Buscar

Política Nacional do Meio Ambiente e o Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Dentre os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, qual das opções mostra que essa política não pretende sacrificar o desenvolvimento econômico do país em beneficio do meio ambiente, mas utilizar da tecnologia para atingir um equilíbrio?
A compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
O estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais.
A definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
n.d.a. (nenhuma das alternativas).
2 - Sobre a Floresta Nacional é incorreto afirmar:
É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas (Lei nº 9.985/2000, art. 17, § 1º).
Disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes (Lei nº 9.985/2000, art. 17, § 5.°).
A pesquisa científica é permitida e incentivada, sujeitando-se à prévia autorização do órgão responsável pela administração da unidade, às condições e restrições por este estabelecidas e àquelas previstas em regulamento (Lei nº 9.985/2000, art. 17, § 4º).
A visitação pública não é permitida em nenhuma sitação nem condicionada às normas estabelecidas para o manejo da unidade pelo órgão responsável por sua administração (Lei nº 9.985/2000, art. 17, § 3º).
3 - Sobre a poluição é incorreto afirmar que:
Poluidor é conceituado como "a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental" (art. 3º, IV). Assim, a poluição decorre exclusivamente da ação humana, ainda que involuntária.
Degradação ambiental é gênero do que poluição é espécie. Consequentemente, toda poluição consiste em degradação e toda degradação ambiental consiste em poluição.
A poluição é tolerada pelo ordenamento jurídico desde que respeitados os limites - padrões de qualidade - previstos pelo Poder Público. Em regra, a natureza consegue absorver, até um certo grau, a poluição causada pelo ser humano sem que tal implique uma redução de sua qualidade de vida.
A poluição, seja hídrica, atmosférica, do solo, por resíduos sólidos, etc, que resulte em dano ao ser humano e/ou ao meio ambiente consiste em crime ambiental, e, como tal, encontra-se disciplinada pela Lei n. 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais).
4 - Qual das áreas abaixo objetiva proteger ambientes naturais onde se assegurem condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória; pode ser constituído por áreas particulares, quando houver compatibilização com os objetivos da unidade de conservação ou, caso não haja compatibilização, as áreas serão desapropriadas; e a visitação pública depende do previsto no Plano de Manejo?
Reserva Extrativista.
Área de Relevante Interesse Ecológico.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
Refúgio de vida silvestre.
5 - De acordo com o artigo 4º da Lei 11.284/2006, a gestão de florestas públicas para produção sustentável compreende:
A destinação de florestas públicas às comunidades locais, nos termos do art. 4.° da Lei nº 11.284/2006.
Todas as alternativas.
A concessão florestal, incluindo florestas naturais ou plantadas e as unidades de manejo das florestas nacionais, estaduais e municipais.
A criação de florestas nacionais, estaduais e municipais, nos termos do art. art. 4.° da Lei nº 11.284/2006.
6 - É instituída uma ________________de âmbito nacional, que tem por objetivo a proteção do meio ambiente, o planejamento racional na utilização dos recursos naturais, a responsabilização civil objetiva do infrator, dentre outros. 
Qual das opções completa a lacuna do enunciado?
N.R.A (Nenhuma das Respostas Acima).
Política Ambiental.
Regra ambiental.
Tutela ambiental.
7 - Qual o documento que define o zoneamento da unidade de conservação, assim como o uso da área e o manejo dos seus recursos naturais, conforme a definição legal do art. 2.°, XVII, da Lei n. 9.985/2000, definindo que deve abranger não apenas a área da unidade de conservação, mas também a zona de amortecimento e os corredores ecológicos, caso existentes?
Plano de Manejo.
Plano Ambiental.
Plano de reserva.
Plano Biológico.
8 - Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
I - As bacias hidrográficas constituem unidades básicas de planejamento do uso, da conservação e da recuperação dos recursos naturais.
II - As empresas que exploram economicamente águas represadas e as concessionárias de energia elétrica serão responsáveis pelas alterações ambientais por elas provocadas, mas não serão obrigadas à recuperar o meio ambiente.
III - O Poder Público implementará programas de estímulo às atividades criatórias de peixes e outros produtos de vida fluvial, lacustre e marinha de interesse econômico, visando ao incremento da oferta de alimentos e a preservação das espécies.
Apenas a I e II Estão corretas.
Apenas a II está incorreta.
Todas estão incorretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
9 - O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é gerido a partir de três órgãos, exceto:
O Ministério do Meio Ambiente, com o papel de coordenação do sistema.
A Agência Nacional de Águas – ANA.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que tem função consultiva e deliberativa.
O Instituto Chico Mendes e o IBAMA, em caráter supletivo.
10 - São áreas de proteção integral:
Área de Proteção Ambiental (APA); Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Todas as alternativas são áreas de proteção integral.
Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque Nacional; Monumento Natural; Refúgio da Vida Silvestre.
Estação ecológica; Reserva de Fauna; APA; Monumento Natural.

Outros materiais