A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Final - Representação Descritiva I - Catalogação

Pré-visualização | Página 1 de 2

: Ícone representando resposta correta Resposta Certa  Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada  
	1.
	O processamento técnico da informação, de maneira mais ampla, tem como processos: a catalogação, que abarca a representação descritiva e a representação temática; e a indexação, que em certa medida não deixa de estar relacionada com a representação temática e a classificação. Todos esses processos possuem suas características, normas, regras e códigos próprios. Referente aos procedimentos, processos e normas envoltos no tratamento técnico da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A catalogação implica na utilização de normas e regras delimitadas em instrumentos como AACR2, RDA e ABNT. 
(    ) O uso de tesauros com linguagem documentárias controladas ou não controladas faz parte do processo de classificação e indexação da informação.
(    ) Uma tabela de códigos que indica a autoria de uma obra literária, denominada Tabela de Cutter, é um dos instrumentos amplamente utilizados para a classificação da informação.
(    ) Os tesauros, com linguagens documentárias controladas ou não controladas, são produtos inerentes ao processo de indexação da informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	Ícone representando resposta correta a)
	V - F - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	F - F - F - V.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	V - V - F - V.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	F - V - F - F.
	2.
	A American Library Association (ALA) foi fundada em 6 de outubro de 1876, na Exposição do Centenário na Filadélfia, e é considerada a instituição mais antiga que elabora diretrizes, documentos, serviços e produtos direcionados a área da biblioteconomia. Sobre a referida Instituição, analise as sentenças a seguir:
I- A ALA nomeou uma comissão encarregada de estudar as normas de catalogação adotadas pela Biblioteca do Congresso quando esta iniciou a impressão das fichas catalográficas de seu acervo.
II- A ALA, desde sua fundação, trabalhou isoladamente e não contribuiu com as ações da Biblioteca do Congresso em suas pesquisas referentes à catalogação e à classificação. 
III- Tem como missão fornecer liderança para o desenvolvimento, promoção e melhoria de serviços bibliotecários.
IV- A primeira edição do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR) foi publicada em 1967 pela American Library Association (ALA) em parceria com Canadian Library Association e a Library Association.
Assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	Ícone representando resposta correta b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Somente a sentença III está correta.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	A Web Semântica surgiu como uma das alternativas de se disponibilizar padrões que permitam organizar o complexo e inesgotável fluxo informacional no âmbito das redes de internet. Seus conceitos e potencialidades também têm sido direcionados para a adequação e evolução das práticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os pressupostos da Web semântica implicam em criar padrões que facilitem a interoperabilidade de informações entre agentes humanos e não humanos.
(    ) O emprego de tecnologias capazes de atribuir semântica aos recursos informacionais não possibilita, de maneira abrangente, uma recuperação mais eficiente da informação no contexto digital.
(    ) Com a Web Semântica, as informações dispersas na Internet são semanticamente descritas, de modo a serem recuperadas com maior eficiência e relevância por motores de busca. No entanto, a relevância informacional é sempre relativa e envolve fatores humanos, que dificilmente serão simulados com a mesma eficiência obtida pelas máquinas.
(    ) A sua proposta não é sobrepor as decisões criativas elaboradas pelas pessoas, mas, sim, facilitar as tarefas de reunir, organizar e selecionar as informações, efetivadas pelas pessoas no cotidiano. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	F - V - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	V - V - F - F.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	F - F - V - F.
	Ícone representando resposta correta d)
	V - F - V - V.
	4.
	A essência do trabalho de Jewett, em especial no que se refere à Catalogação Cooperativa, está cada vez mais evidente no contexto atual, visto que estão cada vez mais contundentes os esforços para que as bibliotecas se unam e que façam a integração das atividades relativas ao processamento técnico da informação. Diante dessa afirmação, em especial, referente à Catalogação Cooperativa, assinale a alternativa CORRETA:
	Ícone representando resposta correta a)
	As ferramentas e os padrões elaborados para o tratamento técnico da informação têm como um de seus objetivos principais atender aos pressupostos da Catalogação Cooperativa.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	Tem como objetivo potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico, mas não necessariamente, evitar esforços na atividade de catalogação de uma obra quando ela já tenha sido catalogada por outro profissional em outra biblioteca.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	As diferenças linguísticas são limitadoras e impedem a efetiva catalogação cooperativa entre bibliotecas de diferentes países.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	A catalogação Cooperativa não se efetivou no âmbito das bibliotecas, pois se vislumbra uma preocupação, por parte dos catalogadores, com a qualidade das fichas catalográficas elaboradas e compartilhadas entre as diferentes bibliotecas.
	5.
	Conforme indica Alves (2010), existe uma diversidade de tipos de metadados que variam mediante as funções que desempenham, e um deles tem relação com a função dos metadados utilizados para a catalogação. Considerando esses diferentes tipos de metadados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Metadados Administrativos. 
II- Metadados Descritivos.
III- Metadados de Conservação. 
IV- Metadados Técnicos.
V- Metadados de Uso.
(    ) São exemplos deste tipo de metadado: controle de direitos e reproduções, documentação de requisitos legais etc.
(    ) Relacionados com o funcionamento dos sistemas ou comportamento dos metadados.
(    ) Documentação de recursos sobre a condição física são exemplos deste tipo de metadado.
(    ) Utilizados para descrever ou identificar informações sobre recursos.
(    ) Registro de exposição, uso e rastreamento de usuários, e informações sobre várias versões são exemplos deste tipo de metadado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALVES, Rachel Cristina Vesú. Metadados como elementos do processo de catalogação. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103361. Acesso em: 7 ago. 2019.
	fundo_transparente_16x16.png a)
	I - II - III - V - IV.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	III - II - I - IV - V.
	Ícone representando resposta correta c)
	I - IV - III - II - V.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	V - IV - III - II - I.
	6.
	Os estudos atuais acerca da catalogação estão voltados para readequar os catálogos ao escopo das tecnologias, mas é válido reforçar que, independentemente do suporte em que este é elaborado e disponibilizado - virtual/digital ou impresso -, na sua essência, eles continuam a desempenhar as mesmas funções. Sobre os catálogos virtuais/digitais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos virtuais/digitais também são conhecidos como Catálogos em Linha.
(    ) Quando bem elaborado, oportunizam ao usuário buscar a informação com mais agilidade e rapidez. 
(    ) Em decorrência do "bum" informacional com o advento da internet, a elaboração de um catálogo não

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.