Buscar

Política Nacional do Meio Ambiente e o Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Qual das áreas abaixo objetiva proteger ambientes naturais onde se assegurem condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória; pode ser constituído por áreas particulares, quando houver compatibilização com os objetivos da unidade de conservação ou, caso não haja compatibilização, as áreas serão desapropriadas; e a visitação pública depende do previsto no Plano de Manejo?
Reserva Extrativista.
Área de Relevante Interesse Ecológico.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
Refúgio de vida silvestre.
2 - Analise as afirmativas e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, em seguida marque a sequência correta:
( ) A Constituição consiste na lei suprema do ordenamento jurídico do Estado.
(   ) A Constituição é, pois, a norma de todas as outras normas, o fundamento da autoridade de todos os poderes constituídos.
(   ) O postulado da supremacia da Constituição repele todo o tipo de interpretação que venha de baixo, seria o mesmo que dizer, repele toda a tentativa de interpretar a Constituição a partir da lei.
V-V-V
F-V-V
V-F-V
V-V-F
3 - Assinale a alternativa correta:
A constitucionalização do ambiente, ou seja, a elevação das normas de proteção ambiental ao status constitucional, é considerada uma tendência mundial irreversível.
A Carta de 1988 prevê o dever do sistema único de saúde de “colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho” (art. 200, VIII) e a caracterização de conjuntos urbanos e sítios de valor ecológico como patrimônio cultural brasileiro.
As referências constitucionais ao ambiente iniciam-se entre os direitos e deveres individuais e coletivos (Título lI, Capítulo I, art. 5.°, LXXIII), ao legitimar qualquer cidadão a interpor ação popular para anulação de ato lesivo ao meio ambiente.
Todas as afirmativas são verdadeiras, portanto, corretas.
4 - Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
I - As bacias hidrográficas constituem unidades básicas de planejamento do uso, da conservação e da recuperação dos recursos naturais.
II - As empresas que exploram economicamente águas represadas e as concessionárias de energia elétrica serão responsáveis pelas alterações ambientais por elas provocadas, mas não serão obrigadas à recuperar o meio ambiente.
III - O Poder Público implementará programas de estímulo às atividades criatórias de peixes e outros produtos de vida fluvial, lacustre e marinha de interesse econômico, visando ao incremento da oferta de alimentos e a preservação das espécies.
Apenas a I e II Estão corretas.
Apenas a II está incorreta.
Todas estão incorretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
5 - São áreas de proteção integral:
Área de Proteção Ambiental (APA); Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Todas as alternativas são áreas de proteção integral.
Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque Nacional; Monumento Natural; Refúgio da Vida Silvestre.
Estação ecológica; Reserva de Fauna; APA; Monumento Natural.

Outros materiais