Buscar

Projeção e Introjeção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeção
Então, a projeção é quando inconscientemente uma pessoa rejeita por se sentir muito ameaçada, uma capacidade ou uma emoção.
Então por exemplo, uma pessoa que sente raiva e ela não pode entrar em contato com essa raiva porque às vezes a raiva de um pai e uma mãe e a gente é muito proibido de sentir raiva nessas relações ditas que a gente tem que ter respeito e essas pessoas confundem muito também que dentro de uma relação de amor não pode existir raiva e isso é uma mentira, muitas vezes eu não posso sentir aquela raiva e aí projeto que as outras pessoas estão com raiva de mim, de que as pessoas vão me perseguir, que as pessoas não gostam de mim por essa proibição de entrar em contato com a minha própria raiva. Um outro exemplo de projeção é quando por exemplo eu sinto inveja, que é uma sensação proibida socialmente então eu não posso confessar pra mim que eu sou invejoso e aí projeto para todo mundo e acho que todo mundo é invejoso menos eu. Então a projeção é exatamente esse lançamento a um mundo, ao outro de coisas que eu não me sinto preparado ou que eu me sinto ameaçado de aceitar, me responsabilizar sobre mim mesmo.
Introjeção
Introjeção é quando a gente absorve sem filtro, sem uma falta de fronteira vital, de diferenciação entre o outro e o eu, faz com que a gente simplesmente engula as situações. Como por exemplo um fanatismo, eu posso ser fanático por uma religião e simplesmente não ter nenhum senso crítico sobre aquilo, ou por um político e não ter nenhum senso crítico, não questionar, simplesmente açoitar e absorver tudo o que aquela pessoa ou que aquela instituição faz. Uma outra forma da gente introjetar, por exemplo, é diante de uma situação com alguém que seja mais poderoso, com alguém que eu admire, eu simplesmente me abster da minha individualidade, anular a minha individualidade e concordar com tudo que aquela pessoa fala. Então naquele momento, os meus valores, as minhas opiniões, as minhas críticas, todas desaparecem e eu simplesmente concordo e gosto de tudo que aquela pessoa fala. Então a introjeção fala muito sobre essa insegurança, essa ameaça de ser quem se é, de ter uma individualidade, de ter uma personalidade, de se responsabilizar pela sua opinião, sobre a sua emoção no mundo.

Continue navegando