Buscar

2997277_2115281_FICHAMENTO.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ALUNO (A) FRANCILÉIA PEREIRA DE OLIVEIRA E RU: 2997277
REVISÃO DE LITERATURA FICHAMENTO	Comment by Fundação-4: Prezada Franciele,O trabalho é uma sequencia de apresentação, e deve ser apresentado na sequencia , conforme orientações do seu material de estudos. Não tem como eu avaliar somente o fichamento que é solicitado, juntamente com os demais elementos de elaboração do trabalho..Aguardo o trabalho completo, para nova avaliação. 
REVISÃO DE LITERATURA FICHAMENTO
FICHA 11 Tema: A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: O GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA - TRABALHO, FORMAÇÃO E SOCIABILIDADE – GETFS
2. A profissão de Serviço Social teve sua gênese em meados dos anos 1930, no contexto de transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil. P.18.
3. Somente depois do século XIX é que começaram a aparecer os primeiros esboços de técnicas e de organizações. [...] A partir desse momento, as “damas de caridade” passaram a conhecer as verdadeiras necessidades de cada um, estudando cada necessidade. CHALCOSKI; et,al (LIMA, 2016, s/p).p.19. 
4. Mas foi em 1869 que se deu o primeiro grande passo, pois fundou-se a Sociedade de Organização da Caridade em Londres, onde se dizia que cada caso deveria ser pesquisado e feito um relatório, que por sua vez, seria estudado por uma comissão, para ,assim, decidir sobre o plano de ação a ser executado. CHALCOSKI; et,al (LIMA, 2016, s/p).p.19. 
5. Ao considerarmos que o Serviço Social é uma profissão generalista, de natureza interventiva, forma profissionais que, necessariamente, precisam estar em constante processo de capacitação, aprimoramento e atualização, desde a academia para toda a vida profissional, a pesquisa torna-se inerente ao processo de formação.p.35.
 6. O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sócia técnica do trabalho que atua na realidade social e que possui compromisso com a classe trabalhadora, no viés de diminuir a desigualdade social, luta pela equidade e contra todas as formas de preconceito, utiliza-se de bases legais (Lei 8662/93, Código de Ética do/a Assistente Social - 1993, Diretrizes Curriculares e outras Legislações vigentes)p.41 através de Políticas Públicas/Sociais visando a garantia dos direitos dos usuários.
FICHA 22 1 Tema: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUAS Texto para discussão.
2 Referencia Conselho Nacional de Assistencial Social ( CNAS).
‘’Educação Permanente não se refere apenas a processos de educação formal. Em um sentido mais amplo, ela diz respeito à formação de pessoas visando dotá-las das ferramentas cognitivas e operativas. p.14.
 que as tornem capazes de construir suas próprias identidades, suas compreensões quanto aos contextos nos quais estão inseridas e seus julgamentos quanto a condutas, procedimentos e meios de ação apropriados aos diferentes contextos de vida e de trabalho e à resolução de problemas’’.p.14.
‘’Produz, sistematiza e dissemina conhecimentos, direcionados ao desenvolvimento de competências e capacidades técnicas e gerenciais, ao efetivo exercício do controle social e do protagonismo dos usuários;’’p.14.
‘’Respeita a diversidade e as especificidades territoriais na elaboração das ações de capacitação e formação;’’ p.14.
‘’A Educação Permanente no SUAS deve responder às questões, demandas, problemas e dificuldades que emergem dos processos de trabalho e das práticas profissionais desenvolvidas pelos trabalhadores [...] e construção de novos saberes e práticas.’’p.17.
‘’Por significativo compreende-se o processo de aprendizagem que se desenvolve pela interiorização de novos conhecimentos, habilidades e atitudes a partir da mobilização dos saberes e experiências prévias do educando.’’p.18.
‘’No intuito de promover melhorias na qualidade da gestão, do controle social e do provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais, a Educação Permanente se destina à formação e ao desenvolvimento das competências e capacidades requeridas pelo SUAS.’’p.20.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHALCOSKIA, SILVANA MOREIRA RIBEIRO: PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: O GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA - TRABALHO, FORMAÇÃO E SOCIABILIDADE – GETFS CURITIBA – PR. 2018. 28.08.21
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Suely Ferreira Deslandes; Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora). 29 ed. Petrópolis: Vozes, Rio de Janeiro, 2010.Acesso em 29.08.21
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUAS. C:/Users/socor/OneDrive/Área%20de%20Trabalho/TCC%20LEIA/POLITICA_NACIONAL_DE_EDUCACAO_PERMANENTE_DO_SUAS. Acesso em 25/08/2021.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando