Buscar

Primeira avaliação de emergências e traumas

Prévia do material em texto

Primeira avaliação de emergências e traumas 
1.A equipe do SAMU foi solicitada para atender duas vítimas, adultos, um homem e uma mulher, procedente do município de Primavera, interior do Pará, devido um acidente automobilístico na BR-101. No local do evento o carro das vítimas teve uma colisão frontal contra um muro de concreto. Segundo informações coletadas das pessoas que estavam no momento, relataram que o carro não capotou antes de colidir, mas estava em alta velocidade. É relevante em todo mecanismo de trauma o profissional abordar a cinemática (biomecânica) do evento. Diante disso, resumidamente, quais as possíveis suspeitas das possíveis lesões dessas vítimas?
Diante da cinemática presente no evento, existe uma alta probabilidade de que as vítimas tenham obtido : hipertensão da coluna cervical, ferimentos e fraturas na face, contusão de tórax, lesões intratoráxicas, fraturas de costelas, contusão abdominal e lesões de vísceras abdominais.
2.Paciente 37 anos, sexo masculino, admitido no PS vítima de espancamento, apresentando múltiplas escoriações e desvio de mandíbula, escoriações em face, MMSS e tórax, fratura exposta em MMII (tíbia D). Foi trazido pelo SAMU já com colar cervical e em prancha rígida. Foi admitido com pele fria, pegajosa e palidez, PA: 90x50 mmHg, FR: 24 ipm. Escala de Coma de Glasgow: 10. Considerando o protocolo de classificação de risco de Manchester, este paciente do caso apresentado receberá qual prioridade, cor e tempo de espera? (1,0) Foi realizado o atendimento primário do trauma pelo SAMU na cena, voltado para o mnemônico XABCDE. De maneira sucinta, descreva abaixo o passo a passo desse atendimento. (1,0)
As etapas do mnemônico XABCDE respectivamente são: 
X- Exanguinação que corresponde a contenção de hemorragia externa grave.
A- Vias aéreas e proteção da coluna vertebral onde se realiza a avaliação das vias aéreas e a proteção da coluna servical.
B- Respiração e ventilação cuidando das possíveis obstruções das vias aéreas. 
C- Circulação com controle de hemorragia investiga-se perdas de volume sanguíneo não visíveis, analisando os principais pontos de hemorragia interna no trauma. 
D- Exame neurológico realiza-se uma rápida avaliação neurológica determinando o nível de consciência e a reatividade pupilar do paciente.
E- Exposição do paciente com controle de hipotermia faz-se uma análise a respeito da extensão das lesões e o controle do ambiente com prevenção da hipotermia.
 
3.Um profissional de saúde encontra um idoso de 66 anos em parada cardiorrespiratória em um ambiente extra-hospitalar e realiza o Suporte Básico de Vida. Sobre esse assunto, de acordo com as Diretrizes da American Heart Association (2015) para Reanimação Cardiopulmonar − RCP, responda corretamente as perguntas com base no caso apresentado acima:
 I. Quantas compressão-ventilação sem via aérea avançada na presença de 1 socorrista? (0,5) 
I Resposta- Em caso de um único socorrista, o mesmo deve iniciar o RCP com 30 compressões torácicas seguidas por duas respirações. 
II. Qual a frequência (velocidade) de compressão? (0,5)
II Resposta- A velocidade recomendada para as compressões torácicas é de 100 a 120 minutos. 
 III. Qual a profundidade da compressão? (0,5) IV. Qual o posicionamento das mãos do socorrista? (0,5)
III Resposta- A recomendação para a profundidade das compressões torácicas em adulto é de 2 polegadas que é referente a (5cm), porém não superior a 2,4 polegadas que é referente a (6 cm). 
IV. Qual o posicionamento das mãos do socorrista? (0,5)
IV resposta - Deve-se posicionar as mãos colocando a face hipotênar de uma das mãos sobre o tórax, entre os mamilos, colocando a outra sobre esta e entrelaçar os dedos. 
4.Homem de 40 anos sofreu um acidente automobilístico. Foi encaminhado para o PS do hospital de Paragominas. Na triagem, o enfermeiro realizou o exame neurológico utilizando a Escala de Coma de Glasgow:
 I. abertura ocular somente após à pressão. 
Abertura ocular 2
II. localizava o estímulo do socorrista como melhor resposta motora. 
Resposta motora 5
III. palavras isoladas na avaliação de resposta verbal. 
Resposta verbal 3
IV. resposta pupilar à luz presente apenas na pupila esquerda. 
Reação pupilar -1 
Na escala de coma de Glasgow-P, este paciente apresentava qual pontuação?
Apresentava pontuação 9

Continue navegando