Buscar

MARIANA EULÁLIA TELES DA SILVA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
 			 CURSO DE PSICOLOGIA
	DISCIPLINA: Psicologia, Ciência e Profissão (PC&P)
	DOCENTE: Prof.ª Dr.ª Rosana Mendes Éleres de Figueiredo
	DISCENTE: Mariana Eulália Teles da Silva 
	Roteiro de Estudo n° 01 
	Data de Entrega: 03/11/2021
	Endereço de envio: rosana.eleres@ufma.br
NOTA: 1,9
Bom trabalho, Eulália. Atente aos comentários!
Texto: ALVES, Rubem. Filosofia da ciência-Introdução ao jogo e às suas regras. Edições Loyola, 1981. Capítulos 1 e 2.
Roteiro de Estudo nº 01 (até 2,0 pontos)
Responda, ainda que provisoriamente:
1 O que é ciência? O que é senso comum? Estabeleça, pelo menos duas, diferenças entre senso comum e conhecimento científico? (0,4/0,4)
O senso comum consiste em um conhecimento que tem como base observar as mais diversas situações do cotidiano, enquanto a ciência consiste na investigação lógica dessas situações. O senso comum é um estudo sem investigação de estudos, enquanto o conhecimento científico tem suas proposições, teorias e estudos comprovados. O senso comum é associado às crenças do cotidiano, enquanto o conhecimento científico é baseado na pesquisa e pensamento crítico. 
(Poderia acrescentar também que a ciência é um conhecimento sistematizado, possui objeto e método de estudo. Enquanto o senso comum é um conhecimento assistemático e empírico.)
2 Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. (0,4/0,4)
Podemos citar como exemplo, os termos: “meninx bipolar”, “neurose”, “menino encabulado”. Termos utilizados com grande significado na psicologia, mas que agora foram trazidos ao cotidiano e tirado de seu contexto.
3 Quais as características atribuídas ao conhecimento científico? (0,3/0,4)
A sistematização, pois esse tipo de conhecimento é uma organização de ideias; a verificabilidade, uma vez que as ideias ou teorias devem ser verificadas; etc
(Poderia desenvolver mais a resposta e acrescentar que o conhecimento científico possui um objeto de estudo definido; linguagem objetiva, precisa, clara e rigorosa, e que além disso, é um processo cumulativo de conhecimento.)
4 O que Alves (1981) afirma acerca do cientista ser um mito? Justifique sua resposta. (0,4/0,4)
Alves afirma que o cientista é um mito ao analisar o poder da ciência na modernidade e o nosso comportamento passivo diante das verdades produzidas por ela. Alves compara o cientista com um mito porque o mito era uma forma primitiva e inquestionável (tanto quanto à ciência se tornou hoje para os homens) de explicar o mundo, criando assim pessoas submissas a esse conhecimento.
(Uma dica: sempre que você citar um autor coloque ao lado do nome dele o ano em que o livro foi publicado entre parênteses. Por exemplo: Alves (1981).)
5 Descreva uma situação do cotidiano e tente, provisoriamente, estabelecer uma ordem entre os eventos que você descreveu. (0,4/0,4)
Situação: aula de PC&P na manhã de quarta-feira.
Acordar, organizar o quarto e o local de estudos;
 Se dirigir ao banheiro para procedimentos básicos da higiene humana;
Voltar ao quarto para pôr as vestimentas e posteriormente ir à cozinha para o café;
Se dirigir ao local de estudos e aguardar o início da aula.
(Ótima descrição!)
Bom estudo!

Continue navegando