Buscar

Relatório final estágio social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE PITÁGORAS
GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
 
 
 
 
 
 
Relatório final - Estágio Social 
 
Belo Horizonte
2021
Relatório final - Estágio Social 
 
Relatório final apresentado ao curso de nutrição da Faculdade Pitágoras para conclusão do Estágio social.
 
 
 
Orientadora: 
Tutora: 
 
 
 
 
 
 Belo Horizonte
 2021
Apresentação do estágio
O estágio ocorreu de maneira remota através do aplicativo Teams, de segunda a sexta com horário de 07:00 as 13:00 totalizando 6 horas diárias , somos acompanhados pela supervisora ..............na maior parte dos dias e temos a professora ......... como orientadora. Diariamente são desenvolvidas atividades para realizar com tempo determinado pela supervisora depois apresentado e discutido.
Descrição das atividades desenvolvidas 
Semana um 
Apresentação do estágio e do cronograma após isso a primeira atividade.
Ver o filme Capitão fantástico, o filme conta de um pai que cria seis filhos afastados da civilização. Discutimos aspectos sociais e alimentares mostrados no filme, foi discutido também sobre educação.
Estudo de caso gestante, apresentar estudo de caso apresentando itens destacados no manual do estagiário, destrinchar estudo de caso, avaliar informações importantes e propor uma atividade de educação individual. Depois das apresentações das atividades são avaliados os pontos a melhorar e os pontos positivos de cada trabalho.
Estudo de caso de 6 gravidas apresentação do estudo de caso e atividade de educação em nutrição. objetivo da ação foi informar as futuras mães sobre a importância da lactação por contas oficinas serem online não foram aplicadas e não resultados concretos apenas simulados.
Produção de vídeo explicando sobre lactação, principais dúvidas sobre o assunto depois disso é discutido os principais pontos das apresentações.
Leitura e debate sobre políticas públicas de alimentação e como elas funcionam leitura do marco da EAN, onde cada uma falou sobre uma política pública, como pat, sisvan, pnae. 
Artigo sobre Ean, artigo é uma revisão relacionada a estratégia educação nutricional utilizada na educação básica avaliando as ações feitas nas escolas.
Semana dois
Foi elaborada uma cartilha com informações sobre aleitamento materno e foi montada uma atividade para usar a cartilha com as mães, explicando sobre introdução alimentar com as principais dúvidas escolhidas por cada uma, feita a apresentação discutimos pontos a melhorar.
 Apresentação de uma live com perguntas feitas no instagram sobre introdução alimentar e dúvidas de crianças de 2 a 10 anos, organizado as perguntas que foram feitas no instagram e tinha 15 minutos para apresentar e responder as perguntas esclarecendo as dúvidas . 
Receitas para fazer com as crianças, foi gravado e apresentado, as receitas teriam que ser feitas e pensadas para ser aplicada com crianças em idade escolar. 
A atividade de planejar análise para uma menina de 10 anos depois disso foi pensada em uma atividade para fazer com a criança online, fiz um jogo de identificação de alimentos onde ela teria que identificar cada figura em um determinado tempo, através do estímulo visual. 
Live falando sobre as dúvidas de alguns adolescentes, objetivo esclarecer principais dúvidas, que foram escolhidas pelo instagram, e o tempo de esclarecer era entre 10 a 15 minutos. 
Vimos o filme mínimo para viver e discutimos alguns aspectos importantes sobre transtornos alimentares, qual impacto disso na vida social de uma pessoa que tem algumas dessas doenças os fatores de agravamento e gatilhos para a doença.
Semana três
Vimos o filme muito além do peso e discutimos sobre a temática do filme que traz discussões como as pessoas não sabem a composição de fato dos alimentos de como as crianças estão expostas a uma infinidade de alimentos ultraprocessados e processados sem o menor controle, como que esse cenário contribui para a curva crescente de sobrepeso e obesidade.
Revisamos a apresentação do projeto.
Apresentação dos projetos cada uma ficou com um tema da área de materno infantil, crianças, amamentação e adolescentes. 
Viviane mostra o seu estudo de mestrado, mostrou algumas dinâmicas realizadas por ela neste período, e como organiza cada ponto, mostrou também o recordatório 24h aplicado a crianças, esclarecendo nossas dúvidas sobre o material apresentado.
Discussão do que é o aproveitamento integral dos alimentos e qual a importância de entender sobre isso no cenário atual e de modo geral.
Receitas com aproveitamento integral dos alimentos, apresentação, discussão.
 Como o atendimento a adultos se desenvolve envolvendo a parte comportamental, explicação e discussão sobre o tema.
 Primeiro organização do projeto definição de tema de cada um tema adulto.
Ouvimos o podcast com nome de panela de impressão, sobre o que é denominado alimentação saudável, dietas e gordofobia e formas corporais e fizemos discussão sobre o que ouvimos, as aplicabilidades do nosso dia a dia e o que entendemos de cada postcast escutado. 
À tarde complemento das horas com palestras, sobre nasf com Laura onde ela mostrou o dia a dia dela, contou sobre experiências e sobre intervenções que ela trabalha no local. Elisangela mostrou sobre sua rotina no hospital onde trabalha, explicou sobre doação de leite materno, explicou sobre aleitamento materno e por que ele é importante.
Semana quatro 
Apresentação da tutora sobre comportamento, discussão de como comportamento é importante durante um atendimento e diferentes condutas. 
Leitura de artigos, dois sobre comportamento alimentar, um sobre políticas públicas e outro sobre a pesquisa do nutrinet, falamos com cada uma do seu artigo pontos mais importantes para compreensão das demais. Depois da discussão dos artigos, produzimos um post sobre alimentação saudável principalmente em momento de pandemia, cada uma pontuou o que achava mais importante para tentar passar informações no podcast. 
Vídeo sobre autocuidado, discussão sobre autocuidado, oficina sobre saúde mulher onde cada uma teria que elaborar uma atividade ligada à saúde da mulher os temas falados foram, saúde dos cabelos, unhas e pele, prisão de ventre e prevenção ao câncer. 
Discutimos sobre o que foi falado segunda e terça com a tutora. Rotina do adulto em home office, como as pessoas estão agindo com as mudanças nos horários e com novos métodos de trabalho. Gravamos um podcast dando dicas sobre alimentação saudável e qual o nosso papel nesse momento de adaptação e falamos também sobre organização.
Rotulagem discutimos sobre as dificuldades de entender os rótulos de como podemos passar essa informação da melhor forma para as pessoas. Pegamos alimentos em casa discutimos como olhar, pontos importantes para observar e explicar para as pessoas. 
Estudo de caso apresentado de adulto, análise das informações e orientações nutricionais mais indicadas para o caso específico, vimos o filme documentário gordo, doente e quase morto, para comentar na quarta feira.
Semana cinco
Apresentação dos projetos do adulto, apresentação da Susan e Emanuelle sobre Diabetes e sobre o projeto que elas estão construindo do estágio presencial. Marina explicou sobre idosos em tempos de pandemia e os 10 passos do cuidado, fizemos um post sobre o assunto. Discutimos mais sobre senescência e suas consequências a Bárbara apresentou um material e nós fizemos um podcast sobre o assunto e as dificuldades dos idosos e como ajudar com dicas técnicas, leitura de artigo que foi feito com idosos institucionalizados. Falamos sobre senescência e prejuízos que isso trás para vida dos idosos, como fazer para manter os idosos autônomos mesmo com esse fator. Exposição de material literário específica para idosos, elaboramos cartilha a minha foi para incentivar os idosos a consumir mais legumes, verduras e frutas e estimular autonomia. Apresentação do marco nacional de educação e foco em três pontos que são valorização da cultura, valorização da culinária e incentivo da autonomia
e autocuidado.
Sumário
1. Introdução	8
2. Objetivos	9
2.1. Objetivo Geral	9
2.2. Objetivos Específicos	9
3. Materiais e Métodos	10
3.1. Materno infantil	10 
3.1.1 Projeto materno infantil.	30
3.2. Adulto	41
3.2.1. Projeto Adulto	59
3.3. Idoso	67
3.3.1. Projeto Idoso	70
4. Conclusão	87
5. Referências	91
1. Introdução
A história da educação alimentar e nutricional no Brasil tem os seus laços com as políticas de alimentação e nutrição, de 1940 a 1960, esteve associada às campanhas de introdução de novos alimentos e as práticas educativas que se tornaram a base das políticas de alimentação e nutrição do período. Com a discussão sobre novas perspectivas dentro da educação alimentar nutricional, e pode identificar que a forma que era praticada precisava de melhorias porque de forma isolada não promoveu mudanças nas práticas alimentares no longo prazo. (SANTOS, 2005)
Segundo França e Carvalho (2017) a partir de 1990 da inicio então a pesquisas relacionadas com a saúde que indicava a influência dos hábitos alimentares como causas para o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, sendo surpreendidos com obesidade como um grande problema de saúde pública, posicionando a EAN como uma medida imprescindível perante a proteção e a construção de hábitos saudáveis no enfrentamento dos problemas alimentares e nutricionais do contexto atual.
E dentro deste contexto atual realizamos o estágio social contemplando as três áreas de atendimento que são: materno infantil, adulto e idoso e contemplando conteúdo teórico e prático simulado e atividades contextualizando assuntos atuais. Desenvolvendo roteiros de oficinas para situações simuladas, estudo de caso, leitura de artigos, apresentação em vídeos, live e podcast.
2. Objetivos 
 
