Buscar

Atividade Contextualizada- Assistência Farmacêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Gabriela de Brito Marques 
Farmácia
A princípio assistência farmacêutica é de suma importância pois segundo a Política Nacional de Medicamentos (PNM), instituída pela Portaria do Ministério da Saúde nº 3.196/1998, é parte integrante e indispensável para a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS). O ciclo da assistência farmacêutica consiste às seguintes etapas: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e por último a dispensação.
A seleção diz a respeito do processo de escolha de medicamentos baseado em parâmetros epidemiológicos, técnicos e econômicos. Os medicamentos devem ser competentes e seguros com base nas doenças prevalentes, favorecendo no uso racional de medicamentos. Um dos critérios da seleção é a farmacoeconômia, que se refere à observação da eficiência, efetividade, valor da terapia farmacêutica para os sistemas de assistência a saúde e para sociedade.
Outro fator importante é a Central de Abastecimento farmacêutico (CAF), que se refere a área responsável por o armazenamento de medicamentos, como também o estoque. O armazenamento tem como intuito garantir a integridade e a manutenção, evitando que os medicamentos não sofram achatamento, deterioração entre outros, ou seja mantenha as características físico químicas e microbiológicas. Ventilação adequada, temperatura correta, medicamentos armazenados sob pallets longe das paredes e teto, piso e equipamentos adequados, são algumas das condições ideais de um armazenamento adequado.
A distribuição é uma atividade que consiste no suprimento de medicamentos às unidades de saúde, que deve garantir rapidez, eficiência, segurança na entrega evitando atrasos ou desabastecimentos, e garantindo que os produtos chegaram ao destinatário nas quantidades corretas. As etapas da distribuição são: análise de pedidos, separação de pedidos, separação de expedição, conferência, liberação e pôr fim a entrega.
REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde Secretaria de Políticas de Saúde. Assistência farmacêutica na atenção básica instruções técnicas para a sua organização. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_15.pdf> Acesso em: 18 de abril 2021
Sanar saúde. Ciclo da Assistência Farmacêutica: tudo que você precisa saber. Disponível em: <https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/farmacia-farmaceutico-artigo-ciclo-da-assistencia-farmaceutica> Acesso em: 18 de abril 2021

Continue navegando

Outros materiais