Buscar

Atuação do farmacêutico na Farmácia Magistral

Prévia do material em texto

Atuação do farmacêutico na Farmácia Magistral
DESAFIO
A regulamentação das atribuições e competências do farmacêutico na área de manipulação resolve que é de competência privativa do farmacêutico todo o processo de manipulação magistral e oficinal de medicamentos e de todos os produtos farmacêuticos.
Resolução 467/2007
Acesse aqui
Considerando a realidade de uma farmácia de manipulação, desde o recebimento da receita médica para aviamento até a dispensação do produto para o paciente, aponte atividades que irão compor o processo de manipulação magistral e que configurem atividades farmacêuticas.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
​
a) Leitura e interpretação de um pedido ou prescrição, o que pode incluir contato com o prescritor. Além disso, deve ouvir as preferências e/ou limitações do paciente, de forma a esclarecer ou acrescentar informações necessárias ao atendimento do pedido.
b) Verificação da adequação de dosagem, posologia, forma farmacêutica e via de administração.
c) Emissão de documentos pertinentes à preparação do medicamento: ficha de pesagem ou manipulação, rótulo e registros correspondentes, com os respectivos cálculos, definição de embalagens e equipamentos necessários ao processo.
d) Conferência de documentos e escrita na ficha de pesagem ou manipulação de quaisquer dados necessários ao preparo da fórmula. A ordem de manipulação deve conter todos os dados necessários ao preparo e rastreabilidade das etapas do processo de manipulação, bem como espaço para registro dos responsáveis pelas operações (pesagem, homogeneização, embalagem, rotulagem, etc.).
e) Pesagem, medição, mistura e/ou homogeneização, aquecimento, resfriamento, encapsulamento, entre outros, de acordo com o estabelecido na ordem de manipulação.
f) Embalagem.
g) Controle visual do produto (volume, quantidade, aspecto, cor, etc.) e controle de especificações (pH, peso médio, viscosidade) quando aplicável.
h) Rotulagem principal e acessória (tarjas e recomendações) e conferência com respectiva ordem de manipulação e pedido.
i) Armazenamento da fórmula pronta.
j) Conferência, dispensação e orientação ao paciente.

Continue navegando

Outros materiais