2.1. Objetivo Geral
Desenvolver a teoria e a prática dentro do modelo online de Educação Alimentar e Nutricional.
2.2. Objetivos Específicos
Desenvolver olhar crítico e criativo para as demandas de Educação Alimentar e Nutricional.
Discutir e aplicar (simulado) referênciais teóricos da Educação Alimentar e Nutricional.
Entender e aplicar a interdisciplinaridade no cuidado nutricional e a importância do aconselhamento nutricional. 
Reconhecer a complexidade das práticas alimentares e suas singularidades nos diferentes ciclos da vida.
3. Materiais e Métodos
3.1. Materno infantil
Filme capitão fantástico, drama que tem 1h 59m - 
A Educação proposta pelo pai do filme era efetiva? 
Era boa. Porém muito rígida e essa rigidez dele é testa em alguns momentos cruciais do file. 
Ele tira um pouco da liberdade dos filhos uma vez que ele entende que ele é o porta voz do conhecimento, mas em contra partida ele estimula que os filhos desenvolva conhecimento de um modo diferente mais participativo. 
No comportamento alimentar da família podemos ver que ele é bem rígido com a comida também e quando as crianças tem uma chance de comer um bolo elas se descontrolam. Então foi discutida a importância de ter uma educação que liberta e que prepara ao em vez de ter uma educação que limita não só o conhecimento, mas a vontade de quem aprende de buscar por mais.
Caso clínico Gestante 
Objetivo foi elaborar uma intervenção para uma gestante, tivemos acesso as informações gerais e nutricionais desta paciente para montar a intervenção.
Público Alvo: Gestante
Número de Participantes: 1
Inscrições: Data ou Período: 06/04/2021
Objetivos: Melhorar as escolhas alimentares durante a gestação
Duração total em minutos: 20 min a 30 min
Material necessário: 6 Balões, papeis , 1 alfinete, caneta
Métodos:
Cumprimentar os participantes, introduzir o tema, explicar a dinâmica e discussão.
Na frente de cada balão vai ter uma frase como:
Gestantes tem que comer por dois?
Na gravidez é liberado qualquer tipo de alimentos?
É recomendado ficar por muitas horas sem se alimentar?
Embutidos podem ser consumidos livremente?
É liberado o uso de chás para azia e enjoos?
É liberado o uso de alimentos com alta quantidade de açúcar e gorduras como
refrigerante e biscoitos?
E dentro terá a resposta correta.
Mas antes de incentivar ela a estourar o balão vai ser perguntado o que ela
acha e pensa sobre o assunto e depois ela estoura e encontra a resposta certa
discutir mais sobre o tema e ir passando pelos balões.
Discutir sobre os tópicos abordados se tem mais alguma dúvida dentro dos
temas.
Caso Clínico Gestante
Caso com 6 gestantes com características diferentes de hábitos, alimentação e tempo gestacional diferente destrinchamos o caso em uma apresentação de power point e uma atividade de educação nutricional para fazer que atendesse todas as participantes. 
Apresentação 
Intervenção
Público Alvo: Gestante
Número de Participantes: 5
Inscrições: Data ou Período: 07/04/2021
Objetivos: Estimular melhorar as escolhas alimentares e avaliar conhecimento
pré existente.
Duração total em minutos: 30 min a 40 min
Material necessário: Jogo de tabuleiro, cartilha de receitas, mesa grande 6 cadeiras.
Métodos:
Cumprimentar os participantes, introduzir o tema, explicar à dinâmica e discussão.
No jogo de tabuleiro terá dicas perguntas sobre alimentação as fazendo refletir sobre o tema e conhecer mais sobre a importância da alimentação.
Qual importância da ingestão de água na gestação?
Porque é importante não ficar muitas horas sem se alimentar?
E sempre quem estiver conduzindo o jogo dar a palavra as gestantes
No fim todas ganham um livrinho com receitas fáceis e saudáveis.
Avaliação: Se teve interação das participantes. 
Foi elaborado um vídeo explicando sobre amamentação.
Porque a amamentação tem que ser exclusiva ate os 6 meses? 
O bebe não este fisicamente preparado para outros alimentos e o leite materno consegue suprir todas as necessidades do bebe, tem agua e os nutrientes que ele precisa para crescer e desenvolver.
Outro ponto importante da amamentação é quando o bebe amamenta ele fortalece os músculos da face que serão muito importantes quando o bebe começar a falar e a comer.
O risco de iniciar a introdução alimentar antes dos 6 meses: criança com mais diarreia, maior chance de desenvolver doenças respiratórias, obesidade na vida adulta e outras fatores.
Há evidencias de que amamentação ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança.
Importante ficar atenta a pega do bebe para não machucar os seios.
Objetivo: explicar pontos importantes sobre amamentação
Leitura e análise de artigo 
Titulo do artigo: Estratégias de educação nutricional no ambiente escolar: uma revisão integrativa.
Objetivo
Revisão de outras evidencias.
Artigo é uma revisão relacionada a estratégia educação nutricional utilizada na
educação básica.
Metodologia
Revisão e analise bibliográfica.
Pratica baseada em evidencia.
Analisou o que foi feito com interversões educativas (pag14)
Conclusão
Analisou estratégias nos artigos
Poucos artigos específicos em português
Observou a mudança de hábitos alimentares, mas não foi possível avaliar a manutenção.
Ações programadas e continuas.
Minha visão
80,3% dos entrevistados acreditam que se existisse uma disciplina de educação nutricional na matriz escolar os índices de obesidade infantil e outras doenças afins seriam menores.
É muito comum observar nas crianças e adolescentes uma dificuldade de expressão e que as atividades de educação nutricional ajudam a quebrar esse bloqueio.
E que ele não pode comparar se objete resultados de longo prazo nas mudanças ocorridas.
Leitura e debate sobre politicas publicas ligadas a alimentação.
Cada um falou de uma que escolheu o meu foi sobre o Programa de alimentação do trabalhador.
PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador
O objetivo do programa é melhorar as condições nutricionais do trabalhador
Brasileiro de baixa renda, tornando-o mais resistente à fadiga e menos suscetível a ser acometido por doenças.
Nutricionista Dentre as funções do nutricionista está a elaboração de cardápios adequados àqueles trabalhadores daquela empresa, com as diretrizes nutricionais do programa, que devem ser seguidas.
Como é feita a alimentação? Como funciona a execução do PAT?
De acordo com a legislação que regulamenta o Programa de Alimentação do
Trabalhador, o benefício só não pode ser concedido em dinheiro. Tirando essa única hipótese, há várias outras dentre as quais o empregador pode optar.
Vejamos:
A lei permite que a própria empresa prepare e sirva, ela mesma, o alimento de seus funcionários dentro do próprio estabelecimento em que o trabalho é prestado.
A empresa pode também contratar outra empresa terceirizada para preparar e servir os alimentos dentro de seu estabelecimento.
Na modalidade alimentação, conhecida popularmente como “vale-alimentação”,
o trabalhador utiliza o benefício para comprar alimentos no supermercado.
Na modalidade refeição, conhecida popularmente como “vale-refeição”, o trabalhador pode utilizar o benefício fazendo uma refeição em qualquer restaurante conveniado ao PAT.
Na modalidade de refeições transportadas, uma empresa contratada prepara o alimento dos funcionários em sua própria sede e entrega no estabelecimento comercial da empresa contratante.
Por fim, a empresa pode, ainda, fornecer aos seus funcionários cestas de alimentos (cestas básicas) adquiridas de empresas conveniadas ao PAT.
Funcionários contribuem com alguma parte do beneficio?
As regras estabelecem que a contribuição financeira do trabalhador jamais possa ser superior a 20% do custo direto da refeição. Isto é: a empresa poderá descontar, no máximo, 20% do custo da alimentação do salário de seus funcionários.
Como custo direto, temos que ter em mente que, caso a empresa forneça cestas básicas ou vale-refeição, não poderá acrescentar o valor relativo à taxa de administração no cálculo.
Os valores referentes à participação dos trabalhadores no custeio do PAT não precisam ser iguais para todos os beneficiários. Recomenda-se, inclusive, que sejam cobrados preços mais baixos dos trabalhadores de menor renda e mais altos dos que recebam maiores salários. Em ambos os casos, a participação global dos trabalhadores no custeio do Programa não pode ultrapassar 20% do custo direto, e o valor do benefício líquido dos trabalhadores de baixa renda não pode ser inferior ao do concedido aos trabalhadores de rendimento superior.
Diretrizes
A produção de refeições em uma UAN das empresas que são cadastradas no
Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) tem como objetivo manter a saúde de seus clientes, por meio de uma alimentação adequada, que atenda a alguns requisitos, como: refeições equilibradas em nutrientes, de acordo com os hábitos alimentares dos clientes e segura, sob o aspecto higiênico. As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter de 600 a 800 calorias e corresponder à faixa de 30% a 40% do VET diário, admitindo-se um acréscimo de 20% em relação ao valor energético total do VET de 2.000Kcal por dia. As refeições menores tais como desjejum e lanches, deverão conter de 300 a 400 calorias e corresponder à faixa de 15% a 20% do VET diário, admitindo-se acréscimo de 20% (400 calorias) em relação ao valor energético total de 2.000 Kcal por dia.
Cartilha sobre introdução alimentar
Usando esta cartilha tivemos que elaborar uma atividade para usar a cartilha.
Público Alvo: Mães com filhos para iniciar introdução alimentar
Número de Participantes: 5
Inscrições: Data ou Período: 12/04/2021
Objetivos: Esclarecer dúvida sobre introdução alimentar.
Duração total em minutos: 40 min a 60 min
Material necessário: Cartilha com informações sobre introdução alimentar (ia).
Métodos:
Cumprimentar os participantes, distribuir panfleto, introduzir o tema.
Falar sobre introdução alimentar
Sinais de prontidão
Como ofertar
Sinais de saciedade
Reflexo de gag
O que fazer se o bebe engasgar
Abrir espaço para perguntas a cada tópico trabalhado.
Custo: 2,20 cada solha frente e verso - Custo total: 24,20
Avaliação
Aplicador
Interação e participação
.
Participantes
Sinto-me confiante para aplicar estes conhecimentos em casa com meu filho?
