Buscar

AS II Diversidade étnico cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS II
PERGUNTA 1
1. Considerando que foi o filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), profundo admirador da obra de Charles Darwin, quem criou o darwinismo social, em sua busca por aplicar as leis da evolução em todos os níveis da atividade humana, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I    Nesse esforço, a partir do darwinismo social Spencer erigiu uma teoria sobre as raças; estendendo critérios de comparação e diferenciação, utilizados para o estudo de animais, a fim de compreender as diferenças entre os homens.
II    O darwinismo social foi uma teoria que buscou evidenciar a igualdade racial e que a sociedade deveria também lutar pela igualdade e o fim do racismo.
III    Estabelecendo que, tal qual os animais, os homens se subdividiriam em raças e que, aplicando as teses darwinistas, poderiam ser qualificadas como mais ou menos aptas ou, ainda, primitivas ou civilizadas, de modo que estaria anulado o poder de livre arbítrio do homem, uma vez que suas escolhas estariam determinadas pelas características étnico-culturais que teriam herdado de seus antepassados.
IV    Utilizando esses critérios, o cruzamento inter-racial, a miscigenação, levaria à degeneração das espécies, enquanto sua perpetuação seria garantida pela valorização das raças "puras", ou seja, intocadas pela miscigenação.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	  V, F, V, V.
	
	b.
	  F, V, F, V.
	
	c.
	V, V, F, F.
	
	d.
	F, F, V, V.
	
	e.
	F, V, F, F.
0,0375 pontos   
PERGUNTA 2
1. A teoria antropológica que se desenvolveu na crença de que os homens surgiram na África e de lá migraram e se desenvolveram em outros lugares é chamada de
	
	a.
	e) darwinismo social.
	
	b.
	  evolucionismo.
	
	c.
	  difusionismo.
	
	d.
	  funcionalismo.
	
	e.
	  relativismo.
0,0375 pontos   
PERGUNTA 3
1.  Tiveram fundamental importância entre as teorias culturais, a fim de que a Antropologia fosse reconhecida como Ciência, as seguintes áreas, EXCETO:
	
	a.
	Relativismo, que trata da difusão dos povos e mostra que a cultura vai evoluindo dos mais atrasados para os mais adiantados e se relaciona à herança biológica.
	
	b.
	  Funcionalismo, que inovou o campo de interpretação antropológica, focava não mais as origens históricas do estudo da cultura; mas sim seu contexto em dado momento, com a lógica do sistema focalizado.
	
	c.
	  Difusionismo, que buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro.
	
	d.
	  Estruturalismo, o mais recente movimento em orientação teórica em Antropologia, adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetivas.
	
	e.
	  Evolucionismo, que tratava seu objeto de forma mais ampla, abraçando o estudo de civilizações inteiras, enquanto outras teorias focavam organizações sociais quantitativamente menores, lidando com a cultura por meio de aspectos entendidos como evolutivos.
0,0375 pontos   
PERGUNTA 4
1. Pressupunha um caminho linear e finalista para o processo evolutivo, partindo sempre de um estágio menos evoluído – o patamar primitivo – para o mais evoluído – a civilização. Essa interpretação encontrava respaldo nas teses do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e sua defesa da perfectibilidade humana, como um estágio possível de ser alcançado na esperança que depositava no homem natural, essencialmente bom.
Trata-se
	
	a.
	  da interpretação difusionista.
	
	b.
	  da poligenia.
	
	c.
	  da interpretação monogeísta.
	
	d.
	  do funcionalismo.
	
	e.
	  do estruturalismo.

Continue navegando