a uma causa até o infinito, mesmo sendo Deus a causa não causada, não existe por meios racionais a concepção de que alguma coisa tenha causado Deus. A terceira via diz respeito à 3) necessidade e possibilidade. Segundo essa via, para que alguma coisa exista, é necessário um princípio. Esse método aponta para a necessidade da existência de algo que antes dele nada existiu, ou seja, uma causa não causada, um princípio não criado, um ser autoexistente. Essa via procura a essência dos seres do universo, e aquilo que deve ser o ponto de partida para virem a existir. A quarta via diz respeito aos 4) graus de perfeição do ser. Ao observar que em todas as coisas no mundo há graus hierárquicos, e consequentemente esses níveis de hierarquia e perfeição irão culminar na necessidade de um ser que está acima de todas as coisas e é perfeitíssimo. Logo, se há perfeição no mundo, é porque alguém perfeito criou todas as formas de requintes. A quinta via e última via diz respeito ao fato de que 5) todas as coisas convergem para um fim. Para Aquino, existe algum ser inteligente, por quem todas as coisas naturais são dirigidas para um fim; e esse ser chamamos Deus.
2 O termo neoplatonismo é o nome moderno dado à forma de platonismo desenvolvido por Plotino (séc. III d.C.), e modificado por seus sucessores. Veio dominar as escolas filosóficas gregas e permaneceu predominante até que o ensino da filosofia pelos pagãos terminasse na segunda metade do século VI d.C. Representa a forma final da filosofia grega pagã. O neoplatonismo se caracteriza, essencialmente, como um desenvolvimento genuíno das ideias de Platão, embora também incorporasse elementos aristotélicos e estoicos. Diante do exposto, descreva as principais ideias, no pensamento de filósofos, que podem ser caracterizadas como neoplatônicas.
Resposta esperada
Para os pensadores neoplatônicos, há uma pluralidade de níveis de ser, que são apresentadas de maneira hierárquica decrescente, o último e o mais baixo que compreende o universo físico, que existe no tempo e no espaço, sendo perceptível aos sentidos. Outra ideia neoplatônica é que cada nível de ser deriva do seu superior. Tal derivação não é um processo no tempo ou no espaço. Além disso, há pensadores neoplatônicos que afirmam que cada ser derivado se volta para o seu superior de maneira contemplativa. Pode-se dizer que as ideias neoplatônicas se caracterizam por um duplo movimento de sair e retornar, sendo que a relação do arquétipo e da imagem é expressa em todos os esquemas neoplatônicos.

Outros materiais