Sim Não
Live
Objetivo era esclarecer as dúvidas sobre alimentação para crianças até dois anos. 
Tem que começar a dar água antes de dar comida? 
Já existe um consenso entre OMS e ministério da saúde que ate os 6 meses o aleitamento materno deve ser feito de maneira exclusiva.
Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos.
O leite do inicio da mamada que é chamado de leite anterior ele vai ter mais agua e à medida que o bebe vai mamando vai ficando mais concentrado e esse leite fica rico em gorduras que é o que vai da saciedade para o bebê e (é chamado de leite posterior).
Oferecer na colher ou no copo
Pode oferecer abacaxi?
Essa criança ela já iniciou a introdução alimentar?
O pode comer frutas ácidas sem problemas, importante ter uma variedade e que esse bebe esteja em contatos com diferentes sabores.
Cuidados como fruta higienizada
Com um corte adequado se for estimular ela a comer sozinha
O que não posso dar?
Ultraprocessados – Salsichas, embutidos, frituras e açúcar não é indicado. 
Mel também é contra indicado por conta do botulismo. Microbiota não esta devidamente formada não tem como combater esse microrganismo. 
Papinhas industrializadas.
Pipoca tem risco de engasgar.
Seu filho esta crescendo daqui a pouco vai começar a nascerem os dentes e se ele esta acostumado com uma alimentação cheia de açúcar vai começar aparecer caries. E outros problemas.
Começo com fruta ou legume?
Começa junto, existe um mito de que se deve dar fruta um mês para criança antes de iniciar a papinha salgada e não é assim. Vai oferecer fruta ao longo do dia e alimentação salgada ao longo do dia, e se ainda possível às mamadas em livre demanda.
Alimentação variada.
Primeiro contato da criança com os alimentos. 
Importante falar que é para oferecer a fruta suco não é a fruta.
Suco perde a questão das fibras (funcionamento do intestino) que é importante
Mastigação – Ingestão de agua
A criança pode e deve, desde o início, ser alimentada com a comida da família, que deve ser preparada com óleo vegetal em pequena quantidade, temperos naturais e com uma quantidade mínima de sal.
Pode dar arroz e feijão
Sim, o arroz feijão faz parte da nossa cultura. 
Esse arroz estar um pouco mais cozido 
Bebe pode ser vegetariano desde a introdução alimentar??
Eu sou e queria que meu bebê fosse também.
Tudo bem da para fazer. As crianças vão seguir mesmo a alimentação das famílias.
Como todos bebes ele vai ter contato com cereais, raízes, leguminosas e verduras.
Uma fruta rica em vitamina C após a refeição é importante para aumentar a absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal. (kiwi, morango, laranja, acerola, abacaxi)
O bebe mais para frente pode precisar suplementar, vitamina b12 e alguma, outras coisas. 
Em caso de duvidas e insegurança procure um nutricionista
BLW ou papinha? Qual melhor método? Fico confusa.
Qual melhor método se adaptar, pode fazer uma junção é importante permitir que a criança explore. 
É importante não forçar 
Que esse seja um momento agradável para você e para bebê.
Que o bebê esteja sentado confortavelmente. 
Vídeo de receita 
Objetivo gravar receita para fazer com as crianças,
A receita escolhida foi Chips de legumes porque é fácil de fazer e é possível que as crianças participem e é uma receita saborosa pode ser oferecida nos lanches e nas grandes refeições. 
Link para o vídeo: Clique aqui.
Receita 
CHIPS
ingredientes
Batata ( pode ser inhame, beterraba, banana verde)
Azeite 
Temperos secos – orégano e sal
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno 5 minutos em fogo alto.
Corte as batatas em chips bem fininhos, recomendo uso da parte reta do ralador, a fatia ficará quase transparente.
Unte uma forma grande para distribuir as fatias sem sobrepor.
Despeje um fio de azeite de oliva sobre as batatas e polvilhe os temperos da sua preferência.
Baixe a temperatura para 200° C, leve ao forno por 10 minutos ou até dourar.
Atendimento online de paciente de 10 anos.
Atendimento de uma escolar com objetivo de aplicarmos atividades de educação alimentar e nutricional.
Antes de aplicar as atividades foi elaborada uma anamnese, para direcionar da melhor forma possível a atividade.
Anamnese
Nome: L.
Idade: 10
Serie: 5 ano
Peso: 52
Altura: 1,45
Faz uso de medicamento: não
Tem problemas de saúde? Não
Faz alguma atividade física? Ginastica artística e tênis no colégio equitação uma vez na semana 
O que você gosta de comer no café da manhã? Enroladinho de presento que queijo e tody.
O que você gosta de comer no almoço e jantar? Nugtes frango carne, arroz, legumes e alface.
Qual seu alimento preferido? Chocolate
Qual alimento que não gosta tanto? Chuchu
A sua rotina mudou muito devido a pandemia? Em casa equitação almoçava escola, acorda 08:00
Das atividades de educação alimentar na escola que você lembra qual mais gostou?
Fanta laranja concurso do lanche pão integral 
O que gosta de fazer?
Falar com os amigos 
Público Alvo: escolar (10 anos)
Número de Participantes: 1
Inscrições: Data ou Período: 15/04/2021
Objetivos: explorar sobre hábitos de vida da criança e alimentos abordados no jogo.
Duração total em minutos: 30 min
Material necessário: celular, tablete com internet ou computador
Métodos: Jogo online com perguntas e respostas sobre hábitos alimentares e hábitos de vida, mostra uma pergunta e a participante tem que marcar uma resposta e vamos interagindo ao longo da atividade. Vamos falando sobre alimentos como consome geralmente o que ela mais gosta e o que menos gosta e como comer de outras formas, para quem sabe conseguir provar.
Custo: 0
Avaliação
Aplicador
Interação e participação 
Imagem do jogo 
Live adolescentes 
Objetivo responder perguntas de adolescentes em uma live.
Tem como diminuir as espinhas por meio da alimentação?
2 fatores vão ser os agentes causadores das espinhas em adolescentes Homônimos e proliferação de bactérias.
Andrógenos(F) testosterona (M) estimulam essas glândulas sebáceas 
Dependendo da sua alimentação também são estimuladas através da alimentação.
Quais alimentos são esses?
Açucar, frituras, fast food, refrigerantes, biscoitos.
O que eu como para perder só barriga?
Não tem. Então seu corpo não tem como saber você quando começar um processo de emagrecimento vai emagrecer como um todo. Claro que neste processo você vai perceber que alguns lugares você vai perder mais rápido, mas não tem como você escolher.
Preciso para de comer carboidrato e fruta para emagrecer?
Não. Frutas são fontes de fibras, agua, vitaminas e minerais pro nosso corpo.
Carboidratos tem função energética não só para nosso corpo, mas também pro nosso cérebro. Contar caso. Adolescentes não façam isso.
Posso fazer jejum intermitente e low cab?
Importante é respeitar a fase de crescimento não é recomendado dietas restritivas.
Melhorar a alimentação é uma boa saída, melhor a a ingestão de agua e fazer seu intestino funcionar.
Posso ficar sem comer ou comer pouca comida para perder peso ou para não engordar? 
Não. Perda pode ser de água ou de músculo, e o que realmente se deseja quando pensamos em emagrecer é diminuir gordura.
Pode se sentir mal exagerar e ficar nesse ciclo de restrição.
Antes da atividade física posso comer ou só depois? O que eu posso comer?
Antes e depois. O que comer e quantidades sempre será algo bem individual.
Vai depender do tipo da atividade física, intensidade, rotina.
Quando vamos fazer uma prescrição avaliamos todas as refeições
Posso compensar fazer o dobro de exercício amanha já que hoje comi além e não malhei?
O que engorda é um comportamento repetitivo calorias em excesso e sedentarismo, existem outros fatores mas vamos imaginar que esse caso é simples. Malhar em dobro não vai te fazer resolver essa situação.
O que devo fazer para não utilizar o alimento para compensar a frustação? E se eu fizer isso como proceder depois. 
Se frustrar faz parte da vida e às vezes vamos ter alguns alimentos que vão nos confortar mais nesses momentos. Como nos Filmes quando a mocinha leva um pé a bunda ela come sorvete e fica triste e descabelada.
Mas se isso vem acontecendo com frequência vamos repensar. 
Qual a causa a fonte é algo recorrente? Esse comportamento ocorre com frequência?
O medo do julgamento nessa fase é muito grande então assim converse com alguém que você confie e que você saiba que possa te ajudar.
Filme - Mínimo para viver 
Objetivo: discutir sobre os aspectos sociais, psicológicos e alimentares de uma pessoa com transtornos alimentares. 
Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.
A personagem principal se isola e permite apenas que a irmã seja mais próxima, ela não tem outros amigos. As pessoas acham que o maior problema dela na verdade é com a comida. Mas ela usa o não comer e contar calorias como a única coisa que ela tem controle sobre a vida dela, ela passou por varias situações na vida da qual ela não sabia lidar.
A madrasta dela tenta ajuda mas não sabe como piorando a situação fazendo ela se pesa, forçando a barra para ela comer e tirando fotos dela, mas também ela trás a opção dela tentar se tratar.
O transtorno alimentar era só uma pequena parte do verdadeiro problema.
E como um transtorno alimentar interfere na vida e no dia a dia.
Filme - Muito além do peso 
Objetivo: Analisar principais pontos do filme, direcionar o assunto do filme com educação nutricional. 
No documentário, é analisado a qualidade da alimentação infantil e os efeitos da publicidade de alimentos. 
No filme é mostrado como as crianças são influenciadas pelas mídias a consumir alimentos processados e como os pais também não tem entendimento o suficiente para filtrar esse contato das crianças com esses alimentos.
Como as crianças não tem nenhum laço com os alimentos in natura, quando é apresentado a elas alguns legumes e elas não saberem do que se trata.
E que mesmo nos lugares mais remotos as comidas industrializadas já conseguiram chegar e que esse consumo não é feita de forma pensada, mesmo por falta de informação ou ate mesmo por falta de acesso.
E que a alimentação em sua maioria industrializada já trás consequências para vida das crianças, mesmo elas sendo jovens, muitas já apresenta varias doenças. 
3.1.1 Projeto materno infantil. 
Projeto é feito para encerrar o ciclo de materno infantil.
