Buscar

prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Qual o documento que define o zoneamento da unidade de conservação, assim como o uso da área e o manejo dos seus recursos naturais, conforme a definição legal do art. 2.°, XVII, da Lei n. 9.985/2000, definindo que deve abranger não apenas a área da unidade de conservação, mas também a zona de amortecimento e os corredores ecológicos, caso existentes?
Plano de Manejo.
Plano Ambiental.
Plano de reserva.
Plano Biológico.
2. Dentre os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, qual das opções mostra que essa política não pretende sacrificar o desenvolvimento econômico do país em beneficio do meio ambiente, mas utilizar da tecnologia para atingir um equilíbrio?
A compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
O estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais.
A definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
n.d.a. (nenhuma das alternativas).
3. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é gerido a partir de três órgãos, exceto:
O Ministério do Meio Ambiente, com o papel de coordenação do sistema.
A Agência Nacional de Águas – ANA.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que tem função consultiva e deliberativa.
O Instituto Chico Mendes e o IBAMA, em caráter supletivo.
4. Assinale a alternativa correta:
A constitucionalização do ambiente, ou seja, a elevação das normas de proteção ambiental ao status constitucional, é considerada uma tendência mundial irreversível.
A Carta de 1988 prevê o dever do sistema único de saúde de “colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho” (art. 200, VIII) e a caracterização de conjuntos urbanos e sítios de valor ecológico como patrimônio cultural brasileiro.
As referências constitucionais ao ambiente iniciam-se entre os direitos e deveres individuais e coletivos (Título lI, Capítulo I, art. 5.°, LXXIII), ao legitimar qualquer cidadão a interpor ação popular para anulação de ato lesivo ao meio ambiente.
Todas as afirmativas são verdadeiras, portanto, corretas.
5. Sobre as empresas que exploram economicamente águas represadas e as concessionárias de energia elétrica, podemos inferir que:
Não serão responsáveis pelas alterações ambientais por elas provocadas e obrigadas à recuperação do meio ambiente, na área de abrangência de suas respectivas bacias hidrográficas.
Serão responsáveis pelas alterações ambientais por elas provocadas e obrigadas à recuperação do meio ambiente, na área de abrangência de suas respectivas bacias hidrográficas.
A responsabilidade pelas alterações ambientais por elas provocadas será dividida com os proprietários das terras utilizadas, mas não são obrigadas à recuperação do meio ambiente.
n.d.a. (nenhuma das alternativas).
6. Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
I - As bacias hidrográficas constituem unidades básicas de planejamento do uso, da conservação e da recuperação dos recursos naturais.
II - As empresas que exploram economicamente águas represadas e as concessionárias de energia elétrica serão responsáveis pelas alterações ambientais por elas provocadas, mas não serão obrigadas à recuperar o meio ambiente.
III - O Poder Público implementará programas de estímulo às atividades criatórias de peixes e outros produtos de vida fluvial, lacustre e marinha de interesse econômico, visando ao incremento da oferta de alimentos e a preservação das espécies.
Apenas a I e II Estão corretas.
Apenas a II está incorreta.
Todas estão incorretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
7. Sobre a Floresta Nacional é incorreto afirmar:
É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas (Lei nº 9.985/2000, art. 17, § 1º).
Disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes (Lei nº 9.985/2000, art. 17, § 5.°).
A pesquisa científica é permitida e incentivada, sujeitando-se à prévia autorização do órgão responsável pela administração da unidade, às condições e restrições por este estabelecidas e àquelas previstas em regulamento (Lei nº 9.985/2000, art. 17, § 4º).
A visitação pública não é permitida em nenhuma sitação nem condicionada às normas estabelecidas para o manejo da unidade pelo órgão responsável por sua administração (Lei nº 9.985/2000, art. 17, § 3º).
8. Analise as afirmativas e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, em seguida marque a sequência correta:
( ) A Constituição consiste na lei suprema do ordenamento jurídico do Estado.
( ) A Constituição é, pois, a norma de todas as outras normas, o fundamento da autoridade de todos os poderes constituídos.
( ) O postulado da supremacia da Constituição repele todo o tipo de interpretação que venha de baixo, seria o mesmo que dizer, repele toda a tentativa de interpretar a Constituição a partir da lei.
V-V-V
F-V-V
V-F-V
V-V-F
9. Qual das áreas abaixo objetiva proteger ambientes naturais onde se assegurem condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória; pode ser constituído por áreas particulares, quando houver compatibilização com os objetivos da unidade de conservação ou, caso não haja compatibilização, as áreas serão desapropriadas; e a visitação pública depende do previsto no Plano de Manejo?
Reserva Extrativista.
Área de Relevante Interesse Ecológico.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
Refúgio de vida silvestre.
10. São áreas de proteção integral:
Área de Proteção Ambiental (APA); Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Todas as alternativas são áreas de proteção integral.
Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque Nacional; Monumento Natural; Refúgio da Vida Silvestre.
Estação ecológica; Reserva de Fauna; APA; Monumento Natural.
11. De acordo com o artigo 4º da Lei 11.284/2006, a gestão de florestas públicas para produção sustentável compreende:
A destinação de florestas públicas às comunidades locais, nos termos do art. 4.° da Lei nº 11.284/2006.
Todas as alternativas.
A concessão florestal, incluindo florestas naturais ou plantadas e as unidades de manejo das florestas nacionais, estaduais e municipais.
A criação de florestas nacionais, estaduais e municipais, nos termos do art. art. 4.° da Lei nº 11.284/2006.

Outros materiais