Buscar

Questões PEB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Análise de Política Externa
Em virtude de teses distintas sustentadas pela literatura a respeito das trajetórias políticas no Brasil, não se pode afirmar assertivamente o papel desempenhado pelos partidos políticos brasileiros nem o quão institucionalizado está o campo político. Fonte: Rota de Aprendizagem 4, Tema “Carreiras Políticas no Senado Federal”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre as visões acerca do papel dos partidos políticos no Brasil e a institucionalização do campo político. Depois assinale a alternativa que faz a melhor análise:
I – A interpretação dominante afirma que os partidos brasileiros são fortes e coesos, que exercem sim seu papel na estruturação das carreiras dos políticos. A alta taxa de renovação parlamentar se deve ao fato das preferências dos eleitores ainda não estarem institucionalizadas.
II – Uma das visões defende que a alta taxa de renovação parlamentar (cerca de 50%) nas eleições para a Câmara dos Deputados reflete uma baixa institucionalização do campo político e um baixo profissionalismo nas carreiras. Se tal visão está correta, os partidos políticos não estão cumprindo seu papel de recrutar e formar quadros profissionais.
III – Outra tese é de que a Câmara dos Deputados não oferece incentivos suficientes para reter os políticos eleitos. Dessa forma, a renovação parlamentar seria resultado de um cálculo feito pelos políticos, que considerariam muito alto o custo de uma disputa difícil por um cargo que possui pouco poder decisório, como é o caso de um deputado federal.
IV – A interpretação dominante defende que os partidos brasileiros são regionalizados. Assim sendo, a profissionalização do campo político e o papel dos partidos varia de Estado para Estado.
Nota: 10.0
A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B) Apenas as assertivas II e III estão corretas
Você acertou!
Apenas as assertivas II e III estão corretas: (i) uma das visões defende que a alta taxa de renovação parlamentar (cerca de 50%) nas eleições para a Câmara dos Deputados reflete uma baixa institucionalização do campo político e um baixo profissionalismo nas carreiras. Se tal visão está correta, os partidos políticos não estão cumprindo seu papel de recrutar e formar quadros profissionais; (ii) outra tese é de que a Câmara dos Deputados não oferece incentivos suficientes para reter os políticos eleitos. Dessa forma, a renovação parlamentar seria resultado de um cálculo feito pelos políticos, que considerariam muito alto o custo de uma disputa difícil por um cargo que possui pouco poder decisório, como é o caso de um deputado federal.
Fonte: Rota de Aprendizagem 4, Tema “Carreiras Políticas no Senado Federal”, adaptado.
C) Apenas a assertiva III está correta
D) Apenas as assertivas I e III estão corretas
E) Apenas as assertivas II e IV estão corretas
Questão 2/10 - Análise de Política Externa
Havendo tais contrastes na prática e a busca de indivíduos por partidos que estão mais propensos a representar seus interesses particulares, esperaríamos encontrar diferenças nos perfis sociais de partidários de direita, de esquerda e de centro. Em outras palavras, esperamos, nesse sentido, verificar mais indivíduos de classe alta – com patrimônio elevado e ligado a profissões típicas desse perfil, como do mundo empresarial – em partidos de direita; profissionais de ocupações médias e populares com patrimônio mais baixo – como bancários, professores, trabalhadores manuais, industriais – em partidos de esquerda, ao passo que representantes do centro ocupariam uma posição intermediária entre esses dois perfis: com menos empresários, mas também com menor representação de trabalhadores urbanos. (Rodrigues, 2002).
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre perfil profissional da classe política brasileira, retratado no estudo de Leôncio Martins Rodrigues no ano de 2002. Depois assinale a alternativa que faz a análise correta.
 
I – Os empresários, por exemplo, independente da área de atuação, estavam proporcional e numericamente mais representados em partidos de direita e de centro.
II – O professores tenderam a se concentrar nos partidos de direita, especialmente no PFL.
III – Os profissionais que ocupavam cargos públicos estiveram mais presentes na direita (com destaque ao PFL) e no centro do que na esquerda.
IV – Os professores se concentravam também muito mais na esquerda, com destaque ao PT.
Nota: 10.0
A) Apenas as assertivas I e II estão corretas
B) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
D) Apenas as assertivas I e IV estão corretas
E) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
Você acertou!
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas: (i) os empresários, por exemplo, independente da área de atuação, estavam proporcional e numericamente mais representados em partidos de direita e de centro; (ii)  o mesmo ocorre com profissionais que ocupavam cargos públicos: eles estiveram mais presentes na direita (com destaque ao PFL) e no centro do que na esquerda; (iii) os professores se concentravam também muito mais na esquerda, com destaque ao PT.
Fonte: Rota de Aprendizagem 3, Tema “A Classe Política Brasileira”.
Questão 3/10 - Análise de Política Externa
No presidencialismo, por outro lado, como o chefe do governo é eleito pelo voto direto, não há nenhuma garantia de que o presidente terá maioria dentro do Congresso. Em países que possuem bipartidarismo ou ainda um pluripartidarismo moderado (com três ou quatro partidos com representação no legislativo) combinado com o presidencialismo, a chance de que o partido do chefe do executivo conquiste mais da metade das cadeiras no parlamento é maior. Este, contudo, não é o caso do Brasil. 
Fonte: Rota de Aprendizagem 1, Tema “As Bases do Presidencialismo e o Presidencialismo de Coalizão Brasileiro”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o presidencialismo de coalizão brasileiro, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I – O presidente brasileiro não precisa montar coalizões. Na história brasileira nunca o partido do presidente eleito conquistou menos de 50% das cadeiras no Congresso Nacional
II – O presidencialismo brasileiro inova ao conjugar um sistema presidencialista, multipartidário e em que os legisladores são eleitos por meio de representação proporcional.
III – O que diferencia, portanto, o presidencialismo brasileiro é necessidade do Presidente da República buscar apoio para o seu governo formando uma coalizão com outros partidos.
VI – O presidente brasileiro é eleito por um Colégio Eleitoral formado por 300 membros. Portanto, o nosso modelo é muito parecido com o modelo presidencial americano.
Nota: 10.0
A) Apenas as assertivas I e III estão corretas
B) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
C) Apenas as assertivas II e III estão corretas
Você acertou!
O presidencialismo brasileiro inova ao conjungar um sistema presidencialista, multipartidário e em que os legisladores são eleitos por meio de representação proporcional. Dessa forma o que diferencia, portanto, o presidencialismo brasileiro é necessidade do Presidente da República de buscar apoio para o seu governo formando uma coalizão com outros partidos. Fonte: Rota de Aprendizagem 1, Tema “As Bases do Presidencialismo e o Presidencialismo de Coalizão Brasileiro”
D) Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E) Apenas as assertivas II, III e IV

Continue navegando