Introdução 
O aleitamento materno, durante a fase inicial da vida, é indispensável por conter energia e nutrientes adequados ao grau de maturidade fisiológica do lactente, bem como assegurar seu crescimento conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nos primeiros 6 meses de vida da criança a prática da amamentação deve ser realizada de forma exclusiva. Isso ocorre porque a garantia de exclusividade do leite materno durante o tempo ideal diminui o risco de infecções respiratórias e gastrointestinais, tem efeito protetor sobre a ocorrência da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), reduz a incidência de alergias, obesidade, diabetes e é essencial para o bom desenvolvimento neurológico do lactente, além do desenvolvimento do vínculo entre mãe e filho. (CARDOSO et.al, 2019)
Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por crescimento acelerado e enormes aquisições no processo de desenvolvimento, incluindo as habilidades para mastigar e digerir outros alimentos e no autocontrole do processo de ingestão.(BRASIL,2015)
Com seis meses de vida a criança, dará inicio a alimentação complementar, que se caracteriza como o conjunto de alimentos oferecidos a criança durante o período em que continuará sendo amamentada sem exclusividade (SBP, 2018)
A alimentação complementar pode ser chamada de transição, sendo preparada exclusivamente para a criança até o momento em que poderá receber alimentos na mesma consistência da família. Ela é indicada a partir dos 6 meses de vida, momento em que a maturação renal e gastrointestinal
é capaz de metabolizar alimentos não lácteos, sendo a própria maturação gastrointestinal impulsionada pela ingestão de alimentos. Além disso, é somente 6 meses de idade que as crianças adquirem habilidades para lidar com segurança com alimentos sólidos (FEWTRELL et.al., 2017).
O inicio da alimentação das crianças nos últimos anos vem sofrendo pela falta de variedade de alimentos saudáveis e in natura ou seja ocorrendo uma exposição precoce a alimentos ultraprocessados que podem prejudicar a saúde. A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, principalmente nos primeiros anos de vida que são importantes para o crescimento e desenvolvimento, para formação de hábitos e para a manutenção da saúde. (MINISTERIO DA SAÚDE, 2019)
Objetivos 
Objetivo Geral
Atualizar informações e sanar dúvidas de mães que estão para iniciar a introdução alimentar dos seus filhos.
Objetivos específicos 
Promover conhecimentos para que mães iniciem introdução alimentar com confiança
Avaliar conhecimento existente das mães
Desenvolvimento 
Foi desenvolvida uma atividade inspirada em Show do milhão que consiste em um jogo de perguntas e respostas. 
Titulo da oficina: Show da introdução alimentar
Desenvolvimento: Débora Pereira de Jesus
Professor Orientador: Barbara Júnia
Público 
Publico alvo: Mãe de bebês que vão iniciar IA
Número de Participantes: 6 
Inscritos: 6
Data ou Período: 20/04/2021
Objetivos: Esclarecer principais duvida sobre introdução alimentar
Duração total: 60 a 100 minutos 
Material Necessário: Projetor e data show, plaquinhas com letras A, B e C, 6 cadeiras, folha A4(rascunho) e brindes.
Métodos 
Aplicador se apresenta, em seguida é os participantes que se apresentam. 
Explicar sobre introdução alimentar, como é inicio, como deve começar, opções de como ofertar os alimentos, intercorrências da introdução (10 minutos). 
A ideia é fazer como no Show do milhão perguntas e respostas sobre introdução alimentar, divide as participantes em dois grupos com 3 participantes em cada, distribui as plaquinhas, e explique que após ler a pergunta para elas vai falar as opções e elas tem que levantar a plaquinha correspondente, pergunte se alguém tem alguma duvida de como é o jogo, se houver explique se não tiver duvidas partimos para a próxima etapa.
Tem inicio com a primeira pergunta ler para as participantes: 
Quando iniciar a oferta de alimentos para a criança? em seguida leio as opções: 
A. Quando a família e cuidadores achar melhor.
B. A partir dos 6 meses. 
C. A partir dos 3 meses.
As participantes levantam as plaquinhas e pergunte por que da escolha da opção feita por elas, em seguida mostre a opção correta: B
Ela deve ser iniciada no sexto mês de vida, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. explico e discutimos se elas tem alguma duvida mais sobre aquela questão.
E assim o jogo segue. A medida que o grupo for marcando pontos vá anotando em uma folha os pontos para o respectivo grupo.
O primeiro alimento que devo oferecer é suco de laranja
A. Verdade suco de laranja é ótimo para inicio da introdução.
B. Mentira, devemos sempre preferir frutas.
C. Depende se a criança vai aceitar. 
Resposta: B - Não. Sucos são indicados apenas depois dos 12 meses. Antes disso, só a fruta in natura!
O primeiro mês deve ser somente frutas?
A. Sim o bebe sempre vai aceitar melhor as frutas.
B. Não porque as frutas fazem mal 
C. Não, porque é importante variar a alimentação mesmo no inicio.
Resposta: C - A alimentação das crianças deve ser variada, colorida, considerando os diferentes grupos de alimentos. Segundo o passo 6 do Guia Alimentar para crianças menores de dois anos, a criança deve receber diferentes alimentos ao dia, pois uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
Alimentos enlatados e industrializados fazem mal a saúde e devem ser evitados ?
A. Verdade, devem sempre ser evitados, principalmente nos primeiros anos de vida.
B. Mentira pode ser ofertado tranquilamente.
C. Falso porque o bebê precisa de variedade então pode oferecer tudo a ele.
Resposta: A - Os alimentos industrializados, alimentos açucarados, ricos em gordura, ricos em sódio e corantes devem sempre ser evitados, principalmente nos primeiros anos de vida. Os refrigerantes, salgadinhos chips, refresco em pó, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, dentre outros, podem trazer uma série de riscos à saúde infantil, até mesmo a obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão, anemias, alergias, dentre outros, fatores esses que podem perdurar até a idade adulta.
É importante alimentar a criança separada da família.
A. Não, esse é um momento de comer junto da família, fazendo um prato somente para o bebê.
B. Sim, a criança come antes de todos.
C. Não, a criança deve comer junto a família porem no mesmo prato que a mãe. 
Resposta: A - Colocando-a para comer junto da família, fazendo um prato somente para ela, deixando-a livre para segurar os alimentos/utensílios variando as formas de apresentação dos alimentos: um prato bonito, colorido, cheiroso e saboroso motiva a criança a comer interagindo com ela e dizendo sempre o nome dos alimentos que ela está comendo.
Com qual idade a criança pode começar a comer doces?
A. 6 meses
B. 2 anos
C. 5 anos
Resposta: B - Nos dois primeiros anos de vida, frutas e bebidas não devem ser adoçadas com nenhum tipo de açúcar: branco, mascavo, cristal, demerara, açúcar de coco, xarope de milho, mel, melado ou rapadura. Também não devem ser oferecidas preparações que tenham açúcar como ingrediente, como bolos, biscoitos, doces e geleias. Esse é um dos motivos pelos quais eles não devem ser oferecidos para crianças.
Os alimentos devem ser batidos e/ou liquidificados para o bebê não engasgar?
A. Verdade, importante também peneirar após batidos. 
B. Verdade mas não precisa peneirar.
C. Mentira, pode amassar com garfo ou oferecer cortes BLW.
Resposta: C - Se a introdução alimentar for iniciada com alimentos líquidos, os bebês terão mais dificuldade em aceitar alimentos sólidos no futuro, ele ficará “preguiçoso”. A consistência adequada é aquela que não escorre da colher, que é firme e que dá trabalho para mastigar
Não se pode deixar brincar ou tocar na comida. 
A. Bebês estão descobrindo os alimentos é normal tocar.
B. Verdade, alimentação é um momento de concentração. 
C. Ideal é oferecer a comida na boca da criança e não deixar que ela toque.
Resposta: A - Nesse momento de introdução alimentar os lactentes estão descobrindo os alimentos, suas texturas, sabores e cheiros. Toda essa experiência é extremamente sensorial para eles, portanto permita que eles toquem e brinquem com os alimentos sempre que tiverem curiosidade.
Devo obrigar a criança a raspar o prato?
A. Claro tem que comer tudo para ficar saudável
B. Deve barganhar com a criança e se não funcionar forçar a comer.
C. Não devo obrigar a comer tudo respeitar os sinais de fome e saciedade.
Resposta: C - Não se deve obrigar a criança a comer tudo que está no prato. 
É importante ter paciência no horário das refeições, respeitar os sinais de fome e saciedade da criança e evitar comportamentos que possam piorar a situação, como forçar a comer, brigar ou bater e oferecer recompensas, prêmios ou guloseimas como presentes para convencê-la a comer. 
Meu bebê fez cara feia quando ofereci um alimento isso quer dizer que?
A. Ele esta descobrindo os alimentos ofereça novamente
B. Ele não gostou mas você deve insistir forçando a comer
C. Ele já esta escolhendo o que gosta e não gosta
Resposta: A - Quando o bebe recusa ou parece não gostar dos alimentos, isso quer dizer que seu filho ainda está descobrindo e se adaptando aos sabores e texturas dos alimentos. Trata-se de um período de aprendizado, cheio de novidades. 
A exposição frequente aos alimentos e a criatividade na preparação e apresentação facilita a aceitação durante a introdução alimentar. 
São necessários de 8 a 10 exposições ao mesmo alimento antes de concluir que o bebê não gosta de determinado alimento.
No fim do jogo o primeiro lugar ganha
o Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos e o segundo lugar ganha cartilha sobre introdução alimentar.
Aplicação do pós-teste : 10 minutos
Escala hedônica para saber se as participantes gostaram da oficina e parte para escrita livre para saber se ficou alguma duvida para ser trabalhada em outras oficinas.
Avaliação e acompanhamento da oficina 
Interação entre o aplicador e entre as próprias participantes, avaliação feita pelo aplicador. 
Orçamento
	Materiais
	Quantidade
	Valor unitário
	Valor Total
	Impressão das placas 
	6
	1,00
	6,00
	Guia impresso 
	3
	26,10
	78,30
	Impressão cartilha
	3
	0,85
	2,55
	
