Buscar

Avaliação Final - REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA I - CATALOGAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:686768)
REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA I - CATALOGAÇÃO
Peso da Avaliação4,00
Prova39850589
Qtd. de Questões2
Nota9,00
1- A Biblioteca de Alexandria, criada em 280 a.C., no Egito, por Ptolomeu I Sóter (o Salvador), foi um dos mais importantes centros de informação para o desenvolvimento embrionário do que se estuda até hoje sobre a área da biblioteconomia e são dessa biblioteca as primeiras notícias do controle bibliográfico na antiguidade. Disserte sobre as principais contribuições da referida Biblioteca para o desenvolvimento dos catálogos.
Resposta esperada
*Um dos mais importantes catálogos de que se tem história é o da Biblioteca de Alexandria. *O bibliotecário responsável por esta biblioteca organizou um catálogo, que era mais propriamente uma lista, contendo todos os autores das obras existentes na biblioteca e os organizou obedecendo a ordem alfabética. *Esse catálogo, sem dúvida, é considerado um dos marcos históricos mais expressivos para o início do registro e controle de procedimentos com o extremo objetivo de organização e armazenamento de dados. *A referida biblioteca englobava procedimentos necessários e disponíveis à época de sua existência, para organização e recuperação de seu acervo. *Alguns procedimentos são utilizados até os dias de hoje, tais como classificação e catalogação.
Minha resposta
Um dos mais importantes catálogos de que se tem história é o da Biblioteca de Alexandria. O bibliotecário responsável por esta biblioteca organizou um catálogo, que era mais propriamente uma lista, contendo todos os autores das obras existentes na biblioteca e os organizou obedecendo a ordem alfabética. Esse catálogo, sem dúvida, é considerado um dos marcos históricos mais expressivos para o início do registro e controle de procedimentos com o extremo objetivo de organização e armazenamento de dados. A referida biblioteca englobava procedimentos necessários e disponíveis à época de sua existência, para organização e recuperação de seu acervo. Alguns procedimentos são utilizados até os dias de hoje, tais como classificação e catalogação.
2- A Web Semântica surge, em especial, no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação, e se vislumbra em um projeto que visa solucionar e minimizar os problemas de recuperação da informação na Web por meio do acesso automatizado aos recursos informacionais. Disserte sobre os objetivos ou ideias centrais da Web Semântica.
Resposta esperada
*O projeto advindo com a implementação da Web Semântica tem como alternativa o desenvolvimento e implantação de padrões, especialmente tecnológicos, que facilitem a interoperabilidade de informações entre agentes humanos e não humanos, a partir do estabelecimento de linguagens, arranjos e relacionamentos apropriados para o compartilhamento de dados entre sistemas de informação. *O emprego de tecnologias capazes de atribuir semântica aos recursos informacionais possibilita uma recuperação mais eficiente no contexto digital, permitindo, então, que as questões dirigidas a um sistema por meio de um mecanismo de busca obtenham respostas mais relevantes ao interesse de seu usuário, levando em conta não somente a agilidade da pesquisa e a quantidade dos recursos recuperados, mas sim a qualidade informacional desses recursos e possível maior relevância a quem necessita deles. *É interessante ressaltar que a relevância informacional é sempre relativa e envolve fatores humanos, que dificilmente poderão ser simulados com a mesma eficiência por máquinas. *A Web Semântica se caracteriza por ser uma nova fase da Web, na qual as informações dispersas na internet são semanticamente descritas de modo a serem recuperadas com maior eficiência e relevância por motores de busca. *Vale reforçar que a ideia por trás do advento da Web Semântica não é o de sobrepor as pessoas, já que, pelo menos por enquanto, os agentes inerentes à Web Semântica não estão capacitados para tomar decisões criativas. Estes atuam, de fato, com a função de reunir, selecionar e organizar as informações. *Facilitar as tarefas efetivadas pelas pessoas no cotidiano é um dos pressupostos da Web Semântica, e esta ideia amplia a simples noção de que o foco principal dela está direcionado apenas nos aspectos relativos à organização e à recuperações de informações na Web.
Minha resposta
*O projeto advindo com a implementação da Web Semântica tem como alternativa o desenvolvimento e implantação de padrões, especialmente tecnológicos, que facilitem a interoperabilidade de informações entre agentes humanos e não humanos, a partir do estabelecimento de linguagens, arranjos e relacionamentos apropriados para o compartilhamento de dados entre sistemas de informação. *O emprego de tecnologias capazes de atribuir semântica aos recursos informacionais possibilita uma recuperação mais eficiente no contexto digital, permitindo, então, que as questões dirigidas a um sistema por meio de um mecanismo de busca obtenham respostas mais relevantes ao interesse de seu usuário, levando em conta não somente a agilidade da pesquisa e a quantidade dos recursos recuperados, mas sim a qualidade informacional desses recursos e possível maior relevância a quem necessita deles. *É interessante ressaltar que a relevância informacional é sempre relativa e envolve fatores humanos, que dificilmente poderão ser simulados com a mesma eficiência por máquinas. *A Web Semântica se caracteriza por ser uma nova fase da Web, na qual as informações dispersas na internet são semanticamente descritas de modo a s erem recuperadas com maior eficiência e relevância por motores de busca. *Vale reforçar que a ideia por trás do advento da Web Semântica não é o de sobrepor as pessoas, já que, pelo menos por enquanto, os agentes inerentes à Web Semântica não estão capacitados para tomar decisões criativas. Estes atuam, de fato, com a função de reunir, selecionar e organizar as informações. *Facilitar as tarefas efetivadas pelas pessoas no cotidiano é um dos pressupostos da Web Semântica, e esta ideia amplia a simples noção de que o foco principal dela está direcionado apenas nos aspectos relativos à organização e à recuperações de informações na Web.

Continue navegando