Buscar

Conservação de Forragens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conservação de Forragens: Ensilagem
Diferença entre ensilagem, silo e silagem:
Ensilagem: é um processo de conservação de forragem através da fermentação que da origem a silagem e consiste no corte da forrageira na época ideal, o enchimento do silo, compactação da massa verde preada e vedação do silo.
Silagem: é o produto resultante de um processo de anaerobiose, por acidificação do material vegetal picado.
Silo: é o local destinado ao armazenamento da silagem.
Vantagens e desvantagens da ensilagem:
Vantagens:
- Permite a manutenção de maior numero de animais ou UA/unidade de área;
- Permite a manutenção ou maximização da produção (carne ou leite) principalmente durante os períodos de escassez de alimentos.
- Permite através do confinamento, ofertar animais bem nutridos em época de melhor preço.
- Permite armazenar grande quantidade de alimento (MS) em pouco espaço (600kg/m3)
Desvantagens:
- Necessidade de uma estrutura especial de armazenamento
- Alta umidade, significando grande quantidade de água transportada e armazenada
- Redução da matéria orgânica e exposição do solo à erosão.
- Custo elevado.
Etapas da elaboração da silagem:
1) Processamento da forrageira;
2) Transporte;
3) Enchimento do silo;
4) Compactação;
5) Cobertura/vedação do solo (quando for utilizada abertura do silo 
6) Avaliação da silagem;
7) Uso
Parâmetros utilizados para avaliar a qualidade da silagem:
· Cor;
· Odor;
· Textura;
· Teor de água.
Causas frequentes de resultados insatisfatórios na produção de silagem:
· Forragem mal compactada;
· Corte da forrageira em época impropria;
· Enchimento lento do silo
· Silo mal vedado
· Silo construído em local inadequado
· Silo mal drenado
· Declividade incorreta
Perdas na ensilagem:
· Evitar excesso de ar, com boa compactação;
· Evitar superfícies úmidas;
· Arredondar os cantos do silo;
· Fazer um silo com a profundidade de 2,4m;
· Evitar o excesso de água (plantas jovens) 
· Evitar forrageiras passadas (difícil compactação, ar);
As perdas em media representam de 10-15% da silagem.
Fases da Massa Ensilada:
1° fase: caracterizada pela respiração celular, produção de CO2 e fermentação aeróbica;
2° fase: marcada pela liberação de água, de CO2 e energia (calor) pela combinação de carboidratos celulares com O2 do ar pela atividade respiratória, as células vivas após consumirem o ar do silo usam a respiração intracelular para obter O2, tem um menor desprendimento de calor e ocorre formação de ácido acético (coliformes).
3° fase: ocorre o fim da atividade respiratória, ação de bactérias anaeróbias e produção de ácido lático (lactobacillus).
4° fase: tem a formação de ácido lático até pH entre 3-4, a paralisação da ação das bactérias, a estabilização do processo e o acido lático inibe o desenvolvimento de bactérias indesejáveis (putrefação)
5° fase: existe a formação de ácido lático suficiente (silagem estável = odor agradável e gosto adocicado) ou a formação de ácido lático insuficiente ou alto teor de umidade leva a formação de ácido butílico (clostridium) = perda e aparecimento de odor rançoso. 
Tipos de silo:
· Silo aéreo – são cilíndricos e podem ser de plástico ou metal. Possuem como vantagem o elevado grau de eficiência com perdas mínimas de 5%, a facilidade de compactação e descarga. Como desvantagens temos que é maior o custo inicial, complexidade do manejo, exigindo mão de obra mais eficiente e a demanda por maquinas ensiladeiras mais caras com ventilador.
· Silo de encosta – são construídos próximo as encostas dos morros ou em terreno de forte declive, de forma a facilitar o trabalho de carregamento, que acontece pela parte de cima. As vantagens são o elevado grau de eficiência, facilidade de descarga e compactação, menor custo e dispensar maquinas com ventiladores para carregamento. Como desvantagem temos a necessidade de estar perto do barranco bem elevado, o que não existe em boa parte das propriedades, custo inicial com a construção da estrutura, complexidade de manejo e a demanda por maquinas ensiladeiras.
· Silo poço – são construídos abaixo do nível do solo e estão praticamente em desuso. Suas vantagens são o fácil carregamento e compactação, ser mais barato que os silos aéreos e de encosta e poder ser instalado próximo ao estábulo ou área de alimentação do gado. As desvantagens são a necessidade de revestimento, dificuldade de descarga, precisam de um sistema com cordas e roldanas, capacidade reduzida a profundidade deste tipo de silo é de no máximo 7m e não pode ser construído em baixadas.