Avaliação
	6
	0,25
	1,50
	Valor total:
	88,35
Conclusão
É esperado que as mães participantes saíssem com menos duvidas sobre introdução alimentar e que consigam começar bem esse momento importante na vida de uma criança.
Slide usado na dinâmica 
Plaquinhas utilizadas
3.2. Adulto
Aproveitamento integral de alimentos
Discutimos o aproveitamento integral de alimentos e o que é? O aproveitamento integral de alimentos significa usar os nutrientes contidos em partes usualmente não aproveitadas tais como talos, cascas, sementes, folhas, entre outros, permitindo a elaboração de novas receitas saudáveis e criativas para o dia a dia, contribuindo para uma alimentação mais rica. E de como é importante difundirmos essas informações para as pessoas em geral. 
Vídeo com receita de aproveitamento integral de alimentos
Link para o vídeo: clique aqui
Macarrão legumes e casca
Ingredientes 
1 pacote Macarrão cabelinho de anjo
1 Chuchu
2 Cenoura 
1 Abobrinha
1 Cebola,
 1 Pimentão
5 Dentes de alho,
1 Copo de queijo ralado
 1 Colher de chá orégano
 Molho de tomate
 Azeite
Modo de preparo 
Use o ralador para ralar os legumes em tiras passe a abobrinha, chuchu e a cenoura, não é preciso retirar as cascas após isso ferva separadamente cada item, abobrinha 10 min, cenoura 20 min, chuchu 5 min reserve.
Para refogar os temperos coloque um fio de azeite o alho, cebola e os pimentões, coloque o molho de tomate se necessário coloque um pouco de agua.
Cozinhe o macarrão por 5 minutos depois de cozido coloque o macarrão no escorredor para desprezar a agua.
Tudo devidamente cozinho coloque o macarrão em uma travessa coloque a cenoura, abobrinha e o chuchu misture e pronto. O molho pode ser servido a parte.
Relatório Palestras 
Palestras dia 23/04/2021, primeira palestrante Elisangela é nutricionista responsável pelo lactário, banco de leite e cti/uti neotal no hospital Odete Valadares onde ela nos contou sobre sua rotina de trabalho e de como é todo processo de doação e recebendo do leite, e explicou da importância da amamentação nos primeiros mil e cem dias da criança. 
Hora de ouro, que é assim que o bebe nasce já pode colocar ele no peito para que tente mamar.
Vantagens de amamentar: melhora qualidade de vida da criança afinal de contas a mãe passa imunidade através do leite e isso faz com que a criança fique menos doente, menor custo, gera menos lixo, cria laços entre mãe e bebe.
Produção de leite quando o bebe nasce é de 50 ml do que é conhecido como colostro e após o nascer esse leite vai aumentando em quantidade. 
O procedimento de doação funciona da seguinte forma as mulheres que estão amamentando e tem interesse em amamentar entram em contato com o posto de coleta onde é passada as instruções da maneira correta de fazer a coleta deste leite, feito em embalagem de vidro com tampa de plástico o leite recebido é testado para verificar qualidade do leite como ph, calorias, vários parâmetros para garantir a segurança de quem ira receber o leite.
A segunda palestra foi ministrada pela nutricionista Laura que trouxe a sua experiência pratica no NASF.
Atividades do nutricionista no NASF consistem em atendimento individual, atendimento de grupos, visita domiciliar. Ela também relatou que prepara toda equipe como médicos, técnicos e outros para conseguirem passar instruções básicas a população, para que assim a nutrição consiga atingir o maior numero de pessoas possível, porque nem sempre os indivíduos vão se encaminhados diretamente para o atendimento especializado. 
Contou sobre algumas atividades em grupo que realizou na unidade em que ela trabalha que fica localizada no barreiro, como oficina de meditação com os funcionários da unidade básica de saúde, contou sobre oficinas que fazia com usuários.
Podcast
O primeiro podcat fala sobre alimentação saudável, onde questiona sobre o que é ser saudável. E que depende de regionalidade, gostos, cultura, religião e que tudo influência no que você come e porque come.
E que hoje existem muitas dietas da moda e muita imposição do que é certo e errado, sem pensar nos outros aspectos de se alimentar.
Atualmente os alimentos tem sazonalidades onde eles ganham títulos de bons ou ruins, e como isso interfere nas escolhas alimentares das pessoas e como isso afasta os laços culturais das pessoas e também medicaliza a alimentação.
Como a obesidade é vista e como vem mudando antes o únicos responsabilizado pela obesidade era a pessoa, mas hoje já se sabe que obesidade é uma doença multifatorial.
Outro ponto que se discuti é que existem diferentes tipos de corpos que temos que tratar com empatia e chega no assunto da anti-gordofobia, e de como as pessoas obesas são taxadas de preguiçosas e mal tratadas ate mesmo pelos profissionais da saúde.
Leitura e discussão de artigos
Este artigo trata da de politicas publicas e de insegurança alimentar e nutricional, que instabilidade econômica e o encerramento de politicas públicas mesmo antes da pandemia agravaram um problema que já estava para começar. Com a volta do Brasil ao mapa da fome e com a falta de planejamento para milhões de famílias que não sabem se vão conseguir comer.
Tínhamos taxas desnutrição 11 % que não se alteravam mas agora temos 49 milhões de pessoas com risco de extrema pobreza.
Basicamente já estávamos caminhando para esse cenário atual.
Não sendo a pandemia a única responsável pela fome o desmonte do consea e de outras politicas publicas.
Mudança das politicas de segurança alimentar e nutricional no país. 
O que esta acontecendo é uma somatória a mudança das politicas com pandemia. 
Fome zero até 2030 com sistema atual funcionaria? Temos um sistema de alta produção que conseguiria alimentar a todos porem isso não é de interesse. 
Insegurança alimentar é não ter as quantidades adequadas, não ter acesso regular nem alimentos de qualidade (nutritivos).
Brasil. Pessoas com sobrepeso e obesidade, mas que estão desnutridas.
Mudança das politicas de segurança alimentar e nutricional no país. 
O a que esta acontecendo é uma somatória a mudança das politicas com pandemia. 
O que foi afetado a garantia de alimentos saudáveis, que respeitem a cultura alimentar, da população que tenha sido produzido de maneira sustentável.
Agricultura familiar sofreu som a pandemia com a falta do repasse (pnae era uma das fontes)
Efeitos sobre a saúde e qualidade vida
Pessoas vão preferir alimentos com mais saciedade mais calóricos e o que elas podem pagar.
A organização não governamental tem feito trabalhos extensos 
Evidências convincentes mostraram que os hábitos alimentares são afetados também por condições de angústia e distúrbios emocionais, em que níveis elevados são associados à má qualidade da dieta.
Além disso, emoções como medo e tristeza estão associados a menos desejo ou motivação para comer e menor prazer durante a refeição.
Post para instagram
Público Alvo: Mulheres jovens/adultas
Número de Participantes: Seguidores do instagram
Inscrições: Data ou Período: 26/04/21
Objetivos: Evitar dietas restritivas e não restringir a alimentação
Duração total em minutos: 3 min
Material necessário: Canva
Métodos: 
Segunda feira é conhecida como dia oficial de começar dietas é quando chega à culpa pelo fim de semana.
Somos ensinados a pensar em nós e na vida como situações separadas mas a vida é continua e nossas ações estão interligadas.
Post terá dicas do que fazer e do que evitar após o fim de semana que é comum as pessoas exagerarem, é ter o comportamento de compensação logo na segunda porque elas encaram esse dia como a volta da rotina.
Post
Hoje é segunda e você se sente mais pesado e com peso na consciência?
É normal que você se sinta mais pesado, mas isso não significa que você engordou pode ser apenas retenção de líquido. 
Dicas:
Volte a sua rotina alimentar e de exercícios
Beba água
Foque no hoje o fim de semana do exagero ficou no passado.
Evite se culpar, não fique sem comer e não faça exercícios além do seu habitual a fim de compensar os exageros do fim de semana.
Pratique o autocuidado
Tire um momento do dia para cuidar de você ou fazer algo que gosta ou que sinta eu precise.
Saude da mulher
Discutimo o que fatores sociais influenciam diretamente na saude e nas escolhas alimentares das mulheres. 
Intervenção
Público Alvo: Mulheres 
Número de Participantes: 5 a 10
Inscrições: Data ou Período: 27/04/2021
Objetivos: Estimular alimentação variada e saúde
Duração total em minutos: 30 min 
Material necessário: sala com cadeiras, data show, 
Métodos: 
Cumprimenta os participantes explicar sobre o tema iniciar os slides mostrar os alimentos, solicitar que observem bem os alimentos no próximo slide peça que eles distribuam qual eles acham que é importante para saúde do cabelo e unhas e da pele. 
O aplicador pode escrever algumas opiniões no slide.
Mas não tem resposta certa os alimentos no geral são importantes com suas vitaminas, minerais e fibras. Mas cada alimento que vimos ele tem uma aplicabilidade: Quais alimentos são bons para saúde da pele ?
· Salmão – Ômega 3 (DHA) tem propriedades antioxidantes e antinflamatórias. (chia, linhaça e nozes)
· Abacate - Vitaminas C e E está associada a promoção da formação de fibras elásticas e colágenas na pele, além de auxiliar e ajudar a manter a hidratação natural.
Laranja – Vitamina C que é importante para a formação do colágeno
Saúde dos cabelos e unhas
· Feijão: ferro, zinco e aminoácidos contribui para crescimento.
· Abacaxi : Magnésio - Formação dos fios
· Leite : Cálcio – Cabelos quebradiços e finos
· Carnes e ovos: B1, B2, B7,B12 e outras – crescimento e fortalecimento (formação queratina)
É importante deixar claro que não precisa só focar nos alimentos citados e sim foca em uma alimentação variada e equilibrada.
Preciso suplementar? Depende, se já tem alguma deficiência de vitaminas detectada é importante fazer a reposição mas se não tiver é importante focar em se alimentar com qualidade.
E para fechar a hidratação que junto com todos esses processos contribui com a hidratação da pele, cabelos e unhas e facilita a absorção de nutrientes. 
É Importante abrir para perguntas e deixar que os participantes tirem duvidas
Custo: 0
Avaliação
	
