Buscar

Capim-Mombaça: Características e Utilização

Prévia do material em texto

MOMBAÇA (Panicum maximum cv. Mombaça) 
Fertilidade do solo: alta
Altura: 1,60 a 1,85 m
Utilização: pastoreio, fenação e silagem
Digestibilidade: boa; 
Palatabilidade: boa
Precipitação pluviométrica: acima de 800 mm anuais
Tolerância à seca: média 
Tolerância ao frio: média
Ciclo vegetativo: perene
Abrangência geográfica: GO, MS, MT, AC, PA, RO, TO, PR, MG e SP.
Ano de Lançamento: 1993
Saturação por bases deve ser 50 a 60%
É uma cultivar altamente exigente em fertilidade do solo. Também prefere solos areno-argilosos, bem drenados. Tolera geadas fracas e esporádicas. Apresenta baixa tolerância a solos encharcados. 
O capim-mombaça é uma alternativa para áreas de solo com maior fertilidade, sendo indicada na diversificação das pastagens em sistemas intensivos de produção animal. Sua adoção tem se dado especialmente em áreas de produção de leite.
Mombaça é uma gramínea forrageira utilizada para a formação de pastagens em regiões tropicais do Brasil e outros países da América e África devido à alta capacidade de produção de matéria seca, qualidade de forragem, facilidade de estabelecimento, aceitabilidade pelos animais, capacidade de emissão de perfilhos vigorosos e tolerância à seca
Com relação à acidez e à fertilidade do solo, é tão exigente quanto as outras cultivares de Panicum maximum, no entanto, tem apresentado maior eficiência na utilização do fósforo do solo que os demais cultivares.
O capim-Mombaça tem baixa tolerância à seca, baixa tolerância ao frio, requer uma precipitação de 1000 mm/ano, não tolera sombreamento, temperatura ótima de 19,1 a 22,9ºCe baixa tolerância a solos mal drenados.
Em sistemas menos intensivos normalmente as adubações de manutenção são feitas quando a pastagem apresentar sinais de declínio, normalmente a cada 3 anos.
Composição bromatologica segundo um experimento da Embrapa:
Teor de proteína da matéria seca: 12 a 16%
PB: conforme aumenta as doses de adubação de N aumenta o PB, sabendo que infereiores a 7% são limitantes a produção. Utilizando 36 dias de intervalo de corte e 150 kg/ha de N, encontram-se teores médios de PB em torno de 11,4%.
FDN: com 36 dias de intervalo de corte e 150 kg/ha de N o FDN fica em torno de 70%.
FDA: usando 36 dias de intervalo de corte e 150 kg/ha de N o FDA fica em torno de 40%.
Recomendação de pastejo:
O pastejo deve ser iniciado quando as plantas atingirem entre 1,2 a 1,6 m de altura, as quais devem ser rebaixadas até cerca de 30 cm acima do solo. Sempre que possível utilizar pastejo rotativo, de modo a otimizar o desempenho animal e a persistência da pastagem.

Continue navegando