· Silo de superfície – é feito em cima do solo. Sem a necessidade de escavação ou construção de estrutura, sendo, portanto, de baixo custo. Nesse tipo de silo o material é acumulado e compactado sobre o solo, coberto com lona e preso por terra ou pneus. As desvantagens são a ausência de paredes laterais e maior superfície para vedação, compactação mais difícil. Quanto as vantagens, são elas a capacidade de armazenar grande volume de material, utilização de máquinas ensiladeiras mais simples, fechamento rápido, flexibilidade quanto ao lugar de instalação. 
· Silo tricheira – é aberta uma vala no chão. Após o preenchimento com a silagem e compactação a trincheira é coberta com lona plástica e envolvida com terra, areia ou pneus para evitar a entrada de ar e água. Possui como vantagem a construção mais simples e barata, a possibilidade de usar máquinas na abertura da trincheira e compactação, uso de ensiladeiras mais simples e facilidade de carregamento e descarregamento, que poderá ser mecanizado. As desvantagens são as maiores perdas, em torno de 10%, devido a exposição da superfície ao ambiente e a necessidade de grande quantidade de material para a cobertura.
· Silo Bag – plásticos horizontais servem para empacotar e estocar a silagem. Eles comportam maior quantidade de silagem armazenada por metro quadrado sendo ideais para propriedades que conservam grande volume de silagem. Além disso, apresenta poucas perdas devido a forragem sair direto da maquina e ser colada e compactada direto no saco, flexibilidade quanto ao lugar de instalação e transporte. As desvantagens são custo elevado da maquina especial para ensacar a silagem, a não reutilização do plástico e a lentidão do desabastecimento que precisa ser feito manualmente.
Forrageiras mais indicadas para a produção de silagem:
· Milho: em função do seu alto conteúdo energético, facilidade de mecanização na ensilagem e alta produção de matéria seca/há.
· 
· Capim elefante: devido a sua produtividade, elevado numero de variedades, grande adaptabilidade, facilidade de cultivo, boa aceitabilidade pelos animais e bom valor nutritivo, quando nova.
· Surgo: devido a sua grande versatilidade quando comparada a outras culturas, em especial a do milho. O sorgo se destaca por sua ampla adaptação, favorecendo forragem de alta produtividade de massa seca aliada a alta qualidade nutricional em diferentes épocas de semeadura.
Cálculo do silo trincheira:
1° Taxa de desabastecimento, no mínimo 30 cm por dia (0,3m/dia para facilitar os cálculos);
2° Estabelecer a altura das paredes que a trincheira terá;
3° Volume de silagem a ser utilizado diariamente.
Para realizar o dimensionamento do silo, pode-se utilizar a fórmula abaixo:
Como se vê, a largura do silo é equivalente ao volume por dia, dividido pela altura multiplicada pela taxa de desabastecimento. O volume por dia é calculado de acordo com o número de animais da propriedade vezes a quantidade aproximada que o animal está recebendo de silagem na dieta, dividido pela densidade, que pode ser medida ou estimada.
No caso do exemplo acima, 5,9 metros vão permitir que o trator possa compactar tanto nas laterais como no centro do silo. Se a largura fosse inferior a 4,5 metros, por exemplo, quando o silo é considerado estreito, podem ocorrer problemas durante a compactação, porque o trator consegue compactar as laterais, mas não, o centro.
Para finalizar o dimensionamento do silo, falta definir o comprimento, que é dado pelo período de estocagem multiplicado pela taxa de desabastecimento. Confirao exemplo:
Às vezes, a fazenda tem problemas de área para confeccionar o silo. Assim, se o proprietário achar que 45 metros é um silo muito comprido, pode-se tracionar em dois silos de 22,45 metros. Os silos teriam a mesma largura e a mesma altura, mas metade do comprimento, já que este não altera nada em relação à taxa de desabastecimento.
Abaixo está o silo confeccionado no exemplo acima:
Como se vê no esquema acima, o silo teria 20,65 metros quadrados de área.
Pode ocorrer em uma propriedade a redução no número de animais. Com isso e com o planejamento do silo trincheira tendo sido feito com um maior número de animais, seria possível redimensionar a massa, mas não, o silo que não é possível de ser feito nesse caso.
Assim, como proceder caso haja redução no número de animais? Nesse caso, deve-se redimensionar a altura da massa. Para isso, deve-se primeiro redefinir 
o volume. Supondo que a fazenda tinha 200 animais e agora passou a ter 150 animais. A fórmula, então, ficaria:
Nesse caso, note que a área caiu de 20,65 m2 para 15,34 m2. Essa redução é proporcional ao volume de silagem utilizada diariamente.

Outros materiais