	
	
	
	Amei
	Gostei
	Podia ser melhor
	Não gostei
	
	
	
	
	Sugestões:
Aplicador
Interação e participação.
Leitura e discussão e produção de podcast
Podcast
Caso Clínico
Rotulagem de alimentos
Objetivo de conseguir ler o rótulo dos alimentos durante as compras é muito importante, por auxiliar na definição do que comprar, priorizando alimentos industrializados de melhor qualidade na composição, propiciando, assim, um hábito alimentar mais saudável.
Criação do vídeo explicando como ler rótulos, a importância de saber ler rótulos. clique aqui.
3.2.1. Projeto Adulto
Introdução
 Muitas pessoas vêm substituindo alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal e preparações culinárias por produtos industrializados prontos para consumo, essas substituições vem acontecendo com grande intensidade no Brasil, contribuem para o desequilíbrio na oferta de nutrientes e a ingestão excessiva de calorias. Uma boa alternativa para diminuir a quantidade de alimentos industrializados é cozinhar. Habilidade culinária não significa apenas domínio de técnicas culinárias, mas também o planejamento das compras de alimentos e ingredientes culinários, organização da despensa doméstica e definição prévia do que vai se comer ao longo da semana. (BRASIL, 2014) 
Segundo o Sesc (2018) a importância de cozinhar aumenta a cada dia, como forma de fortalecer as transmissões de habilidades e tradições culinárias para as próximas gerações, a valorização dos ingredientes in natura, locais e regionais e, principalmente, o desenvolvimento da autonomia para todos em relação ao preparo dos alimentos. 
No guia alimentar para a população brasileira tem algumas dicas de como se organizar melhor, por exemplo: alimentos que demandam maior tempo de cocção como o feijão, podem ser cozidos em maior quantidade em um único dia, congelados e utilizados em preparações ao longo da semana. Determinados pratos como sopas, omeletes e arroz com legumes refogados tomam pouco tempo e podem ser preferíveis em dias em que a disponibilidade de tempo é menor. Verduras podem ser higienizadas e secas com antecedência para uso ao longo da semana. (BRASIL, 2014)
Pensando em estimular as pessoas a cozinharem, a oficina terá foco em dicas práticas que podem auxiliar na organização do dia a dia e assim comer mais saudáveis.
Objetivos
Objetivo Geral
Propor alternativas de uma alimentação saudável através da organização.
Objetivos específicos
Instruir com práticas para organização da semana.
Realizar técnicas para facilitar o dia a dia.
Desenvolvimento
Foi desenvolvida uma atividade de prática culinária 
Título da oficina: Na cozinha
Desenvolvimento: Débora Pereira de Jesus
Professor Orientador: Bárbara Júnia
Público
Público alvo: Adultos
Número de Participantes: 1 a 10
Inscritos: 5
Data ou Período: 03/05/2021
Duração total: 60 a 100 minutos
Material Necessário: Espaço adequado para atividades culinárias, livreto, caneta, avaliação impressa, cenoura, chuchu. 
Métodos
Aplicador se apresenta em seguida os participantes que se apresentam. 
Explicar primeiro o que é a técnica do branqueamento:
O branqueamento é uma técnica de conservação ao qual deve ser submetida a maioria dos legumes e verduras antes do congelamento. 
Nada mais é do que colocar esses alimentos em água fervente por um tempo determinado (escaldá-los), e depois mergulhá-los imediatamente na água bem gelada, dando um choque térmico.
O fato de mergulhar os alimentos em água com gelo também é interessante porque esfria bem rápido, não deixando que os mesmos continuem cozinhando após retirados da água fervente. Isso evita que acabem passando do ponto, ficando moles demais.
O fato de acelerar o resfriamento também é importante para o processo do congelamento e descongelamento posterior, com menores perdas de textura e nutrientes.
Para que serve? 
Reduzir a carga microbiana, ajudando na conservação.
Diminuir a ação enzimática natural, que amadurece e depois estraga o alimento, aumentando assim o tempo de vida do produto.
Depois das explicações e das dúvidas tem início a prática.
Primeiramente, lave os legumes em água corrente. Se forem consumidos com a casca, esfregue-os também com uma escovinha exclusiva para esse uso, de forma ainda mais cuidadosa.
É preciso uma panela com água fervente, cenoura picada e chuchu em cubos, separe os utensílios necessários para essa atividade faca, escumadeira, vasilha com gelo.
Em seguida, corte-os da forma em que serão consumidos. Procure, contudo, cortar em pedaços uniformes para branqueá-los todos por igual.
Depois, mergulhe cerca de 300 g dos vegetais, de cada vez, em uma panela com pelo menos 2,5 L de água fervente (suficiente para submergir os legumes), pelo tempo recomendado para cada tipo de alimento.
Após o tempo determinado, com o auxílio de uma escumadeira, recolha os alimentos da fervura e mergulhe-os em outro recipiente, dessa vez com água e gelo. Deixe os vegetais na água com gelo durante o mesmo espaço de tempo em que foram escaldados.
A seguir, escorra-os com o auxílio de uma peneira ou escorredor. Você pode usar uma toalha de papel para retirar bem a umidade, agilizando o processo. 
Por fim, acondicione as hortaliças
em potes com tampa (de preferência de vidro) ou em sacos plásticos próprios para o uso em alimentos.
A segunda parte é a entrega do material impresso onde terá a receita com a técnica de branqueamento para fazer em casa e vai para última parte que será ler as dicas e terceira e última etapa pensar nas rotinas individuais com as perguntas.
Dicas
1. Escolha o dia da semana que dispõe de mais tempo livre e separe algumas horas para planejar as refeições para uma semana.
2. Monte um cardápio semanal e faça sua lista de compras com base nesse cardápio.
3. Deixe as folhas para saladas já lavadas, higienizadas e secas armazenadas na geladeira. Isso garante maior durabilidade das folhas e favorece o consumo, uma vez que elas já estarão prontinhas na hora do uso.
4. Garanta uma variedade de legumes e vegetais picados e congelados (use a técnica que aprendemos hoje).
5. Atum e sardinha em conserva são boas opções de proteínas para se ter na dispensa. Sempre opte pelas versões conservadas em óleo ou azeite, e jogue fora esse óleo quando for consumir. Possibilidade de fazer um sanduíche de lanche rápido.
6. Oleaginosas (castanha do pará, castanha de caju e outras) e frutas in natura são boas opções para os lanchinhos se quiser já deixar frutas picadas e em potes na geladeira também é uma opção. 
Adapte as dicas para sua rotina.
Perguntas
O que eu considero importante para melhorar a minha rotina alimentar?
Qual horário vou preparar minhas refeições e meus lanches?
Eu consigo escolher um momento da minha semana para preparar minha refeições?
Tenho dificuldade com o horário de lanches?
 
Avaliação e acompanhamento da oficina
Aplicação do pós-teste: 10 minutos.
 
Escala hedônica para saber se os participantes gostaram da oficina e uma parte para escrita livre para saber se ficou alguma dúvida para ser trabalhada em outras oficinas, sugestão.
Interação entre o aplicador e entre os próprios participantes, avaliação feita pelo aplicador.
Orçamento
	Materiais
	Quantidade
	Valor unitário
	Valor Total
	Canetas
	5
	1,00
	5,00
	Livreto impresso
	5
	14,00
	70,00
	Cenoura
	5
	0,85
	4,95
	Chuchu
	5
	0,80
	4,55
	 
Avaliação
	5
	0,25
	1,25
	Valor total:
	85,75
Conclusão
Estimular as pessoas a voltarem a cozinhar, oferecendo dicas práticas para contribuir para organização, mostrando que com organização é possível viabilizar as ações planejadas.
3.3. Idoso
Intervenção para idosos com sinais de senescência.
Alimentação para idosos em tempos de pandemia
Público Alvo: Cuidadores
Número de Participantes: público do instagram
Inscrições: Data ou Período: 04/05/2021
Objetivos: Informar sobre cuidados na higienização dos alimentos para idosos na pandemia.
Duração total em minutos: 2 min leitura
Material necessário: canva.
Métodos: Post em formato carrossel.
(Legenda) Manipular de forma adequada os alimentos é uma parte importante, alguns cuidados devem ser tomados a fim de reduzir os riscos de contaminação, ainda mais no contexto atual.
Podcast alimentação para idosos com sinais de senescência 
Público Alvo: Cuidadores e idosos
Número de Participantes: Ouvintes do podcast
Inscrições: Data ou Período: 05/05/2021
Objetivos: Auxiliar com intervenção nutricional sobre disfagia e descrever sintomas e propor estratégias nutricionais.
Duração total em minutos: 6 min 
Material necessário: Plataforma de áudio.
Métodos: Este tema foi escolhido por ser uma das principais dificuldades de idosos, foi feito um resumo com as principais informações sobre o tema focando nas estratégias para melhorar ingestão alimentar. 
Apresento-me, falo qual é o tema.
A disfagia é classificada como qualquer dificuldade na efetiva condução do alimento da boca até o estômago.
Adapte a consistência e volume da alimentação, com uma apresentação bonita bem temperada.
Caso faça uso de prótese dentária, observe se esta está bem encaixada.
Fracione as refeições.
Sinais de Alerta:
Tosse ou engasgo com alimento ou saliva
Pneumonias de repetição ou recorrentes
Refluxo gastro-esofágico
Sensação de bolo na garganta
Recusa alimentar
Sonolência durante as refeições
Mesmo quando a dificuldade para engolir é apenas ocasional, deve-se procurar ajuda médica, além de tomar certos cuidados, como:
 Comer lentamente 
Mastigar bem os alimentos
Preferir alimentos mais macios e pastosos
Evitar alimentos duros e secos, como biscoitos, bolacha água e sal e farofa
Sentar-se ereto durante as refeições 
Evitar se deitar logo após as refeições
Comer refeições menores, mais vezes por dia.
O principal risco da disfagia é a desnutrição e a desidratação.
Avaliação
Compartilhamento, tempo de escuta.
 
Para escutar o podcast: clique aqui
Cartilha para incentivar bons hábitos alimentares em idosos
Público Alvo: Idosos Jovens
Número de Participantes: 6
Inscrições: Data ou Período: 06/05/2021
Objetivos: Explicar e incentivar sobre importância do consumo de frutas, legumes e verduras.
Duração total em minutos: 5 min.
Material necessário: Canva, impressos.
Métodos: Este tema foi escolhido por ser uma das principais dificuldades de idosos, foi feito um resumo com as principais informações sobre o tema focando nas estratégias para melhorar ingestão alimentar. 
Apresento-me, falo sobre o tema entrego o folheto e discutimos sobre o conteúdo. 
Orçamento
	Nome
	Quantidade
	Valor uni
	Valor total
	Cartilha
	6
	2,00
	12,00
Valorização culinária, valorização cultural e autonomia e autocuidado.
Público Alvo: Idosos 
Número de Participantes: 5
Inscrições: Data ou Período: 07/05/2021 a 08/05/2021
Objetivos: Propor os três princípios de valorização culinária, valorização cultural e autonomia e autocuidado. 
Duração total em minutos: 120 min 
Material necessário: Garrafa pet, terra, ferramentas de jardinagem, mudas de temperos, canetas, sementes, potes de plástico com tampa, sal, manjericão desidratado, salsinha desidratada, orégano desidratado e alecrim desidratado, colher e liquidificado, creme de leite, polvilho e queijo, cozinha, forma, manteiga.
.
Métodos: Será desenvolvidas três atividades em dois encontros.
Encontro 1 
Número de Participantes: 5
Inscrições: Data ou Período: 07/05/2021
Objetivos: Propor autonomia através das praticas de jardinagem. 
Estimular sensorial e cognitivo.
Duração total em minutos: 40 min 
Material necessário: Garrafa pet, terra, ferramentas de jardinagem, mudas de temperos, canetas.
Métodos: Essa dinâmica foi escolhida pelo fato de estar ligada indiretamente com as praticas culinárias e contribuir com a cozinha, e como atividade muitas vezes terapêutica.
Organize as bancadas já com os materiais de cada um.
Se apresente e deixe que os demais se apresentem também.
Primeiro corte a garrafa, depois encha com a terra e por ultimo transfira a mudinha para o vaso cada um ganha uma. 
Cebolinha: A colina presente na cebolinha é um nutriente importante, que ajuda na regulação do sono, dos movimentos musculares, do aprendizado e da memória. 
As propriedades do manjericão incluem sua ação digestiva e vermífuga.
Depois disso vamos conversar sobre formar de preparo destes temperos e como cada um usa.
Avaliação
Participantes
	
	
	
	Gostei
	Não gostei 
	Ótimo
	
	
	
	Alguma sugestão de melhoria?
	
Aplicador
Interação e participação se foram satisfatória, se eles se comprometeram com a atividade.
Atividade 2
Público Alvo: Idosos 
Número de Participantes: 5
Inscrições: Data ou Período: 07/05/2021
Objetivos: Incentivar a adicionar novos hábitos culinários. 
Estimular a parte sensorial.
Praticar técnicas culinárias.
Reduzir a quantidade de sal usada.
Contempla o principio de valorização da culinária e autonomia e autocuidado.
Duração total em minutos: 60 min 
Material necessário: Potes de plástico com tampa, sal, manjericão desidratado, salsinha desidratada, orégano desidratado e alecrim desidratado, colher e liquidificado.
Material necessário atividade 2: Creme de leite, queijo, polvilho doce, sal de ervas
Métodos: Explicar a atividade do dia que serão duas atividades primeiro o sal de ervas depois uma receita.
Mostrar que as variam opções e receitas para o sal de ervas e que esta pratica é boa pelo fato de ter baixa concentração de sódio e o uso de ervas aromáticas e medicinais, tornam o sal de ervas muito saudável, podendo ser usado por todos. É uma boa substituição ao sal e ele traz para o alimento o aroma e sabor.
Vocês já conhecem?
Qual o tipo de tempero mais usado por vocês?
Ingredientes
25 g (1 colher de sopa) de sal
25 g (5 colheres de sopa) de alecrim desidratado
25 g (6 colheres de sopa) de salsinha desidratada
25 g ( 6 colheres de sopa) de manjericão desidratado
25 g (6 colheres de sopa) de orégano desidratado
Modo de preparo 
Bater tudo no liquidificador.
Depois de preparado coloco um pouco em cada potinho e incentivo que eles cheirem e se quiser pode ate provar um pouco, depois vamos discutir em quais preparações eles acham que vai ficar melhor.
Cada um vai levar seu sal para casa e a receita para fazer em casa.
Segunda atividade
Pão de queijo rápido 
2 Copos de polvilho doce
3 Copos de queijo ralado
1 Caixa de creme de leite
Sal de ervas.
Modo de preparo
Adicionar ingredientes em uma vasilha misturar tudo ate dar o ponto de enrolar pode ser que precise adicionar um pouco mais de polvilho na massa para dar liga.
Untar uma forma coloca os pães de queijo leve ao forno por 30 minutos.
Após a receita pronta vamos ver se o gosto ficou bom se ficou bem temperado. 
Em quais outras preparações esse tempero vai ficar legal?
Da para substituir algum tempero industrializado que já usa por esse que fizemos hoje?
Avaliação
Participantes
	
	
	
	Gostei
	Não gostei 
	Ótimo
	
	
	
	Alguma sugestão de melhoria?
	
Aplicador
Interação e participação se foram satisfatória, se eles se comprometeram com a atividade.
Orçamento:
	Materiais
	Quantidade
	Valor unitário
	Valor Total
	Cebolinha
	1
	2,60
	2,60
	Manjericão
	1
	3,00
	3,00
	Saco de terra
	1
	20,00
	19,90
	Sementes 
	5
	3,99
	19,95
	Sal
	1
	2,45
	2,60
	Pote plástico 
	5
	2,20
	11,00
	Alecrim desidratado
	1
	4,49
	4,49
	Salsinha desidratada
	2
	2,66
	5,32
	Manjericão desidratado
	1
	8,46
	8,46
	Orégano Desidratado
	1
	14,53
	14,53
	Creme de leite
	1
	2,99
	2,99
	Polvilho
	1
	5,00
	5,00
	Queijo
	1
	20,00
	20,00
	Total:119,84
Caso clínico 
Objetivo: avaliar exames bioquímicos recordatório e outras informações contidas no caso clínico para fazer orientações nutricionais.
Atividade
 
Público Alvo: Idoso
Número de Participantes: 1
Inscrições: Data ou Período: 10/05/2021
Objetivos: Adicionar alimentos a dieta a fim de melhorar o consumo de frutas legumes e verduras.
Ensinar técnicas para conseguir melhorar o consumo de frutas legumes e verduras.
Mudar a consistência dos alimentos.
Duração total em minutos: 2 horas para fazer atividade 
Material necessário: Orientações
Observações: Anemia e baixo consumo de fibras e legumes, verduras e frutas.
Paciente 74 anos, aposentado, dificuldade de adesão. 
Métodos: Adicionar alimentos, idoso apresenta certa resistência a mudança e se orgulha de comer bem então podemos trabalhar com este ponto.
A cada hora do dia tomar um copo de agua – intestino.
Fazer agua aromatizada, com hortelã, limão, laranja. 
Quando realizar a comprar separar frutas, legumes e verduras para congelar ou colocar na geladeira já preparada para comer.
Importante higienizar tudo antes de guardar e já porcionar.
Pode fazer vitaminas, sorvetes e levar algumas frutas ao fogo para ajudar no consumo, usar uva passa para adoçar.
Fazer o mesmo com o feijão, pode ser de qualquer cor tentar provar sem ser o tradicional.
Legumes e folhas podem sair do congelador direto para a panela.
Avaliar a consistência dos alimentos tentar deixar que cozinhem mais para ficar mais fácil comer.
Para fazer com mais tempo: usar colher de sobremesa para adoçar o café uma colher de sobremesa. Comprar o café suave.
Diminuir quantidade de sal usando sal de erva ou ate mesmo temperos naturais. (orégano, alecrim desidratado, salsinha desidratada.....)
Salada de Feijão Macassar ou Fradinho
Ingredientes
2 xícaras (de chá) de feijão macassar ou fradinho cozido e escorrido
1/2 cebola média picadinha (eu usei a roxa)
1 tomate picadinho
2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado (eu gosto com cebolinha, coentro ou salsa)
2 colheres (de sopa) de suco de limão
2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem
1 colher (de chá) rasa de sal
Alface para guarnecer
Modo de Preparo
Em um recipiente coloque o feijão cozido e escorrido (use o feijão frio). Junte todos os outros ingredientes, menos o alface e misture muito bem. Coloque o sal aos poucos e vá deixando do seu gosto. Tampe o recipiente e leve à geladeira por uns 30 minutos, para apurar o sabor. Na hora de servir, arrume as folhas de alface em um prato e coloque a salada de feijão no centro.
Sopa de grão de bico com feijão franco
Ingredientes
1 xícara de grão de bico cozido
1 xícara de feijão branco cozido
1 cebola grande picada
1 pimentão pequeno picado
1 talo de salsão picado
1 cenoura média picada
1 tomates grandes picados
1/4 xícara de cebolinha verde picada
2 folhas de couve 
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de páprica defumada (opcional
sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
Cozinhe o grão de bico e o feijão ate que fiquem macios, adicione os demais ingredientes e deixe ferver por 30 minutos e é só saborear.
3.3.1. Projeto Idoso
Introdução
O intestino constitui o maior elemento que proporciona uma ligação física entre o meio ambiente e o organismo humano. Sua integridade e funcionamento são cruciais para a absorção de nutrientes, evitando o acesso de antígenos nocivos.
( KAMPFER et al, 2017)
A alimentação saudável favorece o crescimento das bactérias benéficas, mantendo a qualidade da microbiota e a integridade da mucosa intestinal. Em contrapartida, padrões alimentares com excesso de alimentos processados e ultraprocessados, ou seja, dietas ricas em gordura, açúcares, aditivos químicos, álcool e pobre em fibras, contribuem para a disbiose (desequilíbrio qualitativo da microbiota intestinal), e consequentemente para o desenvolvimento de alergias, doenças crônicas, autoimunes e um desequilíbrio geral do sistema imune. (ARAÚJO et al, 2020)
A dieta é um dos principais moduladores da composição da microbiota intestinal que influencia diretamente a homeostase do hospedeiro e os processos biológicos. Nos últimos anos, muitos estudos têm mostrado a estreita associação entre disbiose da microbiota intestinal e inúmeras doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, câncer, doenças gastrointestinais como irritação síndrome do intestino e distúrbios neurológicos. (RINNINELLA, et al.,2019)
Este tema foi escolhido pelo fato de ser um problema recorrente entre os idosos.
Objetivos
Objetivo Geral
Explicar a importância do bom funcionamento intestinal e quais são os alimentos que contribuem para um bom funcionamento intestinal.
Objetivos específicos
Demonstrar alimentos importantes e nocivos para o intestino. 
Praticar conhecimentos prévios e adquiridos. 
Desenvolvimento
Será abordado nesta oficina o tema intestino, seu funcionamento adequado é de extrema importância para saúde do indivíduo de modo geral. 
Título da oficina: Meu intestino 
Desenvolvimento: Débora Pereira de Jesus
Professor Orientador: Bárbara Júnia
Público
Público alvo: Idosos
Número de Participantes: 1 a 10
Inscritos: 10
Data ou Período: 12/05/2021
Duração total: 45 a 100 minutos
Material Necessário: Espaço com cadeiras e mesa, data show, canetas, atividade impressa, imagens impressas ou recortes de jornal e revista.
Métodos
Aplicador se apresenta, em seguida os participantes que se apresentam. 
Apresentar o slide com as informações sobre intestino e esclarecer as dúvidas, ao longo.
O que faz meu intestino ficar preso?
Dieta pobre em fibras, redução da atividade física, perda da eficácia da força de pressão abdominal em razão de problemas de coluna, fraqueza da musculatura da parede intestinal e diminuição do reflexo de defecação.
Alimentos que deixam meu intestino preguiçoso
Dietas com poucas fibras, consumo exagerado de açúcar, pouca ingestão de água e consumo elevado de ultraprocessados.
Mostrar a imagem de vários alimentos e perguntar se estes alimentos fazem parte da rotina deles. 
Falar dos alimentos bons para o funcionamento do intestino.
Fibras, como: aveia, feijão, frutas, legumes e verduras.
Mostrar imagem com tudo isso.
Qual destes fazem parte da rotina e quais não.
Importância de beber água: Aumentar o consumo de fibras é ótimo porém se não aumentar a quantidade de água junto, pode te deixar com intestino preso e com fezes difíceis de sair. 
Depois dessa apresentação entrego uma folha de atividade para cada um e cada um tem que escrever pelo menos um objetivo que seja possível aderir nesta semana. 
Eles terão de 5 a 10 minutos para fazer a atividade, depois apresentarão porque escolheu aquelas ações de mudanças e discutirmos com os demais colegas.
Avaliação e acompanhamento da oficina
Aplicação do pós-teste: 10 minutos
Escala hedônica para saber se os participantes gostaram da oficina e uma parte para escrita livre para saber se ficou alguma dúvida para ser trabalhada em outras oficinas e sugestões.
Interação entre o aplicador e entre os próprios participantes, avaliação feita pelo aplicador.
 
 
Orçamento
	Materiais
	Quantidade
	Valor unitário
	Valor Total
	Canetas
	10
	1,00
	10,00
	Figuras coloridas
	4
	1,50
	6,00
	Atividade impressa
	10
	0,25
	2,5
	Filha com alimentos que tem fibras
	10
	0,25
	2,5
	 
Avaliação
	10
	0,25
	1,25
	Valor total
	22,25
 
 
Conclusão
O esperado com esta intervenção é que os idosos participantes tenham mais conhecimento sobre o assunto e que tenham a iniciativa de agregar novos hábitos, e que possam ter melhora no funcionamento do intestino. 
Apresentação.
 
Atividade. 
4. Conclusão
Tendo em vista as adaptações realizadas para o acontecimento deste estágio, foi possível ter o dimensionamento de como as ações de educação alimentar e nutricional são importantes e como isso contribui no crescimento individual e de coletividades.
Podemos ver mesmo em ambiente simulado todas as etapas que envolvem desenvolvimento de oficinas educativas com diferentes públicos, com um modelo de roteiro que nortearam a criação destas atividades de maneira bem estruturada. Sempre visando construir atividades com objetivo de agregar na vida das pessoas, contando sempre com a experiência da supervisora e tutora, que nos deixou mais próximos da realidade com suas vivências e experiência no mercado de trabalho. 
Tivemos a oportunidade de desenvolver vários debates sobre temas atuais linkados com assuntos pautados nos temas determinados, artigos sobre políticas públicas, atividade de ean nas escolas, atendimentos individuais, estudos de casos e atendimento nutricional direcionado ao comportamental, dentro do período de estágio, agregando o que já havíamos aprendido anteriormente. 
Entendemos que na prática a teoria é muito importante porque será ela a nortear nossas condutas no dia a dia, ampliando nosso olhar crítico, para que sejamos profissionais com capacidade técnica, analítica e com olhar empático.
5. Referências 
ARAÚJO, Lidia. Microbiota intestinal e sua importância para imunidade Microbiota intestinal •. [s.l.]: , [s.d.]. Disponível em: http://www.unirio.br/covid/arquivos/microbiota-intestinal-e-sua-importancia-para-imunidade. Acesso em: 6 May 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Cadernos de Atenção Básica. n. 23. 2015a. Disponível em . Acesso em 28 de Abril de 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Recomendação de alimentação para pessoas idosas do Brasil durante a pandemia de covid-19. 1.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 11 p., 2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. [s.l.]: [s.d.]. Alimentação saudável para pessoa idosa. Um manual para profissionais de saúde. 2019. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel_idosa_profissionais_saude. Acesso: 06 maio. 2021.
CARDOSO, Ana Vitória de Pina; PRADO, Isadora Lima do; SILVA, Jordana Oliveira; ANTÔNIO, Maria Eduarda Diniz; RODRIGUES, Maria Paula Borges; SILVESTRE, 
Marcela de Andrade. A introdução alimentar em lactentes e aspectos relacionados. 2019. 12 f. Tese (Doutorado) - Curso de Nutrição, Uni Evangélica Centro Universitário, Anápolis, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/270182729.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.
FRANÇA, Camila de Jesus; CARVALHO, Vivian Carla Honorato dos Santos de. Estratégias de educação alimentar e nutricional na Atenção Primária à Saúde: uma revisão de literatura. Saúde em Debate, v. 41, p. 932-948, 2017.
FEWTRELL, M. et al. Complementary Feeding: A Position Paper by the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN) Committee on Nutrition. Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition, v.64, n.1, p. 119-132, 2017.
GARCIA DA, Isabela ; GUIMARÃES, Cunha. Mitos e verdades da introdução alimentar. [s.l.]: , [s.d.]. Disponível em: http://www.hcmriopreto.com.br/files/pagina/1061/mitos-e-verdades-da-introducao-alimentar.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021
Kämpfer AAM, Urbán P, Gioria S, Kanase N, Stone V, Kinsner-Ovaskainen A. Development of an in vitro co-culture model to mimic the human intestine in healthy and diseased state. Toxicol In Vitro. 2017 Dec;45(Pt 1):31-43. doi: 10.1016/j.tiv.2017.08.011. Acesso:06 maio 2021.
Rinninella E, Cintoni M, Raoul P, Lopetuso LR, Scaldaferri F, Pulcini G, Miggiano GAD, Gasbarrini A, Mele MC. Componentes alimentares e hábitos alimentares: chaves para uma composição saudável da microbiota intestinal. Nutrients. 2019 Oct 7;11(10):2393. doi: 10.3390/nu11102393. Acesso:06 maio 2021.
SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, v. 18, n. 5, p. 681–692, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732005000500011&script=sci_arttext. Acesso em: 4 May 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. 4 ed. São Paulo, 2018.
 
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia em Idosos Hospitalizados.
MINISTÉRIO, D; SAÚDE. GUIA ALIMENTAR PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS MENORES DE 2 ANOS. [s.l.]: , 2019. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021
MELLITUS, Diabetes. ESTRATÉGIAS PARA O CUIDADO DA
PESSOA COM DOENÇA CRÔNICA. [s.l.]: , 2013. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pes
soa_diabetes_mellitus_cab36.pdf.
‌Tabagismo. INCA - Instituto Nacional de Câncer. Disponível em:
https://www.inca.gov.br/tabagismo. Acesso em: 7 Apr. 2021.
‌
 
13
AUD-20210428-WA0
055_.mp3
null
340